Instalando o VMware no Conectiva 10

Neste artigo mostro como instalar o VMware no Conectiva 10. A instalação desse maravilhoso programa tem sido problema em distribuições como a da Conectiva, principalmente por não possuir alguns arquivos que o VMware usa para compilar os módulos de rede, som, vídeo e etc.

[ Hits: 62.659 ]

Por: Jonatas Almeida Brisotti em 30/06/2006


Configurando dispositivos



Agora serão adicionados os discos rígidos. Podem ser adicionados discos SCSI ou IDE. Com o Windows não tive problema com discos SCSI, mas em algumas distribuições, como o próprio Conectiva, por algum motivo, mesmo habilitando o modo linear, após instalado, o Grub não conseguiu dar boot. Isso não me ocorreu nenhuma vez ao selecionar como IDE, e também não se deve notar grandes diferenças já que o meu HD físico é IDE mesmo.

Na opção "Select a Disk" temos as seguintes opções:

Create a new virtual disk - Aqui iremos criar um novo disco virtual. Na verdade o que o VMware fará é criar um arquivo no HD, dentro daquela pasta que você selecionou e dizer ao sistema guest que aquele é o seu HD. Essa opção é muito boa pois não mexe na tabela de partição do HD, fazendo com que você corra o risco de ter que formatá-lo por alguma operação errada que você cometa. Faça o que quiser, pois o sistema guest não terá acesso a nenhum outro ponto de seu file system principal, somente através da rede depois de configurada e de serem montados os compartilhamentos.

Use an existing virtual disk - Selecionando esta opção você pode usar algum arquivo do VMware previamente já criado como disco lógico.

Use a physical disk (for advanced users) - Nesta opção sim você vai poder dar acesso ao HD físico da máquina ao sistema guest podendo formatar, excluir partições e todo o resto. Nunca é demais lembrar, faça um backup se for usar essa opção.

Aqui vou escolher "Create a new virtual disk" dar um "Next" e colocar o HD lógico como IDE, "Next" e aqui você pode definir o tamanho máximo do arquivo de disco lógico. Vou colocar 2 Gigas para poder instalar mais alguns programas no Win2000. O legal é que se a opção "Allocate all disk space now" não for marcada o arquivo que será criado vai ter o tamanho mínimo possível e será expandido conforme a necessidade do sistema guest, 2 Gigas será o tamanho máximo que o disco vai ter, portanto pense antes de colocar um disco pequeno demais para os programas que serão instalados. Essa opção não pode ser alterada depois, o que poderia ser feito é adicionar novos discos ao sistema. Clicamos em "Next", definimos o nome do arquivo que será criado e "Finish".

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Download
   3. A instalação e suas surpresas
   4. Resolvendo os problemas
   5. Criando uma máquina virtual
   6. Configurando a rede
   7. Configurando dispositivos
   8. Instalando o VMware tools
Outros artigos deste autor

Implementando prioridade nos serviços com TOS no Iptables

Como recuperar a senha de root usando uma live distro

Leitura recomendada

Como realizar migração de Windows para Linux em uma empresa

Configurando serviço de FTP no GNU/Linux

Planejando a migração de aplicações comerciais para o Linux/GNU

Qual distribuição Linux devo escolher?

VirtualBox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por thelinux em 30/06/2006 - 11:42h

Bom artigo. Na época que eu precisei usar o vmware, só conseguir depois de compilar o kernel para a versão mais nova.
Parabéns.

[2] Comentário enviado por VEDITO em 05/07/2006 - 14:58h

Otimo artigo, ja usei o vmware no windows mas não foi bom agora ajuda e muito essa orientação.
Parabens.

[3] Comentário enviado por talessad em 11/07/2006 - 10:21h

Otimo artigo, mais tive um problema não encontrei o script linuxprepare-tree.sh no meu conectiva, onde posso encontrar?

valeu

[4] Comentário enviado por jsamuel em 08/09/2006 - 16:13h

aqui no meu Mandriva 2006 tbm nao encontrei

[5] Comentário enviado por mundoguero em 08/09/2006 - 17:05h

O Mandriva segue a estrutura do Mandrake, portanto, não possuí mesmo este script. Agora no Conectiva faltou um nível no diretório que é o /usr/src/linux/linuxprepare-tree.sh.

[6] Comentário enviado por hideoux em 25/02/2007 - 23:00h

olá,
muito bom seu artigo.

gostaria de uma ajuda em relação à configuração do meu acesso à internet, na máquina virtual.

estou rodando o vmware em meu suse. tenho instalado o windows xp no vmware.

minha adsl entra pela eth0 recebendo o ip do moden.
tenho ainda uma eth1.

gostaria de saber como configurar o windows xp no vmware para poder navegar na internet por ele e fazer compartilhamento de arquivos.

já fiz algumas tentativas, mas não sei se o problema é a configuração que tentei ou a quantidade enorme de portas que a Sercomtel bloqueia...

se puder ajudar, ficarei muito grato,

abraço,
hideo

[7] Comentário enviado por qwertyuiop em 13/03/2008 - 13:45h

Boa tarde.
Instalei VMware e o centOS, mas não consigo instalar VMware Tools.
Já instalei através da VM, mas aperece como se não estivesse instaladas.

Se poder ajudar.
Ricardo de Portugal


Contribuir com comentário