Software Livre no Brasil

Esse artigo discute o crescimento do software livre no Brasil, sua aceitação pelo governo atual, o por quê das implementações de software livre demorarem tanto e convoca todas as pessoas relacionadas com tecnologia à adoção do modelo de software livre em suas empresas.

[ Hits: 9.728 ]

Por: Terramel em 18/03/2005 | Blog: http://institutoshibumi.org/


Introdução



Tendo em vista o crescimento do software livre (particularmente Linux) e sua aceitação pelo governo atual para implementações tanto governamentais quanto sociais, alguns entusiastas que atuam ou procuram um espaço nesta área da Tecnologia da Informação podem se perguntar por que existe tanta dificuldade em se encontrar empregos ligados ao software livre.

Apesar das decisões do atual governo em relação ao Linux, as implementações não estão ocorrendo com tanta velocidade. Estes atrasos com certeza devem ser creditados àquelas pessoas que espalham a incerteza e a dúvida e que infelizmente são em sua maioria profissionais da área de informática que mesmo sem ter muito conhecimento, são respeitados, sendo as vezes até elevados por leigos ao patamar de "gurus", coisa que acontece muito freqüentemente em uma relação leigo-técnico (ora, quantos "técnicos picaretas" você mesmo, leitor, já não conheceu?).

Estas mesmas pessoas falam sobre a dificuldade de uso do Linux e até mesmo da falta de suporte. Essas afirmações podem ser ridículas, pois com a evolução que o software livre teve, qualquer usuário final pode facilmente se acostumar com um sistema como o Linux. Quanto a falta de suporte, existem várias empresas especializadas em suporte de Linux, como a Conectiva, que além de disponibilizar no site o manual e o FAQ (Frequently Asked Question) do seu sistema Conectiva Linux, vende o suporte técnico. Se o problema for comprar o suporte, existe a própria comunidade de software livre, que sempre ajuda com a melhor vontade sem nenhum custo.

Outro dos motivos que atrasam estas migrações para software livre são os esforços por parte da gigante Microsoft, que lança campanhas de ideologia falsa como a "Get The Facts" (Entenda os Fatos), campanha da gigante que circula pela internet e contém falsos dados e testemunhos, como por exemplo sobre TCO (Total Cost Of Ownership ou Custo Total de Propriedade) e segurança. Essa campanha chega a ser ridícula para quem conhece a fundo os dois sistemas operacionais (Windows e Linux), pois não é preciso muita pesquisa para saber que o Windows tem milhares de falhas de segurança enquanto o Linux não tem quase nenhuma.

O petista presidente do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação), Sérgio Amadeu, comparou a Microsoft com traficantes, que primeiro distribuem "amostras grátis" para depois de viciar, começar a cobrar pelas licenças (enfoco aqui que apenas cito o que já foi dito anteriormente por Sérgio Amadeu. Não estou caluniando a empresa).

O software livre já se provou capaz de solucionar diversos problemas, tanto na segurança como na economia. Uma pesquisa interna feita pelo ITI nos órgãos do governo que passaram a usar software livre chegou à marca de economia de até 97% em relação ao software proprietário.

Com um barateamento desses, apenas pergunto se em um país como o Brasil, onde milhões de pessoas passam fome, deve continuar engordando os bolsos do homem mais rico do mundo. Particularmente acredito que todos devemos aderir ao modelo do Software Livre.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Qualidade de respostas

Slackware vs Ubuntu: Seja livre para trocar um por outro

Lobos em peles de cordeiros

Tux, o cabo eleitoral

Software livre no país não é mais somente incentivo

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thiagomeneses em 19/03/2005 - 00:22h

Parabéns pelo artigo Leonardo.
Mostrou de uma forma rapida e resumida o que está acontecendo e no final você expôs sua idéia clara e concreta, que assim como eu todos concordam.

Abraços.

[2] Comentário enviado por Terramel em 19/03/2005 - 00:51h

Ow cara! Valew... Eu tava meio que com medo do pessoal nao gostar do artigo pq nao entendo muito e tal e pq esse eh meu primeiro artigo.
Eu havia mandando ele antes pro jornal Folha de Rio Preto.
Um cara da minha faculdade (FATEC) que estuda em outro horario que tem MCP (Micro$oft Certified Professional) e eu nao conheco vai escrever um artigo atacando o meu. Vou ver se estudo mais e aprendo mais para conseguir contribuir cada vez mais nessa luta contra o monopolio.

Abraços.

[3] Comentário enviado por germano_silva em 19/03/2005 - 01:07h

Caro Leonardo, muito bom seu artigo.
Nos deu uma ideia real do que já está acontecendo em relação ao linux estar abalando as estruturas da mister M, e do que poderá acontecer ...
Abraços...

[4] Comentário enviado por Terramel em 19/03/2005 - 01:19h

Valew cara...

Assim que eu tiver tempo pretendo escrever sobre o que ta acontecendo na europa com as patentes de software ou sobre a compra da conectiva pela mandrake. O q vcs acham?

[5] Comentário enviado por imhotep em 19/03/2005 - 12:29h

O grande problema aí realmente é o tal do monopólio...a arquitetura do Windows é falha por permitir acesso irrestrito a qualquer usuário em qualquer parte do sistema por default. A história da informática tomou um rumo que todos conhecemos, desde que a Apple resolveu seguir por um caminho e a IBM-PC por outro. E no meio a MS surgiu como solução para o mercado de softs. Aí começou o monopólio. O soft livre vem para quebrar isso...

[6] Comentário enviado por hellnux em 19/03/2005 - 13:37h

E ae......

Mt show seu artigo, mas certamente eu o li antes naquele lugar que vc mandou!!! Parabéns!!!

Flws..........

[7] Comentário enviado por feraf em 19/03/2005 - 17:16h

Tive a grande oportunidade de conhecer Sérgio Amadeu, logo na primeira palestra de boas vindas da CONISLI (CONgresso Internacional de Software LIvre), e apesar de ser meio "radical" (ele se empolgou um pouco demais no seu discurso... hehe...), ele sabe o que fala, e é um dos grandes defensores do software livre. Foi o mais aplaudido daquele dia.

[8] Comentário enviado por Terramel em 19/03/2005 - 23:47h

E ai Hellnux, blz! Valew pelo elogio cara... Que lugar q vc leu meu artigo? Abraços.

:P Valew todos galera... Estou feliz por vcs terem gostado. Abraços.

[9] Comentário enviado por Terramel em 19/03/2005 - 23:51h

Tipow assim galera, nao entendo quase nada, mas estou tentando lutar por essa nossa causa. To tentando criar um grupo na faculdade para tentar colocar um laboratorio soh de SL. Também organizar palestras falando sobre a superioridade do Linux e do SL, tanto em quesitos tecnicos como economicos e sociais! Mas obviamente vou ter muito ainda!
O ano passado escrevi um projeto monografico com o tema "Software Livre em Pequenas Empresas"... Quase fui reprovado no curso tecnico que faço pelo professor anti-Linux pq eu fiz um projeto de redes totalmente baseado em Linux. Agora para o novo trabalho que vou fazer na faculdade eu escolhi o tema "Empresa de Consultoria para Implementações de Software Linux em Pequenas e Médias Empresas". Vamos ver o que eu consigo aprender! Abraços galera.

[10] Comentário enviado por hellnux em 20/03/2005 - 00:19h

E nao lembro onde li seu artigo, pois já faz muito tempo........

Flws...........

[11] Comentário enviado por agk em 21/03/2005 - 20:18h

Parabéns, bastante esclarecedor esse artigo. As políticas da MS para combater tem conseguido frear um pouco o crescimento do SL, mas com certeza não vai conseguir pará-lo, pois, eu e todos vocês que fazem parte desta comunidade sabem da grande capacidade que o SL tem para se tornar cada vez melhor e continuar evoluindo rapidamente.

[12] Comentário enviado por Terramel em 21/03/2005 - 22:16h

Valew cara.
Tipow. to fazendo um grupo na faculdade (FATEC Rio Preto) pra tentar colocar Linux nos laboratorios e ensinar e dar palestras de Linux.
:P
Comecei com a ideia desse grupo faz menos de um mes e um dos caras do grupo ja ta vendo se vence a eleição para ser um dos membros do Centro Academico! :P Vamos rezar para encher aquela e depois todas as faculdades com Software Livre. Abraços

[13] Comentário enviado por Terramel em 05/04/2005 - 16:29h

Ae galera, vitoria, na minha faculdade, com o grupo q eu fiz, conseguimos fazer com que os docentes permitissem a instalação de Linux na Fatec! Nosso grupo vai instalar talvez semana que vem ou na proxima!
Abraços.

[14] Comentário enviado por pitt3r_p4rk3r em 21/10/2005 - 14:21h

Até hj não fiz nenhum comentário....

Nem falei nada sobre nada....
So aproveito os artigos... e recomendo a todos este site... pois é muito bom.. e vai continuar sendo(assim espero)

"pois não é preciso muita pesquisa para saber que o Windows tem milhares de falhas de segurança enquanto o Linux não tem quase nenhuma. "

Somos amantes do software livre... mais não podemos ser mentirosos... dizendo que o linux não contem quase falha nenhuma....

Ele possui BEM MENOS... concertesa.... mais não vamos mentir.... possui bastante... E esta BEM AVANÇADO na frente do Windows... isso é certo...

Viva o linux... (hehehe pena que aki no trampo so tem windows...) vlws


Eu to sempre pedindo help aki com a galera...
1 abraço a todos...

[15] Comentário enviado por Loki kun em 22/11/2005 - 04:00h

Ae leornado
Aki e o Túlio 1ST Fatec RP

Gostei do seu artigo ta muito bom

Flws ai

[16] Comentário enviado por Gilmar_GNU/Slack em 07/02/2007 - 19:00h

ta Apoiado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts