Guia Introdutório do Linux II

Vamos dissertar sobre os papéis que o Linux pode desempenhar num ambiente empresarial. Finalmente veremos as necessidades de um cliente e como prover os recursos necessários para tornar o Linux efetivo em seu ambiente. Lembrando que este é o segundo de uma seqüência de artigos introdutórios sobre Linux. Há pouca coisa, se há alguma, para usuários intermediários.

[ Hits: 39.236 ]

Por: Cicero Juliao da Silva Junior em 17/06/2007


Linux - e agora?



A grande vantagem do Linux frente a outros sistemas está no fato de poder usá-lo desde os desktops até o servidor em todo o ambiente de trabalho. E como isso é possível? Linux suporta quase todos os serviços que um usuário necessita. Por exemplo, um administrador pode instalar Linux em um PC e usar para processar textos, navegar na internet, trocar arquivos e jogar games off e on-line. Isto é possível por meio de pacotes incluídos na distribuição ou em pacotes baixados da net. Isto além do fato de estar disponível em diversas arquiteturas.

Instalar o Linux para um usuário comum é agora (quase) tão fácil como qualquer outro sistema operacional. A maioria das distros já oferecem conjuntos de softwares totalmente funcionais, como processadores de textos, e-mail, navegador da internet, transferência de arquivos, suporte à impressão, apresentações, e quase todos os tipos de programas oferecidos por sistemas concorrentes. Linux e usuário comum: cada vez mais próximos.

Processador de texto e planilhas

Um PC com um sistema da Microsoft pode usar o Microsoft Word como processador de texto, enquanto um sistema Linux pode usar o BrOffice - ou uma grande quantidade de outros programas equivalentes. Usando Linux em vez de Windows, alguns problemas podem surgir quando usar o processador de texto e precisar transferir de uma máquina para outra com Windows, tendo em vista a incompatibilidade de tais softwares. Mas os incansáveis trabalhadores open source têm vencido essa barreira, gerando programas cada vez mais compatíveis, à revelia dos sistemas concorrentes.

Em algumas empresas, as planilhas têm papel central no ambiente de trabalho. Com o Linux, os usuários podem criar planilhas profissionais de alta qualidade, com programas como BrOffice Calc, Kspread, ou tantos outros disponíveis. Com tais programas, o Linux é capaz de prover a compatibilidade necessária com outros programas usados em outros sistemas. Mais uma vez, o Linux tem vantagens no uso empresarial.

Web e e-mail

Usuários Linux podem navegar na net tão facilmente como 'navegam' por seus arquivos pessoais em suas próprias máquinas. Mas alguns problemas podem surgir, tendo em vista que alguns sites são projetados tirando proveito de características específicas de determinado navegador.

Se um determinado browser não compreende uma determinada informação, ele provavelmente não exibirá a página de maneira correta, pelo menos em parte. Mas com a popularidade do Linux em crescimento, é esperado que os desenvolvedores para a web projetem os sites cada vez mais 'universais', afastando-se de especificações para determinado navegador.

Muitos programas gerenciadores de e-mail estão disponíveis, como o Kmail. Embora eles funcionem bem para a maioria dos usuários, talvez ocorram os mesmos problemas relacionados com os navegadores web. No entanto, os programas disponíveis em Linux já são robustos o suficiente para lidarem com a grande maioria das operações, tornando relativamente suave as atividades na área.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Linux - e agora?
   2. Nos servidores
   3. Linux vs. Outros
Outros artigos deste autor

Invadiram o kernel.org?!

Debian Pure Blends - Distro-VOL?

CSS - Manual de Estilo (parte 2)

Guia Introdutório do Linux III

Ubuntu será o aguardado Windows Killer?

Leitura recomendada

Usando direcionadores de fluxo

Trabalhando com a extensão .tar

Porquê a mascote do Linux é um pinguim

FreeRADIUS - Noções básicas - Parte I

Conversão de códigos e sistemas numéricos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por kest em 17/06/2007 - 12:48h

Excelente artigo, se me permitir gostaria de imprimir e mostrar este artigo a alguns de meus clientes. Muito bom mesmo.

[2] Comentário enviado por mineiral em 17/06/2007 - 16:05h

Muito bom mesmo! Só gostaria de colocar um comentário/dúvida:
Eu não consegui fazer o BROffice abrir arquivos (doc/xls/pps) numa rede (tive primeiramente que copiar para o HD local), apesar de conseguir abrir o mesmo arquivo com Abiword e koffice.

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 18/06/2007 - 19:53h

kest, é claro q vc pode usar. a comunidade existe para isso mesmo!! USE E ABUSE!!

[4] Comentário enviado por f_candido em 07/08/2007 - 19:58h

Excelente uma visão bem interessante.
Vlws
Abraços

[5] Comentário enviado por frednanet em 23/11/2008 - 01:58h

Precisando somente de uma atualizada.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts