O Wine as avessas: como rodar o Linux no Windows 10

Desde julho de 2017 o aplicativo "Ubuntu on Windows" entrou na Windows Store. Nesse artigo exploraremos melhor todas as possibilidades que esse aplicativo tem a oferecer, tanto para usuários do Windows, quanto de Linux.

[ Hits: 3.422 ]

Por: Silas Henrique em 20/07/2018 | Blog: https://silash35.github.io


Primeiros contatos e como utilizar programas gráficos



Recomendo que o primeiro comando executado seja:

sudo apt update && sudo apt upgrade

que irá atualizar os repositórios e o sistema.

Logo nesses 2 comandos, nota-se que a versão do Ubuntu utilizada é a Ubuntu 16.04 LTS Xenial Xerus e que existem diversos pacotes para atualizar. No meu computador esse comando demorou um tempo considerável e às vezes demorava muito para instalar um pacote simples como uma dependência Lib.
Outra característica importante que pode ajudar muito aos desenvolvedores é a localização da pasta raiz do sistema Ubuntu.
Foram testados vários programas que não necessitam de interface gráfica, como o Vim, Lynx, nano etc. Todos funcionaram perfeitamente bem. Aliás, o Vim e o nano já vem previamente instalados, diferente de compiladores com GCC e o G++.
Infelizmente uma interface gráfica não é suportada oficialmente pelo aplicativo Ubuntu on Windows, porém o Windows é conhecido por ser o sistema operacional em que tudo é possível com um pouco de gambiarra (diferente dos baseados em Linux, em que modificar o sistema é permitido e incentivado, portanto quaisquer modificações não são consideradas gambiarras).

Tentei instalar o gerenciador de janelas Fluxbox, a interface gráfica LXDE e até o X.org pelo APT, eles até instalavam, porém não iniciavam de jeito nenhum. A única maneira de fazer isso funcionar seria portar o X server para Windows.

Para minha surpresa, após pesquisar um pouco, descobri que já existe um aplicativo chamado Xming que pode ser baixado pelo link oficial do desenvolvedor:
e instalado pelo método NNF:
Após a instalação, rode o comando pelo terminal Ubuntu:

export DISPLAY=:0

e assim você poderá rodar programas gráficos normalmente (na imagem abaixo eu testei com o xfce4-terminal, que abriu sem problemas:
Em programas mais complexos, como o gnome-system-monitor, podem ocorrer instabilidades, porém no meu computador funcionou normalmente (menos a função de medir o uso do HD, memória RAM, swap, processador e rede).

Infelizmente não é possível rodar um gerenciador de janelas como o Fluxbox, porém é completamente possível rodar interfaces gráficas inteiras como o LXDE, XFCE, Unity etc.

Conclusão

O aplicativo Ubuntu on Windows foi criado especialmente para desenvolvedores, que podem ajudar em uma maior integração do Windows e Linux, facilitando o desenvolvimento de aplicativos para Linux pelo Windows. Mas essa aplicação abre também um mundo de possibilidades para experimentar e ver até onde é possível chegar!

Não é mais necessário formatar o PC pra ver o que o terminal Linux pode oferecer, talvez esse aplicativo sirva de porta de entrada para que usuários Windows venham conhecer o Linux, mas também pode afastar os desinformados que talvez achem que todo sistema operacional baseado em Linux seja somente um terminal super difícil e complicado.

Como esse aplicativo pode afetar o os outros sistemas operacionais,somente o futuro dirá!

Este artigo não seria possível sem as informações contidas neste link: Como Instalar o Ubuntu Dentro do Windows 10 e Rodar Aplicações do Linux no Windows – Cleuber.com.br

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. A instalação do Windows 10 e configuração do Ubuntu
   2. Primeiros contatos e como utilizar programas gráficos
Outros artigos deste autor

Arch + Repositórios do Manjaro - Monarch

Leitura recomendada

Monitorando seu servidor Jabber

Mono e C# (parte 1)

Formatando texto no Open Office

Wine, Steam e programas do Windows, no Linux

Criando máquinas virtuais e utilizando o VMWare-Player

  
Comentários
[1] Comentário enviado por joao henrique em 19/09/2018 - 09:41h

Excelente tutorial.

Eu rodei a parte gráfica com este tutorial.
https://www.youtube.com/watch?v=kH9mHDjXyZA
Eu adaptei o script assim
apt-get update
apt-get dist-upgrade -y --force-yes
apt-get --yes --force-yes install lxde xorg xrdp
sed -i 's/port=3389/port=3390/g' /etc/xrdp/xrdp.ini



No Windows abri o executar, e dei o comando.

mstsc /v localhost:3390


Contribuir com comentário