Programando uma Intranet com Apache, MySQL e Perl (parte 1)

Um dia seu chefe virá para você e dirá: "Eu queria que estas aplicações que você fez para obter informações dos servidores fiquem disponíveis para o pessoal do atendimento nível 1"...

[ Hits: 33.714 ]

Por: Thiago Glauco Sanchez em 13/04/2010


Porque Perl?



Chega uma hora na vida que nossos programas Perl têm que sair da mera linha de comando. Não que haja problemas com a linha de comando. Mas algumas pessoas acabam não gostando muito dela. Seja por que a considerem feia, pouco amigável, entediante ou seja lá o que for.

Um dia seu chefe virá para você e dirá: "Eu queria que estas aplicações que você fez para obter informações dos servidores fiquem disponíveis para o pessoal do atendimento nível 1".

E você retruca: "Elas estão!".

O chefe termina: "O pessoal do nível 1 não está familiarizado com linha de comando! Quero uma coisa gráfica, fácil de usar e acessível de qualquer computador da empresa!".

Você poderia responder: "Coisa gráfica? Pede para equipe do Windows. Eles adoram gráficos, janelinhas, campainhas e coisas inúteis...". Mas você não quer dar esse gostinho para eles... o gostinho de pegarem seus programas em linha de comando, colocarem em uma caixinha colorida e levar toda a fama...

Então pensamos: "Vamos criar algo do tipo cliente/servidor? Banco de dados? Aplicativo local? Web?". O pessoal do Linux convoca um Brain Storm (no barzinho do Zé) para discutir o assunto. E surgem as ideias: Qt, PHP, MySQL, Postgree, Apache, shell script, Java, C...

Parece que teremos um programa monstro, daqueles que usam diversas linguagens de programação diferentes. PHP para a interface Web, shell script e C para realizar as tarefas de administração dos servidores... Sugeriram até um pouco de Java. Não haverá escapatória? Iríamos criar um monstrengo???

Aí alguém da sua equipe bate na mesa. As cervejas balançam. Caem algumas gotas sobre a mesa. E a salvação aparece: "Por que a gente não faz tudo em Perl? Podemos criar os módulos de gerência dos servidores, a interface Web e de quebra ainda podemos fazer os módulos do Apache. Não vamos gastar um dólar com licença de software e não precisamos instalar nada novo nos servidores Linux."

Do que eu vou falar aqui?

Entre as funcionalidades do Perl está a capacidade de criar e gerenciar aplicativos Web. Para isto temos o CGI, DBI, o Catalyst entre outros que facilitam a vida do programador. Além de dezenas de milhares de módulos no CPAN.org que estão lá para nos ajudar.

Este artigo vai apresentar uma introdução aos aplicativos CGI com Apache, Perl e MySQL. Independente de sua implementação em servidores Linux ou Windows. O Perl é isto: Liberdade de escolha. Inclusive pode-se usar Perl no IIS*. Mas isso é humilhar demais os programadores ASP. Em outros artigos eu irei explicar como utilizar o mod_perl e posteriormente o Catalyst. Mas nesta primeira parte vamos falar apenas do CGI.

* se quiser saber como fazer o IIS executar Perl acesse: ActivePerl | ActiveState Community Site

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Porque Perl?
   2. Checando seu sistema
   3. Criando a primeira página Web com Perl
   4. Moral da história
Outros artigos deste autor

Programando uma Intranet com Apache, MySQL e Perl (parte 2)

Leitura recomendada

URL amigável com Perl

Catalyst Framework Perl (parte 1)

Catalyst Framework Perl - Parte III

Introdução a CGI com a RFC 3875

Phperl, minha gambiarra para usar Perl como se fosse PHP

  
Comentários
[1] Comentário enviado por juniomundo em 14/04/2010 - 00:17h

Muito obrigado Thiago Glauco,

Por falta de conhecimento, estava tentando executar o script em Perl em /var/www. Através de sua didática, foi simples executar o script. Mas tenho que dar o comando "chmod +x ambiente.pl" antes de executá-lo no browser. Muita paz e saúde pra ti.


[2] Comentário enviado por guess17 em 14/04/2010 - 08:40h

eu sinto que um dia ainda vou presizar disso keoakeoke , intão thanks
quando eu presizar está ai uma grande dica.

[3] Comentário enviado por vanlaban em 14/04/2010 - 10:46h



van_laban201021@yahoo.co.uk
van-Laban
My name is miss van-Laban i saw your profile today in my pravda search when i am searching honesty one i became interested in your profile i will also like to know you the more,(Remember the distance or co lour does not matter but love matters allot in life)HERE IS MY CONTACT EMAIL (van_laban201021@yahoo.co.uk) NOT IN THE SITE.SO I WILL GIVE YOU MY PICTURE AND TELL YOU MORE ABOUT MY SELF,
Thanks,
Miss Van Laban.
HERE IS MY CONTACT EMAIL (van_laban201021@yahoo.co.uk) NOT IN THE SITE

[4] Comentário enviado por BarbaNegra em 16/01/2011 - 08:19h

Cara dei muita risada no "Porque Perl?" hahahahahah muito bom artigo.

[5] Comentário enviado por Rafael Ceresoli em 21/12/2011 - 13:36h

Muito legal o testo.Ficou bem esplicativo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts