Detectando assalto na multidão com visão computacional

Neste documento veremos um texto conceitual sobre uma das aplicabilidades do projeto OpenPose, uma biblioteca que permite a detecção de esqueleto com algoritmos de visão computacional. Com a análise dos vértices do esqueleto, podemos detectar determinadas ações, como um assalto na multidão com câmeras de monitoramento, assim talvez evitando a morte de vítimas de assaltos.

[ Hits: 2.764 ]

Por: Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) em 09/11/2018 | Blog: http://assuntonerd.com.br


Introdução



OpenPose é uma biblioteca de detecção de articulações de múltiplos humanos simultaneamente, ou seja, é capaz de identificar as articulações de várias pessoas em uma única cena em tempo real com algoritmos de detecção de esqueleto. A detecção ocorre em tempo real e é possível detectar corpo, rosto e mãos.

A tecnologia OpenPose detecta até 135 pontos no total, incluso face, mão, pé e corpo. Então utilizando esta tecnologia, a etapa mais importante e com maior custo computacional referente à detecção de vértice encontra-se equacionada tecnicamente, restando apenas o trabalho de reconhecer um soco ou uma posição de assalto, calculando o ângulo formado pela abertura dos braços em relação à cabeça e à região próxima ao centro do esqueleto. Em outras palavras, detecção de comportamento.
Linux: Detectando assalto na multidão com visão computacional
Seguindo este mesmo princípio computacional, podemos detectar inúmeros comportamentos baseado no aprendizado de análise do posicionamento e movimentos dos vértices. Com algoritmos para detectar comportamentos, podemos utilizar o reconhecimento de um indivíduo através do caminhar.
Linux: Detectando assalto na multidão com visão computacional
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Mão na massa
Outros artigos deste autor

Instalando placa de captura de TV no Linux

Como tornar-se um membro da comunidade Linux

Como fazer um servidor de rádio virtual

Gerando em tempo real efeito de voz robotizada

TerminatorX: Linux nas discotecas para os DJs!

Leitura recomendada

Como aprender a programar e produzir aplicativos usando Euphoria

Utilizando a biblioteca NCURSES - Parte II

Programando em Qt

Escrevendo o caos em C

Conio.h para Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por SamL em 11/11/2018 - 19:59h

Nossa, com essa tecnologia, eu imagino que dava até pra saber em quem está votando na urna eletrônica apenas filmando lateralmente a pessoa com um celular. Ou saber qual a senha digitada num caixa eletrônico apenas pegando de lado a posição da mão do indivíduo. Ou mesmo, usar na industria do cinema pra colocar os modelos 3D por cima da postura da pessoa, sem nem mesmo renderizar toda a cena antes, seria uma mão na roda pros diretores de filmes com CG.
____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!

[2] Comentário enviado por FurretUber em 12/11/2018 - 10:47h

Muito interessante o programa, a quantidade de usos possíveis é realmente enorme.

Como as pessoas (eu) não têm noção do hardware que tem, testei o OpenPose no meu notebook com Intel HD Graphics 520.

Em primeiro lugar ele não compilava por não ter CUDA, procurei no CMakeLists.txt e achei uma opção chamada GPU_MODE, e era checado CUDA, OPENCL e CPU_ONLY. Então usei:

cmake -DGPU_MODE=OPENCL ..

E consegui compilar uma versão que funciona no meu computador. Instalei o beignet (OpenCL 2.0) e testei com as imagens do exemplo. No seu caso o tempo requerido foi 18.717633 segundos. Com os mesmos exemplos, aqui foi preciso 352.795914 segundos, quase 19 vezes o tempo que você precisou. O início do processo utiliza apenas um núcleo de CPU, e somente no fim, por alguns segundos, é que a GPU é utilizada, não sei se é limitação do hardware ou a implementação do OpenCL no programa ou em suas dependências.

Você tem como compartilhar os resultados que você obteve das demonstrações? Eu gostaria de comparar com os que eu obtive.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts