Instalar/habilitar o Linux nativo dentro do Windows com WSL (Windows Subsystem for Linux - Subsistema do Windows para Linux)

Veremos como instalar uma distribuição Linux dentro do Windows. Tal distribuição vem por padrão desde o Windows 10, sendo que a Microsoft abriu uma janela para o Linux.

[ Hits: 58 ]

Por: Buckminster em 24/11/2025


Instalando



1- Verifique no BIOS da tua placa mãe se a virtualização está habilitada, pois sem a virtualização habilitada não é possível instalar o WSL (Windows Subsystem for Linux - Subsistema do Windows para Linux) porque o WSL é uma virtualização de um sistema Linux dentro do Windows.
Geralmente a virtualização vem habilitada por padrão, mas caso você tenha desabilitado na tua placa mãe, habilite novamente.

2- Habilite a virtualização no Windows:
Aperte as teclas Windows + S > digite "funcionalidades do Wuindows > Ativar ou desativar recursos do Windows e marque/habilite as duas opções: Subsistema do Windows para Linux e Virtual Machine Platform.
Instalando
3- Dentro do Windows, abra o prompt de comando (cmd) como Adminastror.
4- Siga a sequência de figuras.
Instalando
01 - Instale o WSL com o comando "wsl.exe --install". Veja na figura acima que antes foi dado o comando "wsl --list online" e a mensagem disse que o WSL não estava instalado. A distribuição padrão é denotada por '*'.
Instalado o WSL, como é Windows, o popular Janelas, devemos fazer o que está ali: reiniciar depois de instalar o WSL, então, reinicie para que as alterações tenham efeito.
Instalando
02 -Comandos sugeridos no site do Debian para preparar o subsistema. É opcional, mas, neste caso, o que abunda não prejudica.
Execute esses comandos no prompt ou no PowerShell como Adminastror, eles serão responsáveis por instalar complementos para utilizar a virtualização e prepararão o WSL para receber o Linux:

C:\Windows\system32> dism.exe /online /enable-feature /featurename:Microsoft-Windows-Subsystem-Linux /all /norestart

C:\Windows\system32> dism.exe /online /enable-feature /featurename:VirtualMachinePlatform /all /norestart
Reinicie novamente.
Instalando
03- De volta ao sistema depois de reiniciar, abra o prompt como Adminastror e execute "wsl --list --online" para ver uma lista de distribuições disponíveis. Você só pode instalar a sua distribuição querida preferida linda de morrer se ela estiver na lista.
Caso você já tenha o WSL instalado, antes de executar o comando para ver as distribuições disponíveis, execute "wsl --update --web-download" para atualizar seu WSL. Depois de instalado e configurado o Linux no WSL aconselho a executar esse comando periodicamente no Powershel ou no Prompt (cmd) para atualizar o WSL.
Depois execute "wsl --list --online" para exibir as distribuições possíveis.
Compare as figuras 3 e 4 e verá que antes do update veio uma lista e depois do update veio outra lista com mais distribuições.
Instalando
04- Instale o Debian (ou uma distribuição de sua escolha) com o comando "wsl --install -d Debian". A opção "-d" seta o sistema desejado como padrão. Depois a instalação do Kali, por exemplo, os comandos são praticamente os mesmos.
Veja na figura acima que, após o comando de instalação, a mensagem disse que a virtualização está desabilitada, então execute primeiro o comando ali indicado:
> wsl.exe --install --no-distribution

E tente instalar uma distribuição da sua escolha na lista.
Caso repetir a mensagem é porque a virtualização tem de ser habilitada no BIOS da placa mãe. Como fazer isso você encontra fácil pesquisando na internet.
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando
   3. Configurando
   4. Instalação do Kali
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Problema no GRUB no Debian Squeeze 6.0.7 [Resolvido]

Squid - Entendendo um pouco as configurações

Instalação do Comodo Antivirus para Linux (CAVL) resolvendo o problema de dependências

Redes de Computadores · IPtables · Endereços IPs - Explicações básicas

Instalando e Configurando o pgAgent no Linux (pgAdmin e PostgreSQL)

Leitura recomendada

Diferentes áreas de trabalho com diferentes wallpapers

Criação de um repositório (mrepo) - Red Hat e CentOS 5 (com atualização na RHN para RedHat)

Copie/Cole conteúdo do terminal para o X e vice-versa

Esteganografia - Lendo o que os olhos não conseguem ler

Guia de referência do ISOLINUX (parte 2)

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts