Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer

Neste artigo será demonstrado como instalar e configurar o OpenLDAP, uma implementação de código aberto do protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), amplamente utilizado como solução para centralização de autenticação de usuários e controle de acesso a dados compartilhados na rede, em conjunto com o JXplorer, um front-end gráfico para administração do ambiente, em substituição, principalmente, ao já conhecido phpLDAPadmin. Este artigo aborda a instalação do OpenLDAP no Debian Linux e seus derivados. No entanto, o processo é semelhante para outras distribuições, podendo variar o gerenciador de pacotes ou alguma dependência de pacote. A versão Debian utilizada é a 10.1.0, Kernel 4.19.0.

[ Hits: 3.187 ]

Por: José Moura da Costa em 25/11/2019 | Blog: https://www.linkedin.com/in/josemoura/


Integração: NSS + PAM



Instalada a base de dados do serviço de diretório do OpenLDAP, prossegue-se com a configuração do ambiente. Para que o serviço de autenticação de usuários possa funcionar (e assim se tenha um sistema funcional), se faz necessária a instalação de dois serviços adicionais, ao que é conhecido como INTEGRAÇÃO.

Esses serviços são o NSS (pacote libnss-ldap) e PAM (pacote libpam-ldap). Em um ambiente de rede Linux/Unix a integração permite que os serviços NSS/PAM busquem informações de autenticação na árvore de diretórios, isto é, a base de dados do LDAP.

NSS - O NSS ou Name Service Switch é um serviço encarregado de realizar pesquisas em diferentes bases de dados para resolução de nomes, como arquivos de configuração locais (/etc/passwd, /etc/group e /etc/hosts), DNS, o Serviço de Informação de Rede (NIS) e o próprio LDAP. Ele é utilizado por outros serviços (uma máquina cliente ou uma aplicação) para consulta de informações de usuários e grupos, entre outras informações da rede. Um exemplo de cliente do NSS é o "ls" e o "id". O arquivo de configuração é normalmente econcontrado em "/etc/nsswitch.conf".

PAM - O PAM (Pluggable Authentication Modules) é um conjunto de bibliotecas/funções responsável por fornecer um serviço de autenticação centralizada de usuários. Imagine a seguinte situação: o ambiente de uma empresa XYZ possoui 200 estações de trabalho. Sem o serviço de autenticação do PAM, diante da necessidade de criação de um novo usuário para um colaborador recém contratado, seria necessário que o administrador logasse em cada uma das 200 estações e criasse uma conta de usuário local para uso do funcionário. Em caso de troca da senha, a situação se repetiria. A autenticação via PAM permite que toda a gestão de contas e grupos de usuário seja centralizada na base LDAP, dispensando o uso de contas de usuário locais.

Instalando e Configurando o NSS

O NSS será utilizado para definir ou obter informações da base de dados do LDAP. Para utilizar o LDAP como fonte de dados do NSS, é necessária a instalação do pacote "libnss-ldap".

sudo apt-get install ldap-client libnss-ldapsu

A configuração do pacote "libnss-ldap" iniciará automaticamente. Caso isso não aconteça, ou caso seja necessário repetir o processo depois, basta utilizar o comando:

sudo dpkg-reconfigure libnss-ldap

A primeira ação a fazer, é indicar o endereço do servidor LDAP. Pode-se utilizar o FQDN, ou endereço IP do servidor. A escolha do endereço IP traz a vantagem de o serviço NSS não ser prejudicado em caso de falha no serviço de resolução de nomes, DNS.
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
Em seguida, deve-se informar a raiz do diretório. Neste exemplo há dois componentes de domínio (DC): "segredes" e "local" (segredes.local).
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
A versão 3 do LDAP deve ser escolhida:
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
Aqui deve-se escolher qual conta será utilizada para as solicitações NSS com privilégios root. A conta escolhida deve permissão de acesso aos atributos contidos na árvore de diretórios:
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
Inserir a senha da conta de administrador do LDAP:
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
O programa de instalação informa que a configuração do arquivo /etc/nsswitch.conf deve ser feita manualmente (o que faremos mais adiante).
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
Na tela seguinte, a menos que pasta /etc esteja montada em uma unidade NFS, escolha a opção "Sim":
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
A base de dados não necessita autenticação para leitura:
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
Informe a conta administrativa do LDAP:
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer

Configurando o /etc/nsswitch.conf

Para que o NSS utilize o módulo "libsnss-ldap", utilizando assim a base de dados LDAP como fonte de pesquisa, é preciso configurar manualmente o arquivo /etc/nsswitch.conf. Devemos adicionar o módulo ldap como fonte de pesquisa para as bases "passwd", "group" e "shadow".

# vi /etc/nsswitch.conf
Linux: Introdução ao OpenLDAP com o JXplorer
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Integração: NSS + PAM
   3. Configurando o PAM
   4. Instalando o Easy-RSA
   5. Ambiente Gráfico
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalação do Debian 3.1r2 Sarge como servidor

KRPMBuilder - Criação fácil de RPMs

Howto de Compilação com Slackbuilds

CruxPorts4Slack - O ports para Slackware

Emacs - Poderoso ambiente de trabalho

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts