SliTaz GNU/Linux e as ferramentas do sistema

O SliTaz GNU/Linux é uma distribuição relativamente nova, tendo sua versão 2.0 lançada em 16 de abril de 2009. Possui vários aplicativos próprios, feitos em shell script, para o gerenciamento do sistema. Conheceremos as 4 ferramentas principais da distribuição: o tazpkg (gerenciamento de pacotes), tazlito (criação de variantes), tazusb (criação de LiveUSB) e tazwok (compilação de pacotes).

[ Hits: 35.255 ]

Por: Claudinei Pereira em 29/08/2009


Tazwok



O tazwok é a ferramenta utilizada para compilar programas a partir de seus fontes e criar pacotes específicos para a distribuição. Ela se utiliza de um arquivo receipt (uma receita) com os passos e informações necessárias para baixar os fontes, compilá-los e criar um pacote que possa ser instalado pelo tazpkg.

Esta ferramenta pode ser útil se quisermos, por exemplo, compilar algum programa para o SliTaz com algumas opções de compilação específicas ou para criar pacotes que ainda não existem nos repositórios. Para trabalhar com o tazwok, devemos criar uma cópia local dos repositórios (é necessária a instalação do mercurial):

# tazpkg get-install mercurial
# mkdir /home/slitaz
# cd /home/slitaz
# hg clone http://hg.slitaz.org/wok-stable


Os comandos anteriores instalam o mercurial, criam a pasta /home/slitaz e criam uma cópia local do repositório estável da distribuição. Note que serão criadas várias pastas, uma para cada programa disponível no mirror, e dentro de cada uma delas haverá, no mínimo, um arquivo receipt, que pode ser modificado conforme suas necessidades.

Após as modificações, utilize o comando "tazwok cook nome-do-programa" para que o programa seja compilado e um pacote seja criado a partir dele. Os pacotes criados estarão localizados em /home/slitaz/packages.

A descrição da criação de pacotes para o SliTaz seria algo um tanto quanto extenso. Por isso, para maiores informações , consulte a documentação existente. Para outras informações sobre o tazwok, veja o manual da ferramenta.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Tazlito
   3. Tazusb
   4. Tazwok
   5. Conclusão, agradecimentos, pedido de desculpas e links
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como submeter dados de CDDB de um CD de áudio ao Freedb

Linux, sem exageros

Instalação do Fedora Workstation 33

Gtk-Qt Engine: temas Qt em aplicações GTK

Como Funciona a Resolução de Dependências no Gslapt

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 27/09/2009 - 12:26h

Legal, pois, é uma distribuição para PCs com poucos recursos!!!

Show de bola!!! Abraços!!!

http://reprogramandovoce.blogspot.com

[2] Comentário enviado por rod-vepea em 01/01/2014 - 11:51h

Para evitar a criação de um novo tópico, preciso saber se posso manifestar meu questionamento específico neste espaço de comentários. A dúvida e sobre configurar a internet via pppoe-setup no SliTaz 4.0. Caso não haja resposta vou criar o tópico com maiores detalhes. Desde já agradeço.

[3] Comentário enviado por kaifas em 02/01/2014 - 08:40h

Olá,

Por favor verifique se os passos descritos em http://doc.slitaz.org/pt:handbook:networkconf#conexao-pppoe-em-modo-kernel podem te ajudar.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts