Problemas com hdparm no Red Hat 8

Suponhamos que você tem um drive de DVD reconhecido como hdc. Para ativar o suporte à dma deste drive basta dar um hdparm -d 1 /dev/hdc, certo? No Red Hat 8, não. Aprenda aqui um jeito de contornar este problema.

[ Hits: 7.267 ]

Por: Marco em 13/04/2003


Introdução



Assistir DVD's no Red Hat 8 não é tarefa das mais fáceis. Devido a algumas leis estúpidas o sistema não traz nenhum programa para reprodução de DVD's, mas isso se resolve com uma certa facilidade.

Após algumas pesquisas na Net e de algumas dependências satisfeitas, finalmente você instala seu programa preferido e quando, finalmente, coloca o DVD para rodar percebe que alguma coisa vai mal. A imagem e o som estão ótimos, mas ocorrem umas paradas (engasgadas) na reprodução do filme que, com o tempo, começam a irritar.

A princípio você desconfia de tudo do programa, do hardware e até do Linux achando que o suporte à DVD não deve ser lá essas coisas. Porém, com mais algumas horas de pesquisas na Net finalmente descobre que provavelmente é DMA desativado e descobre também que basta dar um hdparm -d 1 /dev/hdc (se for esse o seu drive de DVD) que está tudo resolvido.

Mas, no Red Hat 8 não é bem assim que acontece. O sistema por padrão traz o DMA desativado e quando executamos o comando mencionado, recebemos a seguinte resposta:

/dev/hdc:
setting using_dma to 1 (on)
HDIO_SET_DMA failed: Operation not permitted
using_dma = 0 (off)

Se é um problema do hdparm ou do RH8 não sei dizer, mas depois de muita (muita mesmo) pesquisa descobri uma maneira de contornar o problema. Talvez nem seja a única mas comigo funcionou.

Vá em /etc e abra o arquivo modules.conf com algum editor e acrescente as seguintes linhas:

Add   above   cdrom   ide-cd
optinos   ide-cd   dma=1 ignore=/dev/hdc
add   above   ide-cd   ide-scsi

Feito isso, reinicie o computador. Acrescentando essas linhas não só o suporte à DMA fica acessível como o computador inicia sempre com ele ativado. Para conferir dê um hdparm -d dev/hdc.

Se aparecer "using_dma = 1", pronto, tudo certo e seu DMA está realmente ativado. Para desativá-lo execute o comando hdparm -d0 /dev/hdc.

Coloque um disco no drive e faça um teste. Comigo deu certo, agora a reprodução dos filmes ocorrem perfeitamente.

Uma coisa que acho que vale à pena ser mencionado é que depois da modificação do arquivo modules.conf, /mnt/cdrom passou a apontar para o meu hdd e /mnt/cdrom1 para o meu /hdc, sendo que antes era o contrário e no centro de controle do KDE agora aparecem os dois drives como SCSI, sendo que antes era só o hdd e não sei porque isso acontece.

Gostaria de agradecer ao Carlos Morimoto (www.guiadohardware.net) pela dica do hdparm. Valeu!

Dêem uma olhada também em www.lockup.org. Parece um blog e no dia 24 de Janeiro saiu um post sobre esse problema com o hdparm no RH8. Lá também tem uma outra maneira de resolver o problema. Se dá certo não sei porque não a testei.

E não esqueçam de dar uma lida na man page do hdparm porque é sempre bom (man hdparm).

Bom, por hoje é só.
Até a próxima ;-)

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

SoulSeek para Linux

Utilizando o Urpmi

eDonkey para Linux

Leitura recomendada

Como instalar o compilador Free Pascal

Pipelight Flash vs. Fresh Player vs. Adobe Flash nativo vs. Pepper Flash nativo

Fedora Core 1 :: Internet Resources

Um olhar sobre o Portage-Tools - Parte III

Planejando a migração de aplicações comerciais para o Linux/GNU

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts