Sobre o GoblinX 1.1, mais programas e melhor rendimento

Este artigo apresenta o GoblinX 1.1, que inclui mais programas e obtém um melhor rendimento. Falarei sobre esta distribuição nacional baseada no Slackware que vem crescendo substancialmente desde o lançamento.

[ Hits: 33.837 ]

Por: Flavio Pereira de Oliveira em 05/04/2005 | Blog: http://www.goblinx.com.br


Iniciando o GoblinX



Utilizar o GoblinX é extremamente fácil, basta que o usuário tenha um leitor de cd (cdrom) e inicie o computador utilizando o cd da distribuição.

a. Sobre a BIOS e boot pelo cdrom:

Uma das primeiras tarefas anteriores a iniciar o GoblinX é conferir se o seu computador tem na inicialização pelo cd-rom como primeira opção, senão o usuário deve alterar o setup para que o boot seja feito pelo cdrom antes do que pelo disco rígido ou disquete.

Para conferir ou alterar o setup o usuário deve teclar "del" bem no início da inicialização. Com o comando "del" o usuário terá acesso ao Setup da BIOS. Depois procure por "Advanced settings", "Boot order" ou "Boot options" e coloque ou marque o cdrom como primeira opção. Salve a BIOS e reinicie o computador com o CD do GoblinX no drive de cdrom.

b. Sobre parâmetros para o kernel:

A primeira tela será para a escolha da imagem do kernel e para acrescentar parâmetros ao sistema. Esta tela é de fundamental importância para os usuários mais avançados e para tornar mais adequado a utilização do GoblinX. O kernel é o coração do sistema operacional, com os devidos parâmetros a distribuição irá funcionar o melhor possível.

Alguns importantes parâmetros devem ser passados neste ponto através de um "append" ao kernel. A sintaxe correta é: goblinx parâmetro. Apesar da tela inicial, basta ao usuário pressionar "enter" que o sistema inicia em modo padrão, sem o acréscimo de parâmetros.

OBS: Para iniciar em português basta digitar go.br e pressionar "enter".

Após a passagem de parâmetros a inicialização segue em modo gráfico utilizando o bootsplash. Se o usuário desejar ver na tela as mensagens vindas da inicialização basta pressionar F2.

c. Sobre o funcionamento durante a inicialização:

Durante este ponto, o funcionamento do live-cd é diferente de uma distribuição instalada no disco rígido. A primeira etapa acontece após a inicialização da imagem do kernel já com os parâmetros indicados, a seguir a initrd é instalada na memória RAM, devido a utilização do bootsplash esta initrd tem cerca de 4,5MB, e logo após é montado o sistema de arquivos do root.

A segunda etapa se inicia com o reconhecimento do hardware do usuário, instalação dos drivers necessários, e segue com a inicialização do linuxrc script. Linuxrc é parte integrante dos Linux Live Scripts e é inserido dentro da initrd durante a criação do LiveCD. Este script cria um sistema temporário para montagem dos arquivos contidos nas imagens dentro da pasta /mnt, ou seja, o diretório /bin é montado dentro de /mnt/bin. Imagens inseridas dentro do diretório /optional são montadas a seguir e depois o ponto de montagem é transformado em sistema do root, assim /mnt se torna /, assim /mnt/bin se torna /bin, como qualquer outra distribuição instalada no disco rígido. A terceira etapa é a inicialização dos serviços através do comando /sbin/init, configurar o ambiente gráfico e preparar o caminho para o login final. Ao final das etapas de inicialização do hardware e dos serviços, o usuário deverá se logar como root e passar a senha.

d. Sobre alguns erros específicos:

Se algum travamento ocorrer no início da inicialização o usuário deve ler a mensagem enviada pelo kernel para resolver o problema. Pode ser necessário a utilização de algum append extra, como nopcmcia, noapm, nousb ou nohotplug para evitar problemas com algum hardware específico. O parâmetro nohotplug é o mais poderoso porque evita que quase todo hardware seja iniciado automaticamente, depois o usuário poderá usar o comando modprobe para iniciar o seu hardware específico.

Outro erro ocorre quando parte da memória RAM é ocupada pela BIOS, por exemplo, para ser destinada a memória de vídeo. Neste caso o usuário deve usar o append mem, como no seguinte exemplo: se o usuário tem 192Mb de memória e a BIOS redireciona algo para memória de vídeo, o usuário deve usar o append mem=164M.

Erros de inittab ou kernel panic: no init foud, normalmente são devidos a uma má imagem ISO baixada, ou a problemas no CD.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Sobre o GoblinX
   2. Sobre o GoblinX 1.1
   3. Conseguindo o GoblinX
   4. Iniciando o GoblinX
   5. Ambientes de uso
   6. Gerenciadores de janelas
   7. Instalando no disco rígido
   8. Conclusão
Outros artigos deste autor

GoblinX: Um live-cd baseado no Slackware

Logrotate, uma importante ferramenta de administração dos logs do sistema

Sobre o GoblinX 1.3: diferencial e qualidades

LiveCDs versus D.Q.R.E.Cs

Leitura recomendada

Instalando o KDE 4.1 no Slackware 12.1

Usando o Kommander para criar GUIs

Experimentos com remasterização de Sabayon

K3b - Gravando CDs no Slackware

Gerenciando os seus códigos-fonte com um sistema CVS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Grobsch em 05/04/2005 - 15:09h

Bom amigos, a versão 1.1 foi lançada há quase um mês...
Espero que gostem do artigo e da nova versão...
Neste meio tempo foi criado um fórum < http://forum.goblinx.com.br > para os usuários, lançado o goblixlive e incluído alguns módulos para donwload, bem como alguns tutoriais...
Apenas acrescento que o GoblinX ainda é GPL... K=° ]

Abs

Para baixar a ISO:
FTP: ftp://ftp.las.ic.unicamp.br/pub/goblinx/GoblinX-1.1/GoblinX-1.1.iso
BitTorrent: http://www.tlm-project.org/torrents/goblinx/GoblinX-1.1.iso.torrent
HTTP: http://mirror.slacklife.com.br/goblinx/GoblinX-1.1.iso

[2] Comentário enviado por Grobsch em 06/04/2005 - 14:28h

Bom dia, amigos usuários, estava pesquisando no google sobre o GoblinX, para ver comentários e os sites que mencionam a distro, e descobri uma enquete no site http://linuxplus.zapto.org sobre qual o livecd favorito dos usuários...
Grata surpresa foi ver que o GoblinX lidera a enquete com 23,2% dos votos computados, ou seja, oitenta e seis votos em trezentos e setenta.
Legal, dando mostras que vem crescendo e caindo no gosto popular.

Abs

[3] Comentário enviado por ulbj05 em 10/01/2006 - 13:01h

Muito bom o artigo!!! Parabéns!!!

Eu não conhecia esta distro. Sou usuário do Kurumin e além desta eu conhecia somente o Ubuntu. Legal ver que a comunidade está trabalhando para fornecer um produto de qualidade para todos nós mesmo!!! Vou ver se baixo a ISO para testar o Live-CD aqui em casa. Depois de eu testar eu falo aqui o que achei...mas já posso adiantar...que pelo que li no seu artigo...só vou ter o que elogiar esta distro!!!

Falou!!!

[4] Comentário enviado por removido em 23/11/2006 - 10:37h

parabens,otimo artigo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts