eDonkey para Linux

Mais uma opção para aqueles que encaram o compartilhamento de arquivos como o último grande obstáculo para a migração definitiva para o Linux.

[ Hits: 15.866 ]

Por: Marco em 12/03/2003


Introdução



Olá amigos. Estou de volta com mais um artigo sobre compartilhamento de arquivos no Linux, pois tenho notado, após algumas pesquisas na Net, que para os usuários domésticos essa é uma questão que sempre acaba por deixar na dúvida aqueles que estão pensando em migrar de vez para o Linux.

Neste artigo vou mostrar como utilizar o cliente eDonkey2000 para Linux junto com a interface gráfica ed2k-gtk-gui para compartilhar arquivos.

O ed2k-gtk-gui nada mais é do que uma interface gráfica para o programa eDonkey2000 em linha de comando, que roda no Linux, FreeBSD e outros sistemas *nix.

A instalação ocorreu sem problemas no meu Red Hat 8.0 e imagino que para a maioria dos usuários de versões mais atuais do Linux deva acontecer o mesmo.

Você vai precisar do "core", que é o cliente em linha de comando do eDonkey2000 e da interface gráfica ed2k-gtk-gui. Desempacote o "core" num diretório do seu /home (ex:/home/eDonkey) e então instale a interface gráfica que pode ser encontrada nos formatos .rpm, .deb e tar.gz.. Para chamar o programa digite:

ed2k_gui

Ao iniciar, o programa irá pedir um nome de usuário e uma senha (core username e core password) e no ítem "path to local core", apenas indique o caminho para o "core", como no exemplo /home/eDonkey/donkey_s_44, onde, donkey_s_44 é o "core" propriamente dito. Clique em Spawn core e depois clique em Go!. Verifique na aba servers e conecte-se a um dos servidores disponíveis. Daí em diante, boa diversão!

Os arquivos baixados ficarão em /home/eDonkey/incoming, no exemplo. Descubra as opções do programa e configure a seu gosto, dá até para tirar a cor que originalmente é verde e não esqueça também de compartilhar os seus arquivos.

A página do programa é: Só como curiosidade, para os que não sabem, o cliente eDonkey2000 não é open source, apenas a interface gráfica é.

Espero ter ajudado aqueles que encaram o compartilhamento de arquivos como a última etapa na migração para o Linux.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Problemas com hdparm no Red Hat 8

Utilizando o Urpmi

SoulSeek para Linux

Leitura recomendada

Macromedia Studio 8 (Dreamweaver + Flash + Fireworks) no Debian usando o WINE

Free Animation e Game Developer com Linux

Testes de stress no Apache com o comando ab

Mapa da Cultura no Debian 7.0 - Instalação com Nginx usando Phusion Passenger

Blender - Iniciante (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por gregorye em 28/02/2004 - 09:56h

Vleu pela ajud aew!


Contribuir com comentário