As melhores ferramentas de colaboração para Linux

Programas de colaboração, são grandes armas para as empresas criarem interação entre seus funcionários nas atividades desenvolvidas. Aqui, você conhece as melhores opções para que a interação seja mais completa e o desempenho do trabalho seja melhor.

[ Hits: 8.400 ]

Por: Marina Proença em 21/05/2015


Ferramentas



Programas de colaboração, são a grande arma para as empresas criarem interação entre seus funcionários nas atividades desenvolvidas. Hoje, a maioria dos groupwares on-line é para o sistema operacional Windows, da Microsoft, mas as empresas têm criado opções para quem utiliza o Linux.

O software livre utilizado em empresas e escolas tem, ao menos, cinco boas opções para que a interação seja mais completa e o desempenho do trabalho seja melhor. Vamos a elas.

eGroupWare

Projetado para ambientes corporativos, ele é baseado na web e utiliza ferramentas de groupware. Você pode hospedar aplicativos dedicados às atividades da empresa, calendário, agenda, gerenciamento dos projetos, contas de e-mail e a parte financeira, como contabilidade e inventário.

Como boa parte dos programas desenvolvidos para Linux, ele também utiliza o GNU GPL, em que você pode criar e gerenciar os projetos que quiser. Nas versões mais atualizadas, dispositivos móveis podem ser sincronizados com o programa, o que facilita ainda mais o trabalho.

Zimbra

Esta ferramenta desenvolvida pela empresa de mesmo nome, tem como base a troca de e-mails e o controle de agenda do grupo. Além disso, o serviço traz controle total e seguro de arquivos e dados trocados entre os colaboradores.

O Zimbra também é compatível com dispositivos móveis, dando a possibilidade de você trabalhar com seu smartphone ou tablet, tendo acesso a todas as informações de que precisar.

Horde

O Horde é uma suíte colaborativa open source. Considerado um enterprise ready, ele auxilia no controle de atividades e calendário. Além disso, você pode utilizar os serviços no mobile, ter compartilhamentos públicos e específicos, recursos ilimitados para cada usuário e possibilidade de perfis de administrador e de usuários simples.

Fora isso, o calendário é sincronizado ao e-mail, enviando notificações para reuniões marcadas e um sistema de busca para que o que foi dito ou compartilhado, seja encontrado de forma fácil.

Citadel

Um dos melhores sistemas de groupware e talvez o melhor para Linux, ele não perde em nada para os aplicativos de colaboração para outros operacionais. Seu sistema é um dos mais limpos e o funcionamento é muito fluido.

Ele traz funções de controle de e-mail, chat, calendário, sumário e controle individual das atividades, anotações e sincronização dos calendários.

Expresso Livre

Ele é um produto completo para as atividades do escritório. Unifica a caixa de e-mail, calendário, agenda, catálogo de endereços, chat e um workflow muito funcional. Suas principais características são o baixo preço e a alta escalabilidade.

Além disso, tem suporte mobile, o que facilita o acesso de todos da equipe. No site você encontra toda a lista de empresas que utilizam o serviço, mostrando a confiabilidade e procedência do que eles entregam ao usuário.

Se você tiver outras sugestões de ferramentas colaborativas ou experiência com alguma das citadas, conte para a gente nos comentários. A comunidade Linux cresce com o compartilhamento de experiências e dicas sobre como melhorar ainda mais o funcionamento dos aplicativos.

Fiquem atentos para mais novidades do mundo Linux e até a próxima.

Este texto é uma contribuição do Bondfaro para o Viva o Linux.

   

Páginas do artigo
   1. Ferramentas
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Moodle no Debian

Instalação Apache + PHP + phpMyAdmin + MySQL no Arch Linux

CUPS + Jasmine (gerenciador de impressões e relatórios de impressão)

Trazendo toda a usabilidade do GNOME 2 para o GNOME 3 do Ubuntu 11.10

VPS - Tutorial - Crie seu servidor

  
Comentários
[1] Comentário enviado por spylinux em 21/05/2015 - 14:57h

Um que costumo usar, e acho excelente, é o FengOffice (antigo openGoo), é um gerenciador de tarefas, projetos, versões, com cadastro de empresas, contatos, links, anotações, agenda, calendário, tem webmail, enfim, é feito em php/mysql, tem a versão paga(com suporte) e a opensource. Recomendo a todos darem uma olhada, é um sistema muito completo e funcional.

http://www.fengoffice.com/web/
Para baixar a versão opensource, desça até o rodapé da página para ver o link OpenSource.

[]'s
spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org

[2] Comentário enviado por erisrjr em 21/05/2015 - 17:34h

Legal, o ZImbra possui muitos recursos, ja o Citadel eu não conhecia.
------------------------------------------------------
¿? -> keyboard Error: No Keyboard Present, PRESS F1 to continue.

[3] Comentário enviado por Ghroll em 22/05/2015 - 19:59h

Muito interessante.
Gostei!


[4] Comentário enviado por justem007 em 27/05/2015 - 19:40h

Ótimas dicas, vou testar e colocar aqui no servidor que estou criando para trabalhar em rede. O linux e o grande motivo de estar sempre me empenhando a busca de conhecimento ....

[5] Comentário enviado por MarcosNinja em 27/05/2015 - 22:13h

Muito bom obrigado!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts