Durante o processo de instalação do sistema operacional deve-se levar em conta o tipo do processador, esta versão do
Slackware é de 32 bits, já existe uma versão dele de 64 bits, mas essa não será abordada aqui.
Para uma correta interpretação desse roteiro é importante estabelecer algumas regras de comunicação, todo comando do teclado será representado entre sinal de maior e menor (<enter>) e toda entrada de configuração por itálico (root).
Para este roteiro de instalação do
Linux Slackware 12.2 foi utilizado o
VirtualBox, que é um sistema de máquinas virtuais, pelo fato de facilitar a captura das telas de instalação.
A primeiro passo a ser realizado é dar boot pelo DVD de instalação do Slackware 12.2 (Figura 1), entre com o <enter> para ir à tela do login, por padrão o login é root e sem senha (Figura 2).
Feito o login, o próximo passo é particionar o disco rígido, sendo utilizado o particionador padrão do Slackware (Figura 3), o Fdisk. Um fator deve ser levado em consideração sobre a referência ao disco, que no caso de HD sata é SDX e no caso dos IDE é HDX. Nesse sistema é utilizado HD IDE, então será HDA ( A - Primário Master, B - Primário Slave, C - Secundário Master e D - Secundário Slave), o número que vem depois é a partição do disco (hda1, hda2).
Alguns comandos básicos do fdisk são: n (criar partição), d (apagar partição), p (imprimir todas as partições do disco), t (alterar o tipo da partição),w (salvar e sair), q (sair) e m (ajuda).
As etapas aqui criarão uma partição com 2GB para memória SWAP e o restante para partição principal do sistema, conforme Figura 4, sendo necessário alterar a primeira partição para o tipo SWAP utilizando o comando t e a opção82. Agora salve as alterações e saia com o comando w (Figura 5).