Problemas com hdparm no Red Hat 8

Suponhamos que você tem um drive de DVD reconhecido como hdc. Para ativar o suporte à dma deste drive basta dar um hdparm -d 1 /dev/hdc, certo? No Red Hat 8, não. Aprenda aqui um jeito de contornar este problema.

[ Hits: 7.482 ]

Por: Marco em 13/04/2003


Introdução



Assistir DVD's no Red Hat 8 não é tarefa das mais fáceis. Devido a algumas leis estúpidas o sistema não traz nenhum programa para reprodução de DVD's, mas isso se resolve com uma certa facilidade.

Após algumas pesquisas na Net e de algumas dependências satisfeitas, finalmente você instala seu programa preferido e quando, finalmente, coloca o DVD para rodar percebe que alguma coisa vai mal. A imagem e o som estão ótimos, mas ocorrem umas paradas (engasgadas) na reprodução do filme que, com o tempo, começam a irritar.

A princípio você desconfia de tudo do programa, do hardware e até do Linux achando que o suporte à DVD não deve ser lá essas coisas. Porém, com mais algumas horas de pesquisas na Net finalmente descobre que provavelmente é DMA desativado e descobre também que basta dar um hdparm -d 1 /dev/hdc (se for esse o seu drive de DVD) que está tudo resolvido.

Mas, no Red Hat 8 não é bem assim que acontece. O sistema por padrão traz o DMA desativado e quando executamos o comando mencionado, recebemos a seguinte resposta:

/dev/hdc:
setting using_dma to 1 (on)
HDIO_SET_DMA failed: Operation not permitted
using_dma = 0 (off)

Se é um problema do hdparm ou do RH8 não sei dizer, mas depois de muita (muita mesmo) pesquisa descobri uma maneira de contornar o problema. Talvez nem seja a única mas comigo funcionou.

Vá em /etc e abra o arquivo modules.conf com algum editor e acrescente as seguintes linhas:

Add   above   cdrom   ide-cd
optinos   ide-cd   dma=1 ignore=/dev/hdc
add   above   ide-cd   ide-scsi

Feito isso, reinicie o computador. Acrescentando essas linhas não só o suporte à DMA fica acessível como o computador inicia sempre com ele ativado. Para conferir dê um hdparm -d dev/hdc.

Se aparecer "using_dma = 1", pronto, tudo certo e seu DMA está realmente ativado. Para desativá-lo execute o comando hdparm -d0 /dev/hdc.

Coloque um disco no drive e faça um teste. Comigo deu certo, agora a reprodução dos filmes ocorrem perfeitamente.

Uma coisa que acho que vale à pena ser mencionado é que depois da modificação do arquivo modules.conf, /mnt/cdrom passou a apontar para o meu hdd e /mnt/cdrom1 para o meu /hdc, sendo que antes era o contrário e no centro de controle do KDE agora aparecem os dois drives como SCSI, sendo que antes era só o hdd e não sei porque isso acontece.

Gostaria de agradecer ao Carlos Morimoto (www.guiadohardware.net) pela dica do hdparm. Valeu!

Dêem uma olhada também em www.lockup.org. Parece um blog e no dia 24 de Janeiro saiu um post sobre esse problema com o hdparm no RH8. Lá também tem uma outra maneira de resolver o problema. Se dá certo não sei porque não a testei.

E não esqueçam de dar uma lida na man page do hdparm porque é sempre bom (man hdparm).

Bom, por hoje é só.
Até a próxima ;-)

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Utilizando o Urpmi

eDonkey para Linux

SoulSeek para Linux

Leitura recomendada

Por que mudar de sistema operacional pode ser um bom negócio?

Ktechlab - Ambiente de simulação de circuitos

Instalação do Centreon + Nagios 3

Shell do GNU/Linux

Qemu e Kqemu no Ubuntu Dapper Drake 6.06 LTS

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts