Projeto OLPC - O famoso laptop de $100

No artigo deste mês vou falar sobre o polêmico e aguardado laptop de $100, o que é o projeto, qual sua relação com o Brasil, dúvidas frequentes sobre o projeto OLPC, os componentes de software do projeto, especificações de hardware, screenshots do sistema Linux em funcionamento nos laptops, fotos do lançamento do modelo B1 e meu comentário pessoal sobre este projeto e sua relação com o mundo do software livre, em especial sua relação para com o futuro do Linux.

[ Hits: 36.605 ]

Por: Matheus Santana Lima em 10/01/2007


Conclusão



A OLPC tem um projeto ousado, ao mesmo tempo que inova como são produzidos computadores, ele faz uma revolução no que conhecemos como educação, claro, hoje, simplesmente distribuir esses computadores como bala, vão fazer com que eles virem peso de papel.

É preciso investimento em capacitação de professores, alunos e instrutores, um novo mercado vai ser criado, que é o de assistência técnica, desenvolvimento de aplicações. Agora é o momento de ouro do Linux, com Windows Vista sendo lançado em 2007, muita gente não tem dinheiro e não está disposta a gastar com hardwares mais potentes e novas licenças de software, muitos poderão a vir a usar Linux.

Temos aí este projeto de laptop incentivando o desenvolvimento do Linux, o apoio da maioria das empresas de tecnologia para com o Linux e o Software. Enfim, fazendo minhas as palavras de Eric Raymond: "Ou o Linux pega agora ou só daqui a 30 anos!"

OBS: Por motivos de compatibilidade com o licenciamento de informações retiradas do site oficial do projeto, este artigo está sob licença Creative Commons.

Abraços
Obrigado a todos
Espero comentários.
Atenciosamente
Matheus Santana Lima
matheusslima - at - yahoo.com.br
www.matheussantanalima.x-br.com

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. O Que é o Projeto OLPC (One Leptop per Child)?
   2. OLPC no Brasil
   3. Dúvidas e questionamentos sobre o OLPC
   4. Componentes de software
   5. Fotos do laptop B1
   6. Conclusão
Outros artigos deste autor

VNC + Hamachi

Fazendo montagens com o Gimp

Criando Fluxogramas? Use o Dia!

Polimorfismo - Uma visão em C++ e Java

Análise do Mandriva Free 2006 - Conhecendo melhor o sistema

Leitura recomendada

Uma breve introdução ao Audacity

Manual completo de instalação e configuração do Nagios 3 no Linux Debian 4.0 Etch

Instalando e configurando o OpenSolaris 2008.5

Inkscape - Introdução (parte 1)

Formatando fontes no openoffice

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nissieloin em 10/01/2007 - 10:25h

Achei bastante explicativo.

A primeira coisa que desejo é que o tenhamos educadores eficientes. Trabalho na matriz de uma rede de escolas de informática, e tem sido dificil encontrar pessoas competentes para lecionar. Uns tem teoria e pratica técnica e nenhuma didática, outros o contrário.

Aqui em MG, as superintendencias de ensino fizeram um suposto treinamento com professores da rede publica para que os mesmos pudessem lecionar e/ou utilizar linux para ensino.

Contudo o foco deste treinamento foram comandos nunca utilizados nem por adm de sistemas complexos linux, bem como editoração eletrônica de documentos utilizando o pico.

Achei o cúmulo do absurdo. Parece que as pessoas que fazem os planos de ensino e conteúdos querem denegrir a imagem do linux.

+++++++

Fique satisfeito de ver que o B1 é extremamente simples e funcional, sendo, aparentemente, bem mais fácil de utilizar que qualquer windows.

Tomara que esta moda pegue.

Um abraço e fiquem com Deus.

[2] Comentário enviado por hakaguramercado em 10/01/2007 - 12:13h

cralho meu!!! muito bom viu esse seu artigo. Mais uma coisa q vc naw flw , esse B1 vai ser vendido só pra instituições governamentais?

[3] Comentário enviado por Librarian em 10/01/2007 - 17:58h

Se tivesse prestado mais atenção ao artigo, já estava respondido. Mas, mesmo assim, lá vai a resposta:

O Governo Federal vai comprar os "computadores" para serem distribuídos entre algumas poucas felizardas escolas públicas.

[4] Comentário enviado por fchevitarese em 11/01/2007 - 08:30h

Legal!
Espero que seja de boa serventia para todos, que ajude na inclusão digital e mais, que ajude a criar mais usuários e desenvolvedores para nossa linux, que possa também tirar a viseira das pessoas que só usam M$$$

Vlw!

[5] Comentário enviado por andersonjackson em 11/01/2007 - 09:56h

Librarian, vai ser vendido sim:

http://br-linux.org/linux/voce-podera-comprar-por-us300-o-seu-laptop-de-us100

[6] Comentário enviado por flipe em 11/01/2007 - 11:40h

muito bom o texto, aborada bem o tema!

[7] Comentário enviado por auditor em 12/01/2007 - 14:24h

so qro saber c ele vem com wifi...c vier ja da pra brincar de wardrive hehehe =)

[8] Comentário enviado por librarian em 12/01/2007 - 19:24h

andersonjackson, li o sítio indicado. E um comentário muito interessante, por non, entitulado "mentira", logo em seguida: de acordo com o sítio http://www.tuxmachines.org/node/12504, "The organisation working on a low-cost laptop for developing-world education has rushed to deny speculation that the machines may become generally available to the public, following news reports earlier this week."

O comentário seguinte, por Augusto Campos, diz que "mentira não é bem a palavra". Então eu digo algo e meu superior me desmente, eu não menti? E até onde eu tenha lido, o moço da OLPC não disse que "é provável que no futuro o façam". Portanto, não acredito que o XO seja vendido ao usuário final. Não mesmo.

[9] Comentário enviado por hakaguramercado em 12/01/2007 - 21:14h

um artigo glorioso!!! mas esse Librarian, além de naw saber ler, escrever e deve ser um nube em linux vem me responder uma pergunta dessa; mas como sempre existe os verdadeiros (como nós) : andersonjackson valeu meu irmão!!!!!

[10] Comentário enviado por removido em 13/01/2007 - 00:42h

cara, o artigo está bom, uma iniciativa boa já que o OLPC pode ser uma grande sacada pro LINUX atualmente, que tal entao vc fazer um artigo ensinando a usar o OLPC ??


que tal um artigo que ensine a emular a imagem no QEMU por exemplo, já tentei mas nao consegui... =/

[11] Comentário enviado por matheusslima em 13/01/2007 - 22:33h

leo, me fale o problema


Contribuir com comentário