Palavras, expressões e celebridades do mundo do software livre

Não faça mais aquela cara de "meu Deus, que é isso!?" enquanto conversa com nerds. Conheça quem são as celebridades do mundo do software Livre e de quebra confira meu "pequeno dicionário para sobrevivência nerd" e a lista dos smiles mais usados na internet.

[ Hits: 61.929 ]

Por: Perfil removido em 23/02/2005


Celebridades



Iremos mostrar primeiro as celebridades da informática, sejam elas oriundas de filosofias "comerciais" ou não!

Richard Stallman

Fundador da Free Software Foundation ou Projeto GNU, que inicialmente era um projeto para criar um kernel alternativo ao UNIX, que é comercial e bem caro por sinal.

O UNIX-LIKE da GNU seria escrito visando a liberdade de seus usuários sem violar os próprios princípios. Segundo Richard, piratas são aqueles que saqueiam navios no meio do mar e este substantivo não pode ser usado para alguém que só quer compartilhar um software.

Stallman foi quem criou as tão conhecidas filosofias de software livre. Esse homem é uma pedra no sapato das grandes fábricas de softwares corporativos em todo mundo, mas de forma alguma atribua todos os méritos do software livre a Richard Stallman.

Ele está em primeiro lugar na lista dos homens mais arrogantes do universo seguido pelo criador do Djbdns :-) haha! Ele também tem mania de embarcar nas idéias alheias e responder por méritos que não o pertencem (como é o caso do GNU/Linux).

Mais informações em português aqui

Alan Cox

Um programador extremamente envolvido no desenvolvimento do kernel Linux, praticamente desde o início da brincadeira!

Bastante conhecido pelo altíssimo conhecimento e excelência em seus códigos. Há bastante tempo atrás Cox instalou uma versão muito imatura do Linux em um computador da universidade onde ele trabalhava. A rede da universidade tinha um tráfego bem pesado e isso ajudou bastante a revelar muitos bugs nos códigos de "networking" do kernel.
Atualmente Alan Cox é um dos principais desenvolvedores do Linux e mantenedor praticamente de quase todo o kernel! Ele mantinha o velho 2.2.x, versões estáveis do 2.4.x e também do atual 2.6.x. Na verdade, existem patches para o kernel especialmente criados por Alan Cox, que é o caso do atual 2.6.10-ac10, no qual esse "AC" significa advinha o quê? :-)

Alan Cox é a "segunda voz" após a do próprio Linus Torvalds! É funcionário da Red Hat e vive em Swansea, no sul do país de Gales.

Eric Raymond

Engenheiro de softwares, autor de livros como "The Cathedral and the Bazaar" (ao pé-da-língua "A catedral e o bazar"), presente mantenedor do Jargon File (conhecido como "O novo dicionário dos hackers") e de vários projetos open source.


Através do Jargon File, estabeleceu sua reputação como um historiador/antropologista da cultura hacker. É criador de vários softwares "indispensáveis" como fetchmail, sed e dezenas de outras ferramentas. Em 1997, se tornou uma celebridade do mundo open source e da informática.

Eric é um dos personagens mais importantes da comunidade livre.

Site: http://www.catb.org/~esr/

John Maddog

Esse velhinho aí é o presidente da Linux International, inclusive é o responsável pelo famoso LPIC (certificado). Podemos dizer que foi também um dos fundadores do movimento Open Source e de grande importância no mesmo.

É um dos maiores especialistas em Linux mundialmente reconhecido e ainda bastante ativo. Maddog esteve em São Paulo há pouco tempo atrás, na Cebit, uma feira internacional de tecnologia da informação.
Maddog diz que eventos como esse são extremamente recompensadores para países que procuram o software livre como é o caso do Brasil.

Linus Torvalds

Bom, este tal de Linus ainda é pouco conhecido porque ele está começando agora e aposto que nunca ouviram o nome desse cabra :-)!

Por mero acaso do destino ele nasceu no ano das maiores conquistas da humanidade, como a primeira ida do homem à Lua e não é à toa que foi responsável por uma conquista imortal também!

Há uns anos atrás esse cara não passava de mais um "nerd de óculos", estudante da Universidade de Helsinki na Finlândia, que foi onde ganhou estímulo dos Sun OS utilizados na época para começar seu próprio sistema operacional, que futuramente viria a ser utilizado por mais de 20 milhões de usuários em todo o mundo e que tem qualidade incomparavelmente superior a grande maioria dos sistemas operacionais comercializados hoje em dia.

Através de seu grande conhecimento de informática e de uma estratégia muito bem bolada, teve a sorte suficiente para conseguir levar seu projeto de kernel iniciado em 1990/1991 adiante e torná-lo o que é hoje.

Mas não pense que Linus decidiu tornar o Linux um SOFTWARE LIVRE e GRATUITO de primeira, ele pensou muito antes de tomar esta decisão e se não fosse assim ele certamente não teria a reputação e a grana que ele tem hoje! Seria com certeza mais um na multidão!!!

Se Linus tivesse tomado outra decisão e não tivesse escolhido a GPL para ser a licença do Linux, absolutamente seria uma manobra inútil! E ao contrário do que acontece hoje, Linus nunca conseguiria incomodar gigantes como a Sun, SCO e Microsoft.

Outras Celebridades (Resumido)


Marcelo Tosatti

Brasileiro, mantenedor oficial do kernel 2.4 e outras versões claro ;-)! Particularmente sou fã desse cara, se encontra na casa dos gurus mundiais do Linux.
Carlos E. Morimoto

Brasileiro, criador da distribuição Kurumin Linux e de grande importância para a disseminação do Linux no Brasil. A distro desse carinha incomoda até a Microsoft, como podemos ver se pesquisarmos no Google por: "Usar Kurumin Linux ou Windows?" :-)


Patrick Volkerding

Criador da distribuição Slackware Linux.
Fábio Berbert

Brasileiro, criador do maior portal Linux do Brasil, o "Viva o Linux"!
Kevin Mitnick

O maior hacker de todos os tempos! Ele possui vários vídeos na internet que ele gravou enquanto invadia servidores de grandes empresas! Ele gravava estes vídeos através de "screen loggers"! Se eu encontrar o link novamente eu passo pra galera! Para os fãs mais histéricos que querem ficar mais pertinho de seus ídolos, você pode dar uns greps no código-fonte do kernel. Experimente:

$ grep -R "Linux Torvalds" /usr/src/linux

E você provavelmente verá alguns códigos escritos pelo próprio Linus! ;-) Interessante não!?

Ao contrário do que eu desejaria, não é possível escrever o nome de cada pessoa que já contribuiu em algo para o movimento open source. Certamente existem outros que deveriam estar aqui! Seria legal irem sugerindo outros nomes nos comentários do artigo.

Entenda que absolutamente nenhum dos nomes dito acima fez tudo sozinho e definitivamente o Open Source e o Linux não possuem somente UM ponto de partida. Resumindo, o Linux não existe só por causa do Linus Torvalds e o Open Source também não existe só por causa do Richard Stallman. Existem várias pessoas que suaram muito para fazer com que esses projetos pudessem nascer. Pense que tudo começou em Genesis, quando Deus criou tudo em sete dias :-) (é sério rapaz)!!!

Empresas como Red Hat, SuSE e Mandrake (e Conectiva também =/ apesar de toda lamaceira que fazem como o nome Linux de escudo) foram e são INDISPENSÁVEIS para tornar o que o Linux é hoje. A nível de curiosidade, a Red Hat está conseguindo chegar próximo da grande Microsoft nas bolsas de valores!!! (Percebe-se que não entendo nada de Economia) Posso apostar que logo logo estarão no topo.

Para ser um pouco mais radical e futurista, imagine andar pelas calçadas da sua cidade e deparar com o jornal na exposição da banca dizendo: "Microsoft vai a falência!"; "Microsoft não suporta e fecha as portas!"; "Bill Gates confessa que tudo foi um fracasso!".

Imaginem só! :) :) :)

Eu quero estar vivo para presenciar isto!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Celebridades
   3. Um pequeno dicionário para sobreviver entre Nerds
   4. Smiles
Outros artigos deste autor

Uso de terminologia imprópria com software livre

Instalando o scanner CanoScan Lide 100 no Linux Ubuntu

Lapidando a configuração do mplayer

Chkrootkit - Como determinar se o sistema está infectado com rootkit

Backup/Restore de uma cópia fiel de um HD utilizando o DD

Leitura recomendada

Chakra Linux - Apresentação, instalação e configuração

Inicialização e interrupção do sistema (Debian)

Recuperação (parcial) de Arquivos em Pendrive Infectado por Ransomware Spora

Abordagem de controle de banda com QoS

Vida nova para o Kurumin 7

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 23/02/2005 - 00:30h

Fala Hiram, ótimo artigo, leitura bem discontraída.

Bom, tenho duas observações a fazer:

1. Você botou minha foto na parte de celebridades pra fazer lobby pra ver se seu artigo era aprovado. Tudo bem, vou fingir que não sei disso :)

2. APELO AOS MEMBROS: Nunca usem palavras do dicionário de nerds em seus artigos e dicas. Procuro trazer aos leitores sempre textos com a maior formalidade e qualidade possível, porém tem uma galerinha que adora usar "pq, r0x, s0x, koe, dae, jah, bla, daki, deka, etc". Todas essas gafes de redação são corrigidas manualmente, com isso o processo de publicação tende a ficar cada vez mais lento. Hoje em dia já estou começando a reprovar os artigos e dicas de membros reincidentes, ou seja, aqueles que insistem em tratar mal a língua portuguesa.

Não há necessidade de ser bom de português, mas com um mínimo de esforço pode-se melhorar e muito a qualidade de seu texto:

* Acentuar as palavras;
* Passar um corretor ortográfico no texto (aspell ou ispell);
* Evitar gírias e termos nerds.

Bom, recado dado :)

[]'s

0 0
[2] Comentário enviado por removido em 23/02/2005 - 01:37h

excelente minero !!!!
:0)

só faltou dizer isso :

:0) ---> carinha de Decepticon sorrindo

hahahhhah !!!!

obs. : vê se aparece no #gnulinux .... :0)
seu sumido ... :^P

0 0
[3] Comentário enviado por cvs em 23/02/2005 - 08:27h

faltou minha foto também.. heheehe

Mas e ae, mineru, bom artigo, interessante... :D

0 0
[4] Comentário enviado por slex em 23/02/2005 - 08:39h

Sugestao de personalidade para a parte II: Miguel Icasa

0 0
[5] Comentário enviado por removido em 23/02/2005 - 09:02h

OPa!,

Muito bom mesmo seu artigo parabens!!.

--
Abs,
guinet gmail com

0 0
[6] Comentário enviado por brekaus em 23/02/2005 - 09:35h

cara mto otimo o artigo parabens....
bom de ler do começo ao fim....

[ ]´s

0 0
[7] Comentário enviado por Bentux em 23/02/2005 - 10:15h

Artigo muito bom mesmo!!! Concordo com o nosso amigo slex em sugerir para um próximo artigo incluir a personalidade Miguel Icasa...
Mais uma vez parabéns!!!

0 0
[8] Comentário enviado por jalexandre em 23/02/2005 - 10:52h

Artigo r0x. :-)

0 0
[9] Comentário enviado por jalexandre em 23/02/2005 - 10:55h

Conconrdo com o slex e acrecento mais uma opçcão. Kojima (temos que prestigiar os brazucas!)
P.S O artigo ficou bem legal =-)

0 0
[10] Comentário enviado por fabio em 23/02/2005 - 11:09h

Pra quem não sabe o Kojima é o japa-br criador do excelente WindowMaker.

[]'s

1 0
[11] Comentário enviado por removido em 23/02/2005 - 11:36h

Aew galera que bom que vocês gostaram do artigo!!!

Fabio: ae... tah me xamando de puxa-saco é? hahaha!!! Quer dizer que se eu num colocasse sua foto num seria publicado neh... num sabia que o artigo tava tão ruim!!! ahhaha zuera []s

Megatronico: Aewww fi!! COlé... vou aparecer no #GnuLinux, é que eu perdi meu nick... melhor esqueci a senha... mas apareço por lah em breve...!!! []s

Sim sim galera, o japinha merecia estar aqui sim... e podem ter certeza que vai estar num futuro artigo "Parte II"... Como eu disse no final.. aqui não são todos.. são só os que eu lembrei!!!

Mandem mais sugestões ae...!!! No meu ver coisas como Viva O Linux, Br-Linux, Goblinx e projetos do gênero merecem os holofortes.. e não necessariamente só projetos que tenham aparecido na "rede globo"...

Abraços do mineru!

0 0
[12] Comentário enviado por jragomes em 23/02/2005 - 11:40h

Um dos artigos mais bem humorados que já vi.!!! Parabéns!!!
simplesmente Hilário!!!!

0 0
[13] Comentário enviado por Czuber em 23/02/2005 - 11:53h

Pra quem é "Debiano" como eu sentiu falta do nome do fundador do Debian (versão mais pura do Linux ;P - fiz a propaganda?!?!?) aí no meio das Celebridades rs...
O nosso amigo Ian Murdock! Pra os curiosos o nome Debian surgiu da junção dos nomes 'Debra' (sua esposa) e 'Ian'
Gostei do artigo... É legal conhecer as figuras que nos proporcionam SW livre
[]s
André

0 0
[14] Comentário enviado por oscarcosta em 23/02/2005 - 21:12h

hauhauhauhauhau, muito comédia o teu artigo.... textos legais.... ROXXXXXXX....



see you.....

0 0
[15] Comentário enviado por komodo em 24/02/2005 - 08:27h

Muito bom artigo. Os nomes que sugiro para a parte II são:

Gleydson Mazzioli (Guia Foca e outras traduções
Rubens Queiroz (Dicas-l)
Alfredo Kojima (WindowMaker)
Gustavo Noronha (Projeto de software livre no governo)
Hugo Cisneiros (Manual do Linux e outros artigos)
Pessoal do portal CIPSGA
e aí vai...

[]s
Silésio

0 0
[16] Comentário enviado por edersg em 24/02/2005 - 09:31h

Muito bom dia a todos os participantes do portal Viva o Linux!

Hiram, meus parabéns pelo artigo. A lista de celebridades está bem vasta. Também concordo com o Czuber que o nome de Ian Murdock poderia estar na lista de celebridades, visto que o mesmo iniciou a distribuição Debian GNU/Linux.

Outros nomes que considero muito:
* Arnaldo Carvalho de Melo (Conectiva)

* Aurelio Marinho Jargas (Conectiva)

* Júlio Cesar Neves (autor de um excelente livro sobre programação em shell)

* Gustavo Noronha (um dos desenvolvedores brasileiros da distribuição Debian GNU/Linux)

* Sandro Melo (4Linux)

E outros. No mais, obrigado pela iniciativa.

Tenham todos uma excelente quinta-feira!


0 0
[17] Comentário enviado por xkateka em 24/02/2005 - 10:56h

O texto está cheio de equívocos, erros, preconceitos e pressuposições tolas. Por exemplo, "lamer" é com um "m" só: vem da palavra "lame" do inglês, que se pronuncia "lêime". "lamer" é pronunciado como "lêimer". Se fosse escrito como "lammer" seria pronunciado de outra forma. Outra: HURD não é um sistema operacional substituto do GNU; pelo contrário, é o kernel (baseado no microkernel mach) oficial do sistema GNU.

Eu classificaria o texto como medíocre ("na média"). O autor precisa deixar de ser crianção e ser mais profissional.

0 0
[18] Comentário enviado por removido em 24/02/2005 - 11:54h

"What is the GNU Hurd?

The GNU Hurd is the GNU project's replacement for the Unix kernel. "

From Official Website

0 0
[19] Comentário enviado por removido em 24/02/2005 - 11:57h

hahahha... ;-)

0 0
[20] Comentário enviado por stringuetta em 24/02/2005 - 17:44h

ai hiram, mto massa seu artigo, gostei mesmo, ótimo para quem naum conhece e pra quem conhece sobre o mdo linuxer....

valew

Parabens velhinho......

0 0
[21] Comentário enviado por germano_silva em 24/02/2005 - 21:38h

Cara parabéns;
Um execelente artigo, porém existe pela net o documentario chamado revolution OS que relata sobre esses caras todinhos ai...

Valeu


0 0
[22] Comentário enviado por davidsonpaulo em 26/02/2005 - 11:30h

Muito loco o Patrick... ahahha! Faltou dizer que outra de suas grandes ocupações é a produção de cerveja (não sei se comercialmente... de repente ele bebe tudo... ahahah).
Realmente muito show o artigo, é bom para desvincular temporariamente dos assuntos técnicos que fazem com que estejamos sempre no processo de nerdização (puts, essa doeu)...
Abraços!

0 0
[23] Comentário enviado por kimmay em 26/02/2005 - 14:39h

Especialemente demais seu Artigo, poderia usa-lo em um trabalho que estou desenvolvendo?

0 0
[24] Comentário enviado por iescodeiro em 27/02/2005 - 13:28h

Um dos melhores artigos que ja li no VOL, muito bom mesmo, vai entrar para meus favoritos!!!

[]'s

t+

1 0
[25] Comentário enviado por removido em 06/03/2005 - 11:01h

Artigo muito bom, principalmente pelas "Celebridades"!
Você esqueceu do underground "1337", que significa "elite" (eleet, leet, l=1 e=3 t=7, fica 1337) :).

0 0
[26] Comentário enviado por reimassupilami em 09/03/2005 - 14:21h

caramba, essas celebridades ae foram rox... hauahuahuauaa... cada barbudo maluco...

0 0
[27] Comentário enviado por fernandoiury em 10/05/2005 - 23:56h

Pro pat uma linha ja basta!

"FREE POWERFUL AND SAFE!"

0 0
[28] Comentário enviado por Serafim em 14/10/2005 - 10:42h

Prezado Hiram, muito legal o seu artigo. Valeu pela descontração.

0 0
[29] Comentário enviado por eliz em 10/04/2006 - 15:14h

adorei seu atigo, na verdade me tirou ateh algumas dúvidas de palavras estranhas que eu sempre escuto por aí =P
Vlw'ssss

0 0
[30] Comentário enviado por fsalem em 08/09/2008 - 19:15h

boa.. belo dicionario de termos nerds... belo artigo !!

0 0
[31] Comentário enviado por Angel info em 09/06/2009 - 02:22h

boa cara eu só conhecia o Linus e o dicionario muito bom mesmo se bem que alguns ja sabia poeque tinha visto numa revista mas tinha uns que nunca tinha ouvido falar, porem continuo noob ainda X)

0 0
[32] Comentário enviado por doradu em 08/02/2010 - 19:01h

tá lido

0 0
[33] Comentário enviado por sacioz em 02/08/2012 - 12:48h

Otimo artigo , bem explicado e a paulada do Berbert tambem foi bem aplicada . Houveram varias sugestões , e gostaria de adicionar um e por tabela outros varios . Procure ler o livro de Clifford Stoll e terá uma boa ideia como as coisas foram feitas no inicio .
Valeu !

0 0

Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

IMPOSTO DE RENDA 2021 [RESOLVIDO] (11)

Navegador e Bloqueador, qual a solução que vcs usam? (36)

Curso Gratuito de segurança cibernética (5)

Artigos

Criando um Arch Linux de bolso a partir de qualquer distribuição

Instale uma distro dentro de outra

Montando HD, Pendrive ou Pasta de Rede para Gravações de Ligações do Elastix e Módulo de Call Center

Slackware para Desktop ou Notebook em 2021

Gentoo Linux vale a pena?

Dicas

Corrigir os erros "5: Input/output error" ou "cache file is corrupted" no Ubuntu

Instalando Driver NVIDIA no Debian 10 Buster para Iniciantes

Obtendo a soma do tamanho os arquivos listados com "du"

Corrigindo o tema QT em ambiente GTK+ no Debian 11

Rodando o ManageIQ via podman

Tópicos

Não estou conseguindo instalar o JAVA (3)

Meu not nao liga fica pedindo uma senha root (6)

Ambientes gráficos diferente por usuário (2)

Problemas para reproduzir vídeos pelo HD (0)

Internet Lenta no Ubuntu 20.04 (10)

Top 10 do mês

Scripts

[Python] Calculadora em Python

[Shell Script] Renomear arquivos de fontes ttf e otf

[Shell Script] ebook-cli - gerencia livros digitais entre PC e leitores ebooks

[Shell Script] Uebevert - All in 1

[Tcl/Tk] Mostrar conexões de rede ativas