SuSE Linux Enterprise Desktop 10 - O novo desktop Linux da Novell

Depois de um longo tempo sem contribuir com o site, volto falando um pouco do novo sistema operacional para desktops da Novell, o SuSE Linux Enterprise Desktop 10, ou SLED 10 para os íntimos.

[ Hits: 52.411 ]

Por: Alan Cota em 24/10/2006


Facilidades e benefícios



Como o SLED 10 é um sistema operacional que promete revolucionar com sua facilidade de utilização por parte de usuários que nunca viram Linux, logicamente que o sistema teria que possuir uma infinidade de facilidades. Abaixo serão listadas as facilidades e funcionalidades trazidas no SLED 10:

1. Ferramentas que visam a produtividade:
  • OpenOffice 2.0 Novell Edition com suporte a macros de Visual Basic e a documentos Microsoft Office, incluído;
  • Novell Evolution como software de colaboração para correio eletrônico e news;
  • GAIM como sistema de mensagens instantâneas
  • Amplo suporte multimídia com diversos players de arquivos de áudio e vídeo já com uma ampla gama de plugins para diversos formatos de vídeos, gerando uma compatibilidade com vídeos de Windows e MAC, sem necessidade de sair baixando um "catatau" de outros codecs ou plug-ins;
  • Efeitos 3D no desktop com XGL sem onerar recursos da máquina ou sem se fazer uma exigência arrasadora de hardware como é feito pelo novo Windows Vista. Enquanto uma máquina com 256 Mb de RAM roda perfeitamente (eu testei) o SLED 10, o Windows Vista nem instala, requerendo pelo menos 1 GB para rodar com todos seus recursos visuais;
  • Vários softwares para armazenar e trabalhar fotos e imagens diversas;
  • Suporte nativo e de fácil configuração para conectividade wi-fi e bluetooth;

2. Interoperabilidade do SLED 10:

O SLED 10 possui vários protocolos já configurados nativamente, o que permite acessar recursos como arquivos ou impressoras em servidores Microsoft, Unix, Linux ou Netware muito facilmente e sem ter que instalar nada a mais para isso. Além disso você pode se autenticar à bases LDAP como o Novell eDirectory ou o Microsoft Active Directory em questão de segundos, sem necessidade de configurações mais complexas ou instalação de outros aplicativos.

3. Segurança:

O Linux já era o sistema operacional mais seguro para desktops e agora a Novell adicionou o Novell AppArmor ao SLED 10. O AppArmor permite controlar acesso a aplicativos do sistema operacional de forma mais controlada, como se um firewall fosse criado para cada aplicativo que você deseja proteger com o AppArmor. Maiores detalhes sobre o Novell AppArmor no link:
4. Facilidades plug and play:

O SLED 10 traz muitas facilidades para conectividade com dispositivos plug and play, como firewires, USB, impressoras, bluetooth, wi-fi, mouses, etc.

5. Fácil implementação:

Com o YaST do SuSE um administrador pode facilmente administrar os pacotes instalado para um usuário final de forma simples e centralizada.

Além de gerenciamento dos pacotes, o SLED 10 contém o Auto-YaST, que é uma ferramenta de auxílio para a instalação do sistema operacional, gerando scripts de automatização (unattended) diminuindo o tempo gasto para distribuir o sistema operacional para as estações da empresa.

Suporte para o Novell ZENWorks Linux Management. O ZEN é um produto fantástico da Novell que tem como principal foco o gerenciamento de ativos da empresa, como computadores, PDAs, softwares a serem instalados, políticas de segurança, inventário de hardware e software, etc. E agora a Novell incluiu um "client" para o ZEN dentro do SLED 10, o que irá incluir todas estas funcionalidades do ZEN também às estações Linux, permitindo que uma empresa administre com bastante facilidade um ambiente misto durante a migração de suas estações de trabalho para o SLED 10.

Para maiores detalhes sobre o ZENWorks:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Overview do SLED 10
   2. Facilidades e benefícios
   3. Requisitos de hardware, licença e download
   4. Links para suporte e documentação
Outros artigos deste autor

Por que o Linux é uma melhor opção comparado ao Windows?

Controlando e interagindo remotamente com Elluminate

Autenticação no Iptables

Diferenças entre o sistema de arquivos do Windows e Linux

IPCop Firewall - Uma ótima opção de proteção para sua rede ADSL

Leitura recomendada

Configurando o CACIC (parte 2) - Atualizado

Rodando o Mac OS X 10 no Linux

Apache - Compartilhamento de Recursos - VirtualHosts

IBM Omni Find Yahoo: Um mecanismo de busca corporativa em seu servidor

Força-tarefa brasileira disponibiliza versão do TikiWiki em Português do Brasil

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 24/10/2006 - 15:05h

Sensacional! Se o SLED for isso tudo mesmo, caramba. Vou baixar pra testar aqui.

Voltando em grande estilo heim Alan, um abraço!

[2] Comentário enviado por lennon.jesus em 24/10/2006 - 15:10h

Ótimo artigo...

Abraços,
Lennon Jesus.

[3] Comentário enviado por buscator em 24/10/2006 - 15:12h

Shocker,
Fico surpreso do SLED 10 ser uma distribuição tão badalada e artigos como o seu serem tão poucos pela web. Migrei para o SuSe 10.1 vindo da M$, onde estava acomodado há uns 10 anos. Apesar das dificuldades iniciais, vício de quem vem do tio Bill, caí de amores pela filosofia do SL. Como uso o SuSe 10.1, e estou gostando, tenho algumas dúvidas:

1. vc acha que compensa comprar uma licença do SLED 10 como usuário doméstico?
2. É possível atualizar o Suse 10.1 para o SLED 10 sem risco de incompatibilidade?
3. O SLED 10 mesmo sem atualização da conta Novell tem melhor perfomance do que o novo OpenSuse 10.1?
Enfim...agradeço possíveis esclarecimentos. E meus parabéns pelo artigo!!

Abços
Buscator

[4] Comentário enviado por Odin em 24/10/2006 - 15:15h

Eu uso OpenSuSE 10.1 não tem muita diferença do SLED 10 não, e é tudo de graça, então continuo no Open...
Mas muito bom seu artigo.

[5] Comentário enviado por fabio em 24/10/2006 - 15:17h

Taí um bom complemento desse artigo, fica a sugestão para os adoradores de SuSE que gostam de escrever.

Tema: Diferenças entre o SLED 10 e o OpenSuSE 10

Um abraço

[6] Comentário enviado por buscator em 24/10/2006 - 18:08h

Dizem que o SLED 10 tá muito acima do OpenSuSE 10.1...Yast2, Zen, XGL....tudo funcionando beleza! E se é pago, obviamente tem algum diferencial do OpenSuSE...

Abço

[7] Comentário enviado por marcelogpl em 24/10/2006 - 22:28h

Quanto ao Desktop 3D, normalmente ele roda mais não é utilizável sem uma placa 3D, apresenta lentidão, nas distros que instalei com este recurso. No SLED 10.1 isto não acontece?

[8] Comentário enviado por raypenna em 24/10/2006 - 23:39h

Já sou usuário do suse deste a versão 9.3 Professional, e depois instalei o Opensuse 10.0 e atualmente a versão 10.1. Das veersões com suporte pago, baixei e instalei recentemente o SLES 10, para poder instalar e testar alguns produtos Oracle, como OCS, IAS e Portal. Para isto o SLES 10 não tem mistério nenhum, com um script muito bem elaborado ele instala o ambiente completo de suporte a produtos da Oracle, sem necessidade de baixar uma penca de pacotes extras, como no Red Hat e CentOS. Realmente é um produto muito bom. Pensei em baixar e experimentar o SLED 10, mas não o fiz, entretanto, após ler este excelente artigo vou fazê-lo com certeza. Gosto do suse pela facilidade de instalação, administração e usabilidade. É muito, muito bom.

[9] Comentário enviado por julyano_torres em 25/10/2006 - 14:51h

Olá ... Estou entrando em contato, pois achei seu artigo muito interessante i dentro de um trabalho que estou realizando sobre as diferenças entre as distribuições linux ... Como não tenho muita experiência nessa área, gostaria de saber se você tem como me ajudar com algum tipo de material sobre linux, pois está muito difícil de as conseguir ... ou indicar algum site, apostila, livro ou alguma outra coisa ... Desde já muito obrigado pela atenção e parabéns pelo artigo.

[10] Comentário enviado por julyano_torres em 25/10/2006 - 14:53h

Meu email é [email protected] se tiver como me ajudar eu agradeço muito mesmo. Atenciosamente Julyano Torres Costa

[11] Comentário enviado por julyano_torres em 25/10/2006 - 14:54h

Olá ... Estou entrando em contato, pois achei seu artigo muito interessante i dentro de um trabalho que estou realizando sobre as diferenças entre as distribuições linux ... Como não tenho muita experiência nessa área, gostaria de saber se você tem como me ajudar com algum tipo de material sobre linux, pois está muito difícil de as conseguir ... ou indicar algum site, apostila, livro ou alguma outra coisa ... Desde já muito obrigado pela atenção e parabéns pelo artigo.
Meu email é [email protected] se tiver como me ajudar eu agradeço muito mesmo. Atenciosamente Julyano Torres Costa

[12] Comentário enviado por buscator em 26/10/2006 - 08:41h

Ohhhh Cidadão...precisa encher o espaço dos comentários com flames?? Se enxerga, mano...aprende a pesquisar, vc já ouviu falar nessa ferramenta www.google.com.br? Esses caras têm que ser advertidos pelos moderadores.

[13] Comentário enviado por julyano_torres em 26/10/2006 - 14:44h

Estou só pedindo uma indicação, mas de um livro ou apostila estou fazendo um trabalho de pesquisa e não uma mera copia da internet, se não puder ajudar eu agradeço mesmo assim pelo comentário. Mandei as mensagens porque não sabia diferente de você que deve ter nascido sabendo tudo. Valeuuuu Buscator

[14] Comentário enviado por 88oak88 em 27/10/2006 - 02:13h

Ola, gostaria de saber se existe algun lugar onde possa comprar o dvd, alem do site oficial. jah que minha banda larga naum eh uma bratemp. sou de curitiba, valeu pelo artigo. ps eu experimentei, a distro suse a muito tempo se naum me engano era a versao 6, e agora to voltando pro linux.

[15] Comentário enviado por Estevan em 27/10/2006 - 16:07h

Muito bom artigo...
Sou fã de Suse, mas me diz uma coisa... ele ja vem com o novell client???
vou baixar o DVD e fazer uns testes...
tu sabes qual é o preço dele???

[16] Comentário enviado por buscator em 28/10/2006 - 00:52h

Licença de 12 meses....R$199,83
http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3873

[17] Comentário enviado por shocker em 31/10/2006 - 08:49h

Olá pessoal! A grande diferença do SLED 10 para o OpenSuse 10 é somente a atualização que você pode fazer diretamente do site da Novell. No momento em que você baixa o SLED 10 você se registra e recebe um número de inscrição para atualizações online do produto. Porém isto vale apenas por 30 dias. Depois destes 30 dias você tem que pagar apenas pela atualização online do produto. Caso queira baixar manualmente os pacotes você não precisa pagar nada. Além disso o SLED 10 possui alguns "penduricalhos" a mais que o OpenSuse 10.1, o que facilita a vida do usuário. Porém isso não te impede de poder baixar estes "penduricalhos" e instalá-los no OpenSuse. Estas são as diferenças mais visíveis dos dois produtos. Digamos que o SLED está preparado para o ambiente corporativo e para atender uma série de requisitos que as empresas fazem antes de adquirir um produto como estes.

Para adquirir o SLED você pode baixá-lo e depois comprar a atualização direto do site da Novell ou procurar alguma revenda para comprar o DVD. Em SP indico a CNT Brasil para compra das mídias do produto.

Agora com o Windows Vista eu entendo que o Linux terá uma chance real de entrar nos desktops corporativos pois a dificuldade de se implementra o Vista é a mesma ou até maior do que se implementar o SLED 10 que tem tudo que o SO da M$ tem e com um ponto fortíssimo: não necessita de um hardware exorbitante e quase que impossível de se ter, como é para rodar o Vista.

Espero que este artigo ajude a todos que buscam uma solução estável de Linux para seus desktops pessoais ou corporativos. Eu já migrei o meu, e você? :p

Um grande abraço e obrigado pelas palavras de agradecimento escritas aqui neste artigo. Fábio, valeu pela força! :)

[18] Comentário enviado por dbahiaz em 04/11/2006 - 18:24h

Ola shocker! Realmente o SLED 10 é muito bom, depois de ler o seu artigo resolvir mudar, mais não to conseguindo deixa-lo redondo, pois , não consigo resolver pendencias de multimidias (avi,wmv,mpeg etc), no opensuse eu resolvi as pendencias instalando o smart, porém , náo consigo instala-lo no SLED, se alguem poder me ajudar ou com o smart ou com os codecs agradeço, no mais ele é Show de bola, talves seja realmente o futuro dos desk :).

[19] Comentário enviado por agaviz em 23/04/2007 - 11:50h

Olá Shocker, muito legal seu artigo, e uma ajuda pro pessoal de Curitiba que precisar Midias do SLED e nao tem banda pra baixar...passa na soft e deixa um DVD virgem que dou um jeito de gravar ...tenho as midias de demo do SLED e do SLES...elas nao vencem...so que apos 60 dias vai parar de receber atualizacao do site da Novell.

[20] Comentário enviado por mxarievilo em 13/08/2008 - 09:21h

A pergunta é, roda redondo mesmo sem ficar pegando pedaços pela net a fora e perdendo o dia todo atualizando? Pq eu já gastei as chances que poderia dar ao kurumin e sinceramente não quero mais ele não. É em português? É melhor que o Mandriva?

[21] Comentário enviado por erikogp em 13/12/2010 - 11:13h

Estão vendo? Não podemos penalizar tanto a Microsoft pelos altos preços. Na tabela, 1 ano de assinatura básica custa 50 dólares. 10 anos são quinhentos dólares. Muito mais que o Windows seven.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts