Programação orientada a objetos e o Java (parte 4)

No artigo anterior vimos que os atributos permitem armazenar dados aos objetos. Agora veremos os métodos ou funções-membro, analisando a utilização de parâmetros e a possibilidade de um método devolver valor de retorno.

[ Hits: 32.157 ]

Por: Ygor Thomaz em 04/03/2004 | Blog: http://www.ygorthomaz.net/


Valor de retorno



Depois que métodos praticam uma ação, eles podem enviar uma mensagem que seria o valor de retorno, que iremos tratar agora.

Outra questão é o retorno de valor pelo método, caso não seja armazenado em uma variável ou utilizado como parte de uma expressão, ele será perdido e não implicará em mensagens de erros no compilador. Devemos usar a seguinte sintaxe:

  variavel = nomeDoObjeto.nomeDoMetodo(parametros);

A definição de valor de retorno é simples. Vamos entender como funciona na prática desenvolvendo uma classe que use este recurso. Simulando o funcionamento de aumento de potência de um aparelho de ar-condicionado:

// Arcondicionado.java
public class Arcondicionado {
  // atributos
  protected int opcao;
  // métodos
  public void trocarTemp(int op) {
    // verifica se a opção informada é valida
    if(op >= 0 && op <= 3) {
      opcao = op;
    }
  }
  public int obterTemp() {
    return opcao;
  }
}

A variável "opcao" foi definida como protegido de forma que pode ser utilizada por classes com base na classe Arcondicionado. Iremos tratar disso mais a frente. Podemos observar ainda que criamos um método no final responsável por passar o valor atual da potência que está estabelecida no aparelho.

Agora vamos fazer a utilização desta classe brincando com as opções disponíveis no aparelho, aumentando e diminuindo a temperatura, obtendo a nova opção sempre que isso aconteça:

// usaAr.java
public class usaAr {
  public static void main(String args[]) {
    Arcondicionado arno = new Arcondicionado();
    System.out.println("Ar:\nTemperatura Inicial = " +
                       arno.obterTemp());
    System.out.println("Aumentando potencia...");
    for(int op=1; op<=4; op++) {
      arno.trocarTemp(op);
      System.out.println("tentativa #"+op+":Temp.Atual = " +
                         arno.obterTemp());
    }
    System.out.println("Diminuindo potencia...");
    for(int op=3; op>=0; op--) {
      arno.trocarTemp(op);
      System.out.println("tentativa #"+(op+1)+":Temp.Atual = " +
                         arno.obterTemp());
    }                                                  
  }
}

Para testar este programa será necessário salvar no mesmo diretório as classes exatamente com os nomes determinados no código. O Java utiliza isso para sua melhor organização. Acima foi citada a fonte onde você pode baixar a máquina Java e um compilador que vem com o pacote, utilizei o JCreator Pro 2.0*.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Objetivo do artigo
   2. Métodos
   3. Parâmetros
   4. Valor de retorno
   5. Terminando e referências
Outros artigos deste autor

Programação orientada a objetos e o Java (Parte 6)

Programação orientada a objetos e o Java (parte 1)

Programação orientada a objetos e o Java (parte 5)

Programação orientada a objetos e o Java (parte 2)

Dominando o Iptables (parte 2)

Leitura recomendada

Programação orientada a objetos e o Java (parte 1)

Jubler - Editor de legendas de filmes para Linux

Gerando arquivos JAR com o Eclipse

Abrindo aplicações Java de uma vez por todas

Conceito OOP no Java

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts