Instalação e configuração do Ubuntu Gusty Gibbon na linha de notebooks HP/Compaq

Este artigo descreve de maneira curta minha experiência de instalação e configuração do Ubuntu Gusty Gibbon, eu já tinha o Feisty Fawn, mas como não acho nenhum upgrade "por cima" seguro e consistente, resolvi formatá-lo. Explico como fiz e deixo minhas impressões.

[ Hits: 25.915 ]

Por: Perfil removido em 13/11/2007


Introdução



Olá pinguinzada,

Reparei que pela internet as pessoas que possuem laptops da linha HP/Compaq estão sofrendo um pouco com o novo Ubuntu Gusty Gibbon 7.10, e depois de tantas pesquisas mesclando tentativas daqui e dali, consegui instalá-lo no meu Presario V6000 com a seguinte configuração:
  • Sempron 3000+
  • 1 GB de RAM
  • 60 GB de HD SATA
  • 128 MB GeForce Go 6150

Mãos à obra!

O boot do liveCD

Se você tem um laptop da linha HP/Compaq, notará que não conseguirá dar boot de maneira nenhuma. Aí como um humano qualquer, irá baixar umas 3 vezes a ISO gravando em 3 mídias de fabricantes diferentes sempre dizendo: NÃO É POSSÍVEL?! MEU DRIVE DE CD JÁ ESTÁ BICHADO?

Depois de usar o S.O. da Canonical por um tempo, a gente chega a não acreditar como que pode um bug afetar logo o live CD de instalação? No release final??? Ok ok... eles também erram... então vamos à gambiarra (não adianta querer chamar de outra coisa).

Naquela tela bonitinha de boot que aparece um menu para escolher a instalação, coloque em Safe Graphics e em seguida aperte F6, e adicione o seguinte "remendo":

noapic nolapic nosmp pnpbios=off

É isso aí... agora ele instalará, vai que vai virado num tinhoso...

Quando terminar a instalação, reinicie e vamos aos drivers...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Drivers
   3. Impressões finais
Outros artigos deste autor

Configurando os escâneres HP 2300C/2400C no Linux

Repositórios, pacotes, o que são?

Atualizando o Gnome no Slackware com Dropline

Como customizar uma imagem ISO do Ubuntu

Trabalhando com a extensão .tar

Leitura recomendada

Gerenciador de programas no pQui Linux

Criando disquetes de inicialização

Instalação do winmodem HSP56 Pctel no Slackware

GoboLinux? Que distro é essa? (Parte 3 - Instalando programas)

Debian Linux 4 iniciando o Windows como terminal server

  
Comentários
[1] Comentário enviado por diangra em 13/11/2007 - 20:03h

PERFEITO SEU COMENTÁRIO: "No site oficial está: Ideal para Notebooks, e não é isso que vimos;".
Depois de 2 meses encravado na instalação, consegui, através de muito garimpo na internet, instalar e USAR a distro. Uma pena não ter visto sua postagem antes!!! Me pouparia muito tempo e dor de cabeça.
Adicionado ao Meus favoritos.

[2] Comentário enviado por User-kuruma em 13/11/2007 - 20:24h

Também não gostei dessa versão do Ubuntu, tá cheia de problemas. Fiz o upgrade, me arrependi e voltei atrás. Tô usando o 7.04.

[3] Comentário enviado por removido em 13/11/2007 - 21:01h

Olha eu penei muito com este notebook. Só consegui fazer o bichinho funcionar bem com o slackware 12 mas não foi fácil. Depois de muitas travadas hoje ele funciona bem estável. Mas teve um preço, não pude usar o kernel padrão smp, tive que optar pelo huge. Quanto a placa de vídeo tb travava na saída do X com o drive proprietário, to usando o genérico nv. Tb tem outro detalhe, este note vem com bug na bios que eventualmente travava no boot ( a cada 15 dias), me parece que tem a ver com as IRQs. Com o parâmetro noirqdebug parece que resolveu. A única coisa que não funciona nem a pau é o microfone. A tecla fn com as opções de brilho do monitor estão beleza, os botões multimidia também e o som é muito bom.

[4] Comentário enviado por mslackv em 13/11/2007 - 22:01h

Aqui fiz o upgrade na unha, de acordo com o artigo do site Guia do hardware, e não tive grandes problemas, corrigiu o problema do som da versão anterior que por default só tocava de um lado, porém suspender e hibernar que funcionava na versão anterior (suspender nativo e hibernar através do script hirbenate) não está mais funcionando nesta. Creio que seja devido a dois problema: Um indiscutível é esse Kernel o outro é o drive proprietário da ati, pois o suspender funciona em modo texto (somente pelo script hibernate).

Tenho um Laptop acer aspire modelo 5102WLMI.

[5] Comentário enviado por isaque_alves em 13/11/2007 - 22:05h

To com um compaq aqui, rodando o gutsy, e ele tava tendo problemas de travamento mesmo... supus que deveria ser por causa do 'problema' que a galera ta falando tanto de ciclos de descarga do hd.. .mas não era... supus que deveria ser por causa do driver wireless broadcom.... mas tb não era...
tava rodando com o compiz ativado... desativei todos os efeitos especiais, e ele parou de travar... passou três horas ligado direto, sem travamentos... talvez haja algum problema desencadeado por algum outro software q conflita com o compiz... por exemplo, o flashplayer... mas ta rodando sem problemas... to com ele instalado desde sexta feira.. Essa dica vai ajudar muita gente... foi exatamente o que tive q fazer... exceto o nolapic, que vou adicionar pra testar o compiz... se rolar, descarto o conflito de software... mas só travou mesmo em sites que rodavam swf/ajax, como o gmail e o hotmail...

[6] Comentário enviado por dlfollmann em 14/11/2007 - 00:12h

Descobri do pior jeito que precisava escrever aquela bíblia na linha do kernel pra bootar o liveCD (noapic nolapic nosmp pnpbios=off), na base da tentativa e erro. Só pra reportar, eu conheço um user com um notebook igual ao meu que não precisou adicionar NADA na linha do kernel pra instalar. E a instalação corre melhor também usando o cd alternate, segundo ele (virei fã do instalador em modo pseudo-gráfico agora).
O gerenciador de drivers restritos, aqui, também instalou o driver do modem discado - embora eu não use ele.
Quanto ao menu.lst, o instalador que usei setou corretamente as opções ali.
Congelamentos os tinha aleatórios, mas eram de 3 a 4 a cada seis horas, e eram pra valer: o único botão que respondia era o de desligar, quando pressionado por mais de 3 segundos.
Num último lance de desespero - antes de botar o disco do Feisty ou de outra distro no drive - instalei o kernel 386. E, surpreendentemente, estou há 4 dias usando ele com um único travamento (bom, já é uma grande melhora ...).
Também esperei ansiosamente por um update, cheguei ao ponto de duvidar do meu gerenciador de atualizações, que não sugeria a atualização de nada e eu com todo aquele problema ...

O que eu não consigo aceitar, nessa história toda, é que não posso usar o acpi do notebook, e sem isso nada de suspensão e hibernação. Achei o fim da picada, já que no feisty funcionava maravilhosamente, e em segundo eu tinha o sistema pronto pra uso.

Aos demais com problema de travamento, experimentem o kernel 386... aqui foi um santo remédio.

Ah, eu tenho um Pavilion 6220br.

[7] Comentário enviado por andersontm em 14/11/2007 - 01:58h

Sinceramente penso diferente,
Olá, coloquei meu problema aqui no VOL essa semana, e depois de bater cabeça um tempão olhando na net, achei uma dica muito simples que resolveu meu problema, é o seguinte:

O problema: No Gutsy primeiro era o problema de boot, não ia de jeito nenhum, depois não conseguia fazer a minha placa de vídeo funcionar, já tinha instalado o driver baixando do site da nvidia, já tinha instalado dos repositórios, já tinha instalado a versão anterior e nada.

A solução: Na primeira vez que instalei eu fui pelo modo normal, e apertei esc e adicionei o comando"pnpbios=off, pronto depois disso o problema do boot tinha sido contornado, depois de instalado veio o problema da placa de video que não instalava, o problema foi resolvido fazendo o seguinte, instalei pela opção "modo gráfico seguro" apertando "F6" e adicionando os comandos "noapic" nolapic" sem aspas, depois disso o boot correu normalmente e efetuei uma instalação nova, a placa de vídeo instalei pelo próprio gerenciador de drivers restritos do Gutsy e foi de primeira, estou muito feliz, pois a maquina respondeu muito bem, está uma maravilha, mesmo antes com o problema do video ela não travava, estou usando normalmente inclusive com os efeitos todos ativados não tenho do q me queixar!!

o notebook é um V6210BR
Semprom 3500+ 64bit
nVIDIA GeForce GO 6150
HD 60 Memoria 2GB
Gutsy+Feisty+OpenSuse+XP

Vlw!

[8] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 10:14h

É meu nobre Franklin, mais um belo artigo, bem detalhado, mas, sempre tem um Féla pra discordar e encher o saco, né?

É o preço da liberdade, às vezes ter que ouvir quem não têm muito preparo... mas é isso aí muito bom artigo, mas, não vou precisar, pois, vou instalar o grande Slackware no meu note...

Falow... abraços mano.

[9] Comentário enviado por andersontm em 14/11/2007 - 11:45h

Caro Rodrigo, se o seu comentário foi sobre a minha opinião (logo acima), não acho que esteja sendo chato ou "enchendo o saco", como vc citou, eu apenas citei minha experiência com a instalação e o uso da Distro, o que está dentro assunto do tópico, em momento nenhum eu feri o artigo do amigo Franklin, acho que se alguém que não testou ainda e ler esse artigo e ver as opiniões, vai achar que essa versão do Ubuntu está cheia de problemas, o que não é verdade, inclusive na versão 7.04 e com o suse 10.3 também tive problemas que foram resolvidos, concordo que não está tão boa assim, mas ela pelo menos comigo funcionou muito bem e não tenho do que reclamar, agora se vc acha que a liberdade é ruim por ter que ouvir opiniões diferentes da sua, então volte para o Windows e viva sem liberdade.
Peço desculpas ao Franklin pelo desabafo creio que a intenção dele foi boa assim como a de todos aqui, eu acho que toda opinião é válida e se seu comentário não foi sobre minha opinião peço desculpas também.
Abs

Anderson Machado

[10] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 12:01h

Você fez a mesma coisa que está escrito no artigo e discordou apenas por que acha bonito...

Essa versão do Ubuntu realmente está RUIM isso, está RUIM! recordista em atualizações, e BUGS, o próprio site oficial demonstra isso.

Quanto essa questão de, "Achou ruim, volta pro windows"

Acho que você que não se adaptou a liberdade, por que você pode discordar, e eu não?

Sem contar que você até se contradiz:

"se alguém que não testou ainda e ler esse artigo e ver as opiniões, vai achar que essa versão do Ubuntu está cheia de problemas"

"concordo que não está tão boa assim"

Têm gente que gosta mesmo de discordar, né?

O artigo é bom, ponto.
O Gusty Gibbon ainda está ruim, ponto.

[11] Comentário enviado por hailtales em 14/11/2007 - 12:39h

Eu tenho um HP zv6000 e o Ubuntu 7.10 instalou perfeitamente no meu note. Na verdade, eu diria, que nunca antes fora tão fácil instalar o Linux no meu notebook.

[12] Comentário enviado por nicolo em 14/11/2007 - 13:16h

Ja tinha percebido que o Gutsy briga com a pnp bios. Escrevi uma dica sobre isso para desktop. Agora, essa encrenca toda com acpi etc é novidade.
Parabéns, grande bom artigo.

[13] Comentário enviado por andersontm em 14/11/2007 - 15:21h

Caro Rodrigo,
Não fiz a mesma coisa que está no artigo como vc disse, se vc ler o que eu escrevi vc vai ver que usei uma opção em uma instalação, que não deu certo, e em outra instalação eu coloquei outras opções, mas não exatamente iguais às dele apenas o noapic e o nolapic, inclusive não precisei inserir nada no carregador de boot.
Eu não discordei simplesmente porque acho bonito, como eu disse eu apenas contei minha experiência o que eu vivenciei e não o que eu acho, por isso discordei apenas do fato de dizer que o Ubuntu está travando muito e tem muitos bugs e tal, não sou nenhum especialista em linux, mas, também não sou nenhum newbie, sei do que estou falando, quanto ao que disse sobre me contradizer, o que eu quis dizer foi que realmente (isso em qualquer distro é normal!) tem bugs, mas, não tantos quanto vc’s fazem parecer, creio que vc esteja mais bravo pelo motivo de vc não gostar do Ubuntu (usuários de Slackware são meio xiitas, não gostam de facilidade) e por ser amigo do Franklin.
Outra coisa, em momento algum eu disse que o artigo era ruim, eu simplesmente tive uma opinião diferente em alguns pontos, mais uma vez peço desculpas ao Franklin e aos colegas, pois esse espaço deveria ser usado para comentários e feedback’s sobre o assunto e não discussão desse tipo.
Abs

Anderson Machado

[14] Comentário enviado por pauloaalves em 14/11/2007 - 15:26h

Srs.

Se acham problematica a instalação do Gutsy tentem instalar o Debian.

Já tentei o Etch, o 4.01r, 32, 64, o... Até o W2000 dá problema.

Tem um que roda lindo, o linux da PC & Cia que é baseado no Gentoo.

http://www.revistapcecia.com.br/linux/

Ele é bom pq identifica até o fabricante dos parafusos dos pcs... Ajuda bastante em duvidas quanto ao hardware.

Se alguem já tiver uma solução para a instalação dos Debian...

... POR FAVOR!!! ENTRE EM CONTATO!!!

Só não joguei o note na parede ainda pelo valor $entimental e pq quero muito, muito mesmo, ver essa merda florida de Mandriva longe, além de onde o judas perdeu as meias.

Pelo menos já consegui xingar muito (educadamente) em um mail de pesquisa sobre o produto para a HP.

Só faltou chamar a mãe (da HP) de rameira.

[15] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 15:36h

Olá a todos! Muito obrigado por todos comentários até aqui.
Caro Anderson Machado, não precisa pedir desculpas, entendi perfeitamente o seu ponto de vista, eu que peço desculpas à comunidade Ubuntu se em algum momento fui indelicado ao relatar minha experiência, mas como no próprio artigo citei, falei como se fosse um cliente da Canonical, nesse momento precisamos ser imparciais.
As discuções aqui no VOL nesses ultimos tempos estão tomando rumos muito hostis, mais uma vez agradeço a todos que contribuiram com suas experiências, que deram mais certo que a minha ou a mesma da minha.
Vamos continuar com este espírito de colaboração sem demagogia, esta versão do Ubuntu se mostrou instável no meu Hardware. Estou com o Fedora Werewolf 64bits, que até agora tem se encaixado perfeitamente com minha máquina.

Abraço à todos.

[16] Comentário enviado por removido em 14/11/2007 - 15:52h

Eu não estou bravo não amigo, nem tampouco sou xiita, uso slackware no serviço, e ubuntu 7.04 em casa, dentre outras distros...

Testei o 7.10 e realmente ví um monte de problemas, vários mesmo.

Se funciona no seu, e não no de outro, o que quer dizer? que está instável, precisa de melhorias, o 7.04 não causou tantos problemas assim.

O problema é que sempre levam pro lado pessoal.

É a clássica história, falou da distro, pronto, é pior que xingar a mãe...

PS. já testei o 7.10 em 3 máquinas completamente diferentes, e cada uma apresentou pequenos probleminhas diferentes, já o 7.04 funciona legal.

[17] Comentário enviado por Kondor-rj em 15/11/2007 - 18:43h

No meu caso, foi o compiz que congelava. Melhor esperar usando o Feisty.

[18] Comentário enviado por arthurrlm em 16/11/2007 - 12:46h

norasodan,

Não teve jeito aqui. Não roda nem rezando! Meu notebook é o Pavilion DV6110BR
Acabei de testar o Fedora 8 aqui e também não rodou. Você usou algum comando especial pra iniciar?

Vlw!

[19] Comentário enviado por pauloaalves em 16/11/2007 - 14:28h

Srs.

Finalmente consegui. Instalei o Debian Etch Stable e ele está funcionando quase que perfeitamente. Faltou o controle de volume e brilho, a tela fica somente como se tivesse desconectado a fonte...

Qual foi a mágica? Depois de pelo menos umas 10 tentativas... Dessa vez eu instalei o LILO. Essa foi a unica mudança significativa, pois antes só tinha instalado o GRUB.

Existe alguma informação elevante a mais que posso passar aos srs.?

Por ser muito novato no assunto não saberia procurar detalhes, inclusive se alguem sabe como fazer a tela brilhar... mande a dica!

!!!

[20] Comentário enviado por pauloaalves em 17/11/2007 - 00:35h

Ops: Informação Relevante. A unica coisa que queremos elevar aqui é a profunda sabedoria Linuxista.

E então... É isso.

!!!

[21] Comentário enviado por nicolo em 21/11/2007 - 20:25h

Depois do feisty fawn a Canonical está chocando todos com os problemas do gutsy. Testei o gutsy, continuo com o feisty a esperada próxima edição.
De qualquer maneira, grande artigo.

[22] Comentário enviado por smaska em 27/11/2007 - 20:31h

Bem, no meu Toshiba A25-S207, o Live CD do Ubuntu 7.10 funcionou fácil colocando a opção vga=771.. Instalou bonito no HD. Já o Live CD do Xubuntu entrou de prima sem nenhuma opção adicional.

Estou adorando o Gutsy, mas não vou discordar de quem diz que está ruim, porque cheguei agora. Não conheço as versões anteriores. :-) Estou quase deletando a partição Ruindows do HD. Falta pouco...

[23] Comentário enviado por removido em 28/11/2007 - 18:58h

o pessoal ta discutindo se ta ruim ou nao ta, ou se quem ta falando que ta legal ta criticando o artigo etc...

eu acho que o vivaolinux sempre abriu as portas pra quem quisesse se manifestar de forma educada, entao aqui vai:

tenho um hp zd7020US e instalei o Ubuntu Gutsy... rodou como uma luva, sem bugs ou instabilidade... fez jus ao que o site garantia!

[24] Comentário enviado por percival em 09/12/2007 - 21:06h

Parabéns pelo artigo, amigo. Além do mais, você é bem humorado, e é o que precisamos por aqui.

Acabei de adquirir um Note deste e já vou colocar suas dicas em prática.

Até mais.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts