01 02 03

Substituindo a biblioteca conio.h no Linux usando ncurses curses.h

Olá pessoal! Tive o objetivo de elaborar esse artigo para facilitar a vida daqueles que estão programando e não sabem como portar as funções da conio.h para o Linux.

Por: Erisson Silva


Aleatoriedade em C

Como tornar seus programas mais flexíveis e com sistemas aleatórios bem úteis em qualquer lugar.

Por: Lord Arthas Menethil


Programando em Qt

Este artigo vai ensinar o básico da programação de interface gráfica Qt para C++, nada menos que a melhor plataforma de desenvolvimento GUI do mundo Linux.

Por: Perfil removido


C - Include e Makefile

Este artigo tem o objetivo de explicar e orientar o uso da diretiva include e do uso de Makefile em seus projetos. Suponho que você tenha um pouco (não precisa ser muito) de conhecimento em C e saiba usar o compilador gcc sobre o GNU/Linux.

Por: Gilzamir Ferreira Gomes


Apreendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 2)

Neste artigo falarei de backtrace. O que é? Como usar? Pra que serve? Também explorei um pouco mais sobre breakpoints e alguns comandos para controlar o fluxo do programa em execução. Tudo isso no nosso depurador favorito, o GNU Debugger.

Por: Ricardo Rodrigues Lucca


Escrevendo o caos em C

Existem formas simples de se descrever o caos. Este artigo mostra alguns pequenos exemplos de como provocar o caos em C.

Por: Ronaldo Faria Lima


Ponteiros void na linguagem C (parte 2)

Nessa seqüência continuarei falando sobre como podemos utilizar esses ponteiros tão discriminados e a melhor forma de usar a atribuição neles. Além disso mostrarei como podemos usar ponteiros void para construirmos uma fila genérica que pode literalmente guardar qualquer tipo de dado.

Por: Ricardo Rodrigues Lucca


Programando com uma granada de mão: uma visão da linguagem C

C é uma linguagem maravilhosa para se programar. Porém, alguns cuidados são necessários a fim de se evitarem dores de cabeça.

Por: Ronaldo Faria Lima


Criando programas com suporte a arquivos de configuração com a libConfuse

Tentarei demonstrar nesse tutorial como criar um programa que faz uso de um arquivo de configuração, e como não nos convém aqui tentarmos reinventar a roda, estarei utilizando para tal tarefa uma biblioteca muito útil chamada libConfuse.

Por: Andre Luiz da Silva


Ponteiros void na linguagem C

O ponteiro do tipo mais discriminado que existe. Será uma solução? Será uma inutilidade? Leia esta série de dois artigos e decida se ele é a opção que lhe falta ou não.

Por: Ricardo Rodrigues Lucca


Conio.h para Linux

Pessoal estou disponibilizando pra todos a conio.h para Linux, baseada na biblioteca ncurses. Ela possui algumas das principais funções da conio.h do DOS/Windows. Confiram.

Por: Jefferson dos Santos Felix


Aprendendo a utilizar o GNU Debugger (parte 1)

Em programação, como as vezes não temos como saber onde pode estar aquele erro maldito, um bom depurador pode ser o nosso melhor amigo. Nesse artigo falarei de breakpoints: o que são, como definí-los, porque utilizá-los e também outros comandos como o list, next, run e o print.

Por: Ricardo Rodrigues Lucca



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts