Netbooks, que distro usar?

Netbooks valem a pena? Que distro devo usar? Qual interface gráfica, Gnome ou KDE?

[ Hits: 19.539 ]

Por: Gustavo Kuklinski em 13/08/2010 | Blog: http://kuklinski.com.br


Introdução



Com o tempo o mundo está ficando cada vez mais portável, e a internet cada vez mais acessível, então porque não utilizar uma pequena máquina que realize quase todas nossas funções do dia-a-dia? Porque não ter um netbook?

A pouco tempo estou vendo que grandes empresas como Canonical (Ubuntu) estão portado seu sistema operacional para esses queridos pequenos que já dominam praticamente o mundo com sua versatilidade.

A seguir, algumas perguntas e respostas simples, que sempre me deparo com pessoas que estão estrando no mundo o Linux e tem um netbook, mas acabam tendo medo de trocar o sistema operacional por incompatibilidade de hardware.

Netbooks valem a pena?

- A resposta é clara, sim, por serem máquinas pequenas, são bem poderosas e conseguem atender bem a vontade de todos os usuários.

Posso usar um netbook como computador principal?

- Essa pergunta gera muita polêmica, já que depende de usuário para usuário (mas eles não foram feitos para isso)

Ele roda Linux?

- Assim como em um notebook ou Desktop, sim claro que roda! :)

Só posso usar a distro designada para netbook?

- Não, Não... por isso estou aqui para te ajudar nessa discussão. :)

Que distro usar? (Port para netbooks)

Como netbooks tem uma telinha pequena (de 7" até 10.2"), as distros portadas costumam ter um menu bem grande com botões. Primeiramente vou seguir a lista de distros feitas especialmente para eles. =)

Ubuntu Netbook Remix

Essa é a mais falada de todas, por sua simplicidade e só pelo nome, Ubuntu já gera um som de "sou iniciante, tenho que usá-lo" (hehe, comecei por ele, mas na versão Desktop).

Tem um menu bem grande, bonito, elegante e de fácil acesso para os novatos. O tempo de boot é rápido, já que foi totalmente otimizado para esse tipo de processador (Intel Atom), excelente para quem quer um sistema simples e bem a mão, para iniciantes quanto experientes.

Site do projeto: http://www.ubuntu.com/netbook

Kubuntu Netbook Edition

A beleza do KDE de uma maneira muito mais leve, essa é a aposta da equipe do Kubuntu, compatibilidade semelhante ao do Ubuntu (bibliotecas QT / GTK+).

Site do projeto: https://wiki.kubuntu.org/kubuntu/netbook

Jolicloud

Bem interessante, seque o mesmo princípio do UNR, menus grandes e de fácil acesso, mas o Jolicloud está mais ligado no Cloud-Computing e redes sociais, contém um menu com ícones de acesso rápido para cada atividade (na Internet, claro).

Site do projeto: http://www.jolicloud.com/

Google Chrome OS

A aposta do Google baseada no navegador Google Chrome (em design) e no Chromium, ainda não há data para lançamento, mas aparenta ser um projeto bem promissor.

Carece de fontes, mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Chrome_OS

Que distro usar? (versão Desktop em netbooks)

Bom, os netbooks não tem apenas sistemas operacionais para eles, como por padrão a maioria vem com Windows Vista/7 Starter (que não é algo tão inteligente), também podemos instalar uma distro Desktop nos pequenos adaptando ela para melhor uso, novamente: variando de usuário para usuário.

Interface gráfica - avaliação:
  • Gnome: Rodou perfeitamente, sem lentidão ou travamentos.
  • KDE: Funciona, às vezes trava no menu Kick-Off e alguns Widgets param de responder (não recomendo utilizar distros que mantenham KDE por padrão em seu netbook.

Consideração final: recomendo utilizar Gnome.

Ubuntu

Se você quer algo mais ágil e simples, Ubuntu Desktop também atende seu pedido, os netbooks suportam o Compiz-Fusion muito bem.

Arch Linux

O mais interessante de se utilizar em um netbook, configuração simples (nem tanto, demorei 3 dias no meu pela primeira vez :P). O interessante do Arch é instalar apenas o necessário fundamental se adequando ao usuário aos poucos. Uma boa dica é seguir os passos do "Mamãe quero Arch" e ir consultado o Wiki oficial.

Debian Lenny/Squeeze
  • Lenny - Os netbooks costumam vir com placas wireless RTL8187SE (o driver do kernel é rtl8180), caso você seja usuário de primeira viagem, recomendo Ubuntu ou uma boa leitura no Wiki de como recompilar o driver para kernel 2.26.32. Tive problemas com Compiz (travamentos).
  • Squeeze - Reconheceu tudo perfeitamente, Gnome + Compiz em completa harmonia, uma distro Desktop perfeita para seu netbook.

Este é meu primeiro artigo, espero que gostem - Viva o Linux!

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

É o Linux somente para especialistas?

Introdução ao Protocolo Internet - IP

Abrir o código fonte?

Software Livre e a liberdade de aprender

KISS vs. HUG

  
Comentários
[1] Comentário enviado por baza em 13/08/2010 - 07:08h

Só mais uma sugestão. Tenho um Notebook e um Netbook. Instalei em ambos a MandrivaOne 2010 Spring e funciona perfeitamente. Em ambos os casos uso o KDE. A única coisa que recomendo é quando você for comprar um notebook ou netbook verificar a placa WiFi e pesquisar se existem drivers para LINUX. Evite também os componentes VIA.

[2] Comentário enviado por nefa em 13/08/2010 - 08:08h

Os netbooks da Asus eeePC vem com o linux Xandros
um sistema básico mas com muitas funcionalidades
acredito que também possa se instalado em qualquer netbook também

[3] Comentário enviado por projeto_cem em 13/08/2010 - 08:15h

Eu uso e recomendo usar Linux computadores portáteis, eu sou usuário Ubuntu e estou gostando muito, apesar de adorar o KDE, mas o Gnome é muito leve e bonito também.

Eu também recomendo evitar comprar produtos VIA (principalmente placas de vídeo), por que o meu computador tem o Áudio e Vídeo VIA e só funciona o VESA com o Xorg configurado na mão...o áudio até que funciona bem...=D

[4] Comentário enviado por Lisandro em 13/08/2010 - 09:02h

Vou dizer que testei uma dezena de distros no Netbook, inclusive escrevi um artigo sobre uma delas:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Easy-Peasy-1.5-Linux-para-Netbooks/
Mas hoje estou convencido de que a melhor distro pra rodar no Netbook é a Linux Mint usando Gnome:
http://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Gnome-Netbook-Conky-e-Docky/
Experimente!
É muito boa.

[5] Comentário enviado por hckngfrost em 13/08/2010 - 09:28h

A Empresa que trabalho disponibilizou o note pra mim com o (r)windowsXP, que no mesmo dia foi formatado e instalei o Ubuntu10.04
É notavel a mudança no desempenho, por incrivel que pareça o note é mais solto, mesmo com todos efeitos graficos do Compiz, o note não trava nem fica pesado, ao contrario dos outros nots dos amigos de trabalho que ainda continuam com o XP.
O mais engraçado é quando em meio a alguma reunião, de repente vem a reclamação ( ESSA MERDA DE NOTEBOOK TRAVOU )... RSRSRS.

So tive problema com o BackTrack, pois não conseguir fazer funcionar a wireless...

mas po outro lado, não há contras, só pros...

[6] Comentário enviado por clodoaldops em 13/08/2010 - 10:39h

Faltou o EASYPEASY derivada do UNR já pronta p/ uso com alguns programas extras como o Skype e Picasa.

[7] Comentário enviado por pinduvoz em 13/08/2010 - 14:38h

Boa estréia, Gustavo.

Há boas distros para a grande maioria dos netbooks, até porque o chipset inicialmente usado para o Intel Atom já foi "absorvido" pela comunidade de desenvolvedores. Portanto, a escolha de uma distro para netbook não é mais em relação ao "funciona", tal como era há um ou dois anos atrás.

Eu hoje uso o Ubuntu 10.04 em duas versões customizadas no meu Acer Aspire One: 1) com Gnome, apenas um painel, AWN e GlobalMenu (ganho espaço vertical com os dois últimos); 2) com OpenBox, LXpannel e Wbar (fica um foguete e economiza bateria). Em ambas uso o Google Chrome para navegar na Internet (talvez isso mude com a chegada do Firefox 4, que me pareceu bem mais leve do que o 3).

As duas versões estão em screenshots que eu postei aqui no VOL.

[8] Comentário enviado por removido em 13/08/2010 - 15:20h

Bom,
Estou para comprar num netbook e vou instalar o arch com openbox :)

[9] Comentário enviado por cirofsouza em 13/08/2010 - 21:06h

Uso Slackware no meu HP Pavillion 2200 e funciona super bem.
A maior "dificuldade" foi a placa de rede wireless, mas o resto ficou supimpa!!!

[10] Comentário enviado por marcelo linus em 14/08/2010 - 02:43h

eu uso o ubuntu no meu hp pavilion dv 1000, ate agora nao tenho nada a reclamar, roda muito leve, nao trava.!!!

[11] Comentário enviado por removido em 14/08/2010 - 17:59h

Não é qualquer netbook que roda compiz fusion,tem que ter placa de vídeo 3D,como a Gforce ou ATI radeon,a placa de vídeo da SiS não roda o compiz fusion.

[12] Comentário enviado por pinduvoz em 14/08/2010 - 19:15h

Não conheço nenhum netbook com placa da SIS.

Há alguns com placa da VIA e que que não usam o Intel Atom, processador padrão para netbooks. E os que usam o Intel Atom usam chipset integral Intel, incluindo vídeo.

Acho que foi por isso que o Gustavo afirmou que os netbooks suportam o Compiz, pois as exceções seriam os com chipset Intel "poulsbo" (= Intel GMA500) e VIA.

[13] Comentário enviado por rcsmanaus em 14/08/2010 - 22:07h

Em meu note ACER ASPIRE 5542 uso UBUNTU e o unico drive que tive que instalar foi a placa de video da ATI, fora isso ele intalou tudo pra mim.

[14] Comentário enviado por dbahiaz em 15/08/2010 - 17:30h

Sei não, mais essa historia de qual devo usar é relativo, eu acho que tudo é questão de comprar o equipamento correto, existe muitos netbooks e notebooks, com hardwares de diferentes fabricantes, uns são bem suportados pelo Linux outros nem tanto, sendo assim qualquer distro suportará, desde que bem configurada! Por a sugestão ideal é que verifique se o equipamento pretendido tem hardware suportado pela distro que deseja usar, confesso que ninguém se preocupa com isso, mais é um bom conselho. Não podemos ter como regra que a Distro boa é essa ou aquela, pra mim é mais falta de informação.

Outra duvida é, onde foi que está escrito que notebooks não foram feitos para ser computador principal? Qual a restrição?
Será que joguei dinheiro fora usando meu note 100% a 2 anos?

Sinceramente não entendi!

[15] Comentário enviado por doradu em 17/08/2010 - 13:52h

q tal o Lupu 5.1?

[16] Comentário enviado por renato_pacheco em 18/08/2010 - 11:44h

Heheheh! Comprei meu netbook da Asus EeePC 1005HA. Veio com a porcaria do Windows 7 Starter. Tratei d removê-lo. Instalei o Backtrack 4 e o Ubuntu 10.04. Os dois estão em dual-boot e funcionam todos os recursos (exceto pelo Backtrack q as teclas Fn não funfam muito bem, era d se esperar, mas wireless está ok).

[17] Comentário enviado por Slacker em 20/08/2010 - 16:49h

Uso Slackware 13.1 no meu netbook Philco PHN 10001 e não precisei fazer nenhum tipo de configuração pós instalação, nem para o wifi. A única coisa que configurei foi o inittab para iniciar em modo gráfico com o XFCE. Roda perfeito, estabilíssimo rapidão.

[18] Comentário enviado por uilianries em 20/08/2010 - 19:36h

Eu utilizava Ubuntu 10.04, rodou legal, compacto. Meu note não forte, 1.GHz no clock do processador e 2GB de RAM DDRII. Atualmente estou usando Mint, ele é mais leve pra carregar o boot, apresenta maior incompatibilidade em questão de hardware, o Ubuntu me parece servir melhor neste ponto. Usei o Fedora 13 por um tempo, mas tive um grande problema quanto aos drives que combinaram de primeira, tive que fazer funcionar na mão. Creio o Ubuntu seja a melhor disstro nesse ponto de Notebook.

[19] Comentário enviado por lessandro.btu em 23/08/2010 - 09:08h

Utilizo o Ubuntu remix no net asus com processador celeron, e funciona perfeito som rede sem fio até as funções de scren na tela, perfeito melhor que ruindows starter do sevem, com o fusion intalado consome em media 400 mb de ram, que maravilha...... sugiro ACER aspire 1410 bom e barato e com boa manutenção de hardware, pode confiar.....

[20] Comentário enviado por marcelo linus em 24/08/2010 - 09:23h

tenho um hp pavilion dv 1000, gostaria de saber se essa notbook vale a pena, pois hp tem má fama, por esquentarem de mais e torrar o chipset. algum entendido do assunto aí, poderia me ajudar.

[21] Comentário enviado por US_Eagle em 24/08/2010 - 18:03h

No meu Netbook Acer, utilizo o Ubuntu Netbook Remix, cara muito legal, não troco por nada,
Ubuntu sempre inovando.... Vlws galera!!!

[22] Comentário enviado por d1060 em 25/08/2010 - 10:21h

Eu acho que faltou falar do Suse Linux, ´e uma distro bem poderosa e com muito suporte.
Bastante estável e com o yast que é uma mao na roda pra quem é iniciante sem tirar a liberdade de quem já tem alguma experiencia.
O kde 4.4 tem uma coisa legal que é uma atividade de área de trabalho própria para netbooks, bem interessante dar uma olhada, Abs.

[23] Comentário enviado por barklome em 01/09/2010 - 11:34h

se eu tivesse um net queria o Slackware =D rsrsrs

Ótimo artigo !

[24] Comentário enviado por kommers em 01/09/2010 - 22:51h

tenho um eeepc 1101ha com ubuntu 10.04. funciona praticamente tudo, inclusive a GMA 500 (poulsbo) está funcionando com direito a 3d. a unica coisa que não consegui fazer funcionar é o ACPI, que por conta disso a bateria dura menos e as teclas FN não funcionam direito

[25] Comentário enviado por removido em 17/09/2010 - 15:31h

Acabei de instalar o arch com gnome em um netbook
Ta tudo funcionado.. o/

[26] Comentário enviado por Morgana Lessa em 24/11/2010 - 02:44h

Olá Gustavo! sei de vc pois uma amiga faz curso na barra com vc..bom gostaria de comprar um note e preciso de uma boa indicação sua..pode me passar seu
cel ou mail pra gente se comunicar?
ou pelo meu mail secundario--> [email protected]
Vlw!Claudinha

[27] Comentário enviado por tosca em 16/01/2011 - 00:06h

já ví um professor de informática por o Android nun netebook, só para ver a aberração que ficou parecia um smartphone com tela de 8" faltou o chip da operadora para fazer ligações e se tiver corragem sair com ele no ouvido e falando! KKKK Como colocou nem sei, ele foi para São Paulo e nunca mais o ví. O princípio de um Netebook é acesso a internet, apesar que muitos arrependem-se de adquirir pois crescem no uso, e na maioria dos netes vendidos a preço bom vem com o Aton(lixo, pior que meu celeron) Veja só se é simples por 3g e se nessa distribuição há recursos interresante para navegação, muitos usuários windows que conheço compraram netes com linux e me perguntaram no linux põe o Firefox? Disse meio irônico o Explore que não é! Eles gostaram bastante 0 vírus, porém nem todo site carrega bem no linux, falta conectividade uma vez que eram acostumados ao windows, nada de grave isso se acostuma!

[28] Comentário enviado por devauxcl em 21/12/2012 - 08:19h

Tem também o xPUD,essa distro é leve e possui ícones grandes.Outra para netbook é o Leenux,essa é parecida com o Ubuntu (Unity)

[29] Comentário enviado por m_lemmi em 18/02/2019 - 12:50h

estou com puppy linux num netbook panasonic bem limitado (512mb ram) e nao consigo assistir youtube. aparentemente o navegador esta desatualizado. o problema eh que nao sei como instalar outro. o seamonkey abre a pagina(pelo menos isso) mas nao carrega a imagem.
alguem me ajuda a atualizar isso?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts