Linguagens de programação: o que são e quais existem?

Neste artigo, pretendo explicar o que é uma linguagem de programação e fazer uma breve apresentação sobre cada uma das linguagens mais populares.

[ Hits: 4.715 ]

Por: - em 17/12/2018


Linguagens interpretadas



As ditas linguagens interpretadas integram as de altíssimo nível, onde a programação aproximou-se ainda mais do ser humano. Esse tipo de linguagem usa de um programa denominado interpretador, para que suas instruções sejam realizadas. Funciona desta maneira: um arquivo é escrito e o interpretador é um programa, escrito geralmente em alguma linguagem compilada, que "interpreta" linha a linha os comandos para informar ao hardware o que deve ser feito. É como se o programador fosse o dono de uma empresa, e o interpretador um funcionário que está encarregado de trazer as ordens aos demais funcionários. Isso acaba fazendo com que esses programas sejam mais lentos comparados com os escritos em linguagens compiladas ou em Assembly.

Por incrível que pareça, um interpretador pode ser escrito em uma linguagem interpretada também, porém, ele provavelmente não será tão eficiente quanto o de uma compilada. Basta pensar no jogo telefone sem fio: à medida que o número de participantes cresce, as informações tendem a ser distorcidas ou perdidas no decorrer do jogo. Isso é apenas um exemplo sutil.

Basta apenas que um computador, não importando o sistema operacional nem a arquitetura, tenha o interpretador da linguagem instalado e configurado para que seus programas sejam executados sem ou com poucos problemas de compatibilidade. A portabilidade aumentou bastante ao ser comparada com linguagens compiladas.

Uma das opções interessantes que linguagens interpretadas fornecem aos programadores é a existência de um shell, onde você entra com um comando, e o interpretador já o executa, sem necessidade de ter que escrever um arquivo.

Alguns exemplos.

SHELL DO LINUX

Sim, bash, zsh, fish e tantos outros shells podem ser considerados como linguagens interpretadas.

O Linux traz uma interface de comandos bem direta, com comandos úteis e diretos que possibilitam o uso de parâmetros, opções e curingas, além de existir também conceitos bem recorrentes em programação, como variáveis, estruturas condicionais, aritméticas e de repetição.

LINGUAGENS JAVASCRIPT E PHP

Ao pensar nessas duas linguagens, deve-se pensar em programação web, uma vez que o foco de ambas, principalmente a segunda, é justamente esse: desenvolvimento de sistemas na internet. Ao desenvolver o JavaScript no final do ano de 1995, Brendan Eich o projetou para ser uma implementação de recursos no antigo navegador Netscape, como exibição de caixas de diálogo, uso de variáveis e também de cookies. Inicialmente chamava-se Mocha, depois renomeou-se seu nome para LiveScript, e após um acordo com a Sun Microsystems, a linguagem passou a ser conhecida como JavaScript. É uma linguagem de programação client-side, um conceito onde o código é executado na própria máquina do usuário em si.

Já PHP, PHP: Hypertext Preprocessor, desenvolvida também no mesmo ano do JavaScript por Rasmus Lerdorf, é server-side, com o código sendo executado não mais na máquina do usuário, mas sim no servidor que o hospeda. Essa opção o possibilita, principalmente, rodar bancos de dados, que são essenciais para a existência, em sites, de sistemas de fóruns, de notícias, de login, dentre muitos outros.

LINGUAGEM PYTHON

Python surgiu no final do ano de 1991 e foi criado por Guido van Russum, sendo uma linguagem de propósito geral. Com o framework Django, por exemplo, pode-se desenvolver sites, com pygame jogos, com Tkinter, PyGtk e PyQt aplicações gráficas para desktop, dentre muitas outras aplicações.

O nome Python teve origem com o grupo de comédia britânico Monty Python.

LINGUAGEM PERL

Desenvolvida por Larry Wall em 1987, foi feita para tornar os processos de relatório mais fáceis no laboratório de jatos propulsores da NASA. Significa Practical Extraction and Report Language, e há dois slogans: "Existe mais de um jeito de fazer isso" e "Coisas fáceis deviam ser fáceis e coisas difíceis deviam ser possíveis".

LINGUAGEM RUBY

Foi desenvolvida por Yukihiro "Matz" Matsumoto em 1995. Ao planejar o Ruby, Matsumoto usou de conceitos implementados em outras linguagens, como Python e Perl, para criar uma linguagem que fosse poderosa e elegante. Tanto é que ele havia dito: "O Ruby é simples na aparência, mas muito complexo no interior, tal como o corpo humano".

LINGUAGEM LUA

É uma linguagem brasileira e nasceu na universidade PUC-Rio em 1993, sob a liderança de Roberto Ierusalimschy. Quando se trata de jogos, dentre as linguagens interpretadas, Lua é que tem maior uso.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Assembly
   3. Linguagens de compilação
   4. Linguagens interpretadas
Outros artigos deste autor

Apresentando a programação orientada a objetos

Guia de Instalação do Arch Linux

Guia de Instalação do Ubuntu

Guia para iniciantes no Linux

Guia de Instalação do Slackware

Leitura recomendada

Como resolver problemas com o pkg-config

Guia Introdutório do Linux V

JIGDO, atualização de uma imagem .iso

Problemas "bobos" que tive com Sabayon e como resolvê-los

GNU/Linux de bolso - Ubuntu 11.04

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ricardogroetaers em 18/12/2018 - 07:50h

Em linguagem simples deu seu recado sobre linguagem de programação.

[2] Comentário enviado por xerxeslins em 18/12/2018 - 13:14h


Só digo uma coisa: artigo favoritado.

--
"There are lots of Linux users who don't care how the kernel works, but only want to use it. That is a tribute to how good Linux is." - Linus Torvalds


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts