Slackware no notebook Toshiba Satellite M55-S3262
Neste artigo veremos como instalar o Slackware 10.2 no notebook Toshiba Satellite M55-S3262, usando o kernel 2.6.13, incluso no CD 2 do Slackware 10.2, mostrando assim que essa distribuição é tão boa para uso em notebooks quanto qualquer outra, ou até melhor, desde que feitos os devidos pequenos ajustes.
Parte 2: Instalando o Slackware
Requisitos
Antes de começar a instalar, você precisará baixar alguns pacotes e gravá-los num CD ou chaveiro USB. São eles:
- Driver para a placa de rede: install-8_40.tar.bz2
- Drivers para placas de som do projeto ALSA: alsa-driver-1.0.11.tar.bz2
Selecionando o kernel
Aqui já temos a primeira diferença. O HD desse notebook é removível, e utiliza um protocolo de comunicação que faz com que ele seja detectado como um disco SCSI no kernel 2.6, enquanto que no kernel 2.4 é detectado como disco IDE. Sendo assim, é preciso que iniciemos a instalação utilizando o kernel 2.6. Para fazer isso, basta escolher o kernel test26.s, na hora da instalação:
boot: test26.s
Na tela de seleção de layout do teclado, selecione "querty/us-acentos". Em seguida, prossiga normalmente com a instalação.
Se você for particionar o HD, um detalhe importante: ele será reconhecido como disco SCSI, sendo, portanto, referenciado como /dev/sda, ao invés de /dev/hda.
Faça a instalação normalmente, como você faria em um computador comum.
Eu uso o Slack 10.2 com kernel 2.4 em um notebook Acer Aspire 3003 e não precisei configurar nada de diferente para que funcionasse tudo nele, a exessão é que ele tem wireless e eu ainda não ativei pois não necessito.
Mas é isso ae, slack + note é uma excelente combinação
Parabéns