Programação orientada a objetos e o Java (parte 4)

No artigo anterior vimos que os atributos permitem armazenar dados aos objetos. Agora veremos os métodos ou funções-membro, analisando a utilização de parâmetros e a possibilidade de um método devolver valor de retorno.

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Por: Ygor Thomaz em 04/03/2004 | Blog: http://www.ygorthomaz.net/


Métodos



Os métodos realizam operações sobre os atributos de uma classe ou criam ações ou transformações possíveis para o objeto. Permitem atribuir um caráter dinâmico aos objetos e em muitos casos podem imitar o comportamento real do objeto.

A sintaxe dos métodos é composta de um especificador de acesso tal qual utilizamos na classe, um tipo de retorno, um nome, uma lista de parâmetros e um corpo. Segue o exemplo:

especificadorAcesso tipoRetorno nomeMetodo (listaParametros) {
   // corpo método
}

Vamos pensar novamente no nosso Radio*. Podemos assumir que ele está desligado (status = false) ou ligado (status = true), no mundo real para mudarmos o status do radio utilizamos um dispositivo como um interruptor, ou seja, este dispositivo envia uma mensagem que modifica o status. Uma classe para simular este comportamento seria:

Nesse código podemos notar que existe dois métodos, além do atributo "status" que identifica a condição do Radio.

Um método quando declarado como "public" pode ser utilizado externamente por outras classes que criem instâncias* do objeto Radio.

Observação: a notação UML facilita o entendimento dos métodos, procure fontes sobre o assunto para aprimorar seus estudos.

Para utilizarmos um método usamos a seguinte sintaxe:

  nomedoObjeto.nomeDoMetodo(argumentos);  

Sendo assim podemos utilizar os métodos ligar e desligar utilizando os trechos do código abaixo, em que "objeto" é o nome da variável objeto que se refere a uma instância da classe Radio.

  objeto.ligar();
  objeto.desligar();


A seguir um código mais completo fazendo a utilização dos métodos da classe Radio.

  // TesteRadio.java

  public class TesteRadio {
    static public void main (String args[]) {
      Radio sharp = new Radio();
      System.out.println("Radio criado.\n" +
                          "status=" + sharp.status);
      sharp.ligar();
      System.out.println("Radio criado.\n" +
                          "status=" + sharp.status);
      sharp.desligar();
      System.out.println("Radio criado.\n" +
                          "status=" + sharp.status);
    }
  }

Nesse código nós instanciamos um objeto relacionando ele com a classe Radio, que é "public", logo em seguida mostramos o estado inicial do objeto e após isso utilizamos os métodos modificando o estado do atributo do objeto "sharp". Agora compile o código com o javac** salvando o nome do arquivo como TesteRadio.java e no mesmo diretório deve conter a classe Radio.

Referências:
* Artigos anteriores.
** http://java.sun.com/j2se/1.4.2/download.html

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Páginas do artigo
   1. Objetivo do artigo
   2. Métodos
   3. Parâmetros
   4. Valor de retorno
   5. Terminando e referências
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