Instalando o Linux Fedora 8 no Notebook Positivo v53

Aqui vou falar sobre a instalação do Fedora 8 no Notebook Positivo v53. Tive um problema ao iniciá-lo no modo gráfico e vou compartilhar com vocês esta experiência.

[ Hits: 25.093 ]

Por: Phillip Vieira em 26/05/2008


Instalação



Então vamos lá:

Faça a instalação do Fedora como de costume, porém usando o modo texto (é bem parecido com a gráfica).

Você vai notar que na hora em que estiver configurando as partições e o grub, ele vai te dar a opção de habilitar a opção do LBA2, habilite a mesma.

Quando a instalação for concluída e você reiniciar o seu notebook, irá notar que o Fedora iniciou em modo texto, porém se você precisar iniciar o modo gráfico, basta dar o comando "startx" (sem aspas).

Observações finais

Tudo ótimo, tudo legal certo? Que nada, quando estou no ambiente gráfico, não consigo desligar o Fedora e nem mesmo desligá-lo.

Bom, bastaria voltar ao modo texto e desligá-lo com o comando "halt" (sem aspas) ou com o comando "shutdown -h" (sem aspas). Porém quando volto para o modo texto, simplesmente ele não volta.

Estou pesquisando sobre este problema e espero que a comunidade nos ajude a resolvê-lo.

Agradecimentos

Publiquei este tutorial pois percebi que os proprietários do notebook Positivo V53 estavam sem suporte sobre a instalação do Fedora 8 (pode ser que funcione com outras distros também) e por isso tive tanta pressa em publicá-lo, pois como pesquisei "pacas" sobre como conseguir instalar o Fedora no meu notebook e não obtive sucesso, acho que assim, mesmo com esse errinho do final que teremos que resolver mais adiante, não ficaremos sem o Linux em nosso notebook.

Por favor, se alguém souber como resolver este problema de como desligar o Linux no modo gráfico (tendo em vista que estamos falando de um notebook Positivo V53) distribua a informação e repasse para mim ([email protected]) e por favor, distribua este tutorial, que com certeza irá ajudar outras pessoas.

Vamos nos ajudar para que possamos ter um Linux cada vez melhor!!!

Um abraço a todos e que DEUS nos abençoe!

Phillip de Souza

OBS: Se tiver algum erro no texto, comando, e/ou qualquer outra coisa, favor me avisar através do e-mail citado acima.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Esclarecimentos
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

Recuperando dados do Windows usando um live-CD

Linux e Windows - Prós e Contras

Squid + Iptables - Combinação Infalível

Iptables - Segurança total para sua rede

Samba - Dançando conforme a música

Leitura recomendada

Criando mirror do AVG 7.5 free

Ultimate Boot CD - Um Fantástico "Canivete Suíço" para recuperar seu Linux

A mágica do dc

Compilação distribuída usando o distcc

Monitorando interface IPMI

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 26/05/2008 - 20:54h

este fedora nao funfa no laptop cce info e parece que o problema está no anaconda. tentei com o fc6 e foi normal.

espero que no fc9 este problema chato tenha desaparecido.

[2] Comentário enviado por phrich em 27/05/2008 - 11:51h

Bom... eu testei o live-cd do fedora9 no meu note e não funcionou, ele travou na hora de carregar a parte gráfica.
Posteriormente eu vou testar instalá-lo para ver e posto aqui se funcionou ou não.

[3] Comentário enviado por gilbertosantos em 02/07/2008 - 17:49h

Por favor, alguém sabe que Linux roda bem, inclusive com som, no positivo v56? Obrigado.

[4] Comentário enviado por phrich em 05/07/2008 - 01:19h

Boa noite, eu tenho um v 53, eu testei o live cd do ubuntu 8 e rodou super bem.
Acho q o feodra tem um bug no anaconda ainda não descobri como instalar o feodra 9, só consegui rodar o 8 porém estou testando.
tenta rodar o fedora 8 que no meu funciona legal.
abraços!!!

[5] Comentário enviado por fredscheel em 01/09/2008 - 04:39h

LINUX NO NOTEBOOK

Após experimentar diversas distribuições utilizando "Live-CDs" ou através de instalação, a que melhor funcionou no meu "notebook" foi a Mandriva Linux 2008.1 kernel 2.6.24.4 com KDE3.5.9 e 4 que reconheceu e fez funcionar perfeitamente a problemática placa "wireless" RTL8187. A "webcam" embutida, reconhecida como 0404:0502 ALi (ou Bison) infelizmente não funcionou em nenhuma das distribuições. O leitor de cartões foi reconhecido mas não testei seu funcionamento.

O "notebook" é um Positivo Mobile V146 (Processador Intel Core 2 Duo T5300, 1.73GHz, HD 120GB, 1GB RAM, LCD 14,5, Wireless RTL8187, Webcam embutida, Leitor de cartões ENE), "chipset" VIA. Na verdade esse "note" é um CLEVO (China) modelo M550SE / M540SE de acordo com o BIOS (ou M550SE /M660SE nos diagnósticos). Não existem drivers para Linux nem atualização para o BIOS (que segundo o Linux tem "bugs").

Com o sistema operacional proprietário (W), tudo funciona, inclusive os efeitos 3D da última versão, apesar da limitada placa de vídeo embutida (Via Chrome). É aí que podemos ter uma idéia da dependência a que somos levados pelos monopólios.

Antes que alguém diga que eu poderia ter escolhido um equipamento compatível com o Linux, esclareço que o mesmo me foi presenteado. Aliás, compatibilidade é uma palavra muito utilizada pelo outro sistema.

Sobre a placa de rede "wireless" RTL8187 que muita gente não conseguia fazer funcionar, o problema parece ter sido resolvido com as versões mais recentes do "kernel", embora nos meus testes em algumas distribuições a conexão ainda é instável.

Sds

[6] Comentário enviado por mestevao em 01/09/2009 - 16:03h

Não recomendo os notebooks da Positivo. Eles são péssimos para se instalar o Linux. Só para ter uma idéia na hora de escolher comprar um notebook de baixo custo, fiz uma avaliação com "fabricante" (ou seria re-entiquetadora) Positivo e a nossa velha conhecida CCE. A distro que escolhi foi a última versão do Kubuntu (9.04) e os modelos dos notes foi Positivo V53 e CCE T52c. Ambos possuem o mesmo processador, sendo que o da marca CCE que eu utilizei para o teste tem metade da memória e disco que o Positivo V53 (CCE: 80Gb de HD e 1Gb mem, Positivo: 160Gb de HD e 2Gb). Mesmo assim, o desempenho do CCE T52c conseguiu ser muito superior ao do Positivo V53. Vários recursos não funcionam no modelo Positivo V53. A placa gráfica não funciona com efeitos 3D, impedindo a utilização do desktop 3D, porém, o mais irritante são os problemas nos recursos de gerenciamento de energia. As funções Hibernar e Dormir não funcionam adequadamente, enquanto estes recursos na instalação feita no CCE T52c funcionou perfeitamente. Agora a grande explicação. O modelo do CCE veio equipado com uma placa de vídeo Intel e a placa mãe era da Foxconn, enquanto o modelo Positivo era, na verdade, um modelo xing-ling (re-entiquetado nas instalações da Positivo em Manaus) originalmente produzido por um fabricate chamado Clevo. O verdadeiro fabricante deixa bem explicito que o seu produto é Windows compatível e NÃO oferece qualquer driver fora do sistema da M$.

Espero que eu tenha ajudado com as informações.

[7] Comentário enviado por thiagobarso em 17/02/2013 - 17:55h

Boa tarde a todos,

Alguém conseguiu resolver o esse problemas dos drivers de video do POSITIVO V53?

Estou com o Fedora 18 aqui e não consegui encontrar os drivers da S3 Grapichs para o Linux.

Se alguém souber de algo me manda um e-mail: [email protected]


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts