Gravação de CDs com o K3B

Para trabalhar com o K3B não é necessário mágica. Neste tutorial você aprenderá algumas técnicas que vão facilitar sua vida, isto se você não sabe muito sobre gravação de cd's. Tentei colocar aqui todo o material necessário para que alguém grave CDs com o K3b, que por sinal é tão bom quanto o NERO.

[ Hits: 32.139 ]

Por: Roberson Carlos em 07/02/2005 | Blog: http://carlrobers.wordpress.com


Introdução



Para trabalhar com o K3b não é necessário mágica, neste tutorial você aprenderá algumas técnicas que vão facilitar sua vida, isto se você não sabe muito sobre gravação de CD"s.

O K3b é um utilitário gráfico que auxilia na gravação de CD"s, originalmente escrito por Sebastian Trueg. Ele utiliza programas de gravação conhecidos no mundo Unix como o cdrecord e o cdrdao. Então, na lógica, o K3b é somente um utilitário gráfico para estes programas? Pensar desta forma somente iria desmerecer o árduo trabalho da equipe K3b.

A primeira coisa a se fazer é configurar o programa. No KDE, vá ao "Menu K" e depois até "Multimídia", logo "K3b - Configurar". Clique sobre o mesmo, e então abrir-se-á uma janela de boas-vindas. Caso você não esteja usando a interface KDE então passe o comando:

# k3bsetup &

Em um terminal, após aberta a janela de boas-vindas, pressione "Próximo", é nesta janela que iremos mostrar onde estão os programas que a interface K3b usará. É de grande importância ter instalados em seu HD o cdrdao, cdrecord e o mkisofs, mas não precisa se descabelar, pois a maioria das distribuições Linux já vem com estes três programas.

Caso eles não estejam em seu HD, então a principal função do K3b (gravação de CD"s) será desabilitada, você só poderá ripar CD"s. Se você tiver este azar, baixe os programas de um servidor de arquivos Linux, caso tudo esteja OK, eles aparecerão nesta janela e na próxima.

Clique na guia "Parâmetros do Usuário", caso você saiba algum parâmetro para os programas. Para ver uma lista dos parâmetros de cada programa usado pelo K3b, abra um terminal e digite "man" e em seguida o nome do programa, exemplo:

$ man cdrdao

Entre as coisas que aparecem ali estão os parâmetros.

Clique em "Próximo", nesta janela intitulada "Configuração dos dispositivos de CD" estão os drives de CD-ROM que o kernel conseguiu encontrar em seu sistema, caso falte algum clique em adicionar dispositivos e dentro do diretório /dev você terá que selecionar o seu drive.

Acredito que você tenha dois drives, um leitor e um gravador - se não ignore algumas partes deste documento. Nas caixas que identificam seu drive leitor, clique sobre "Velocidade máxima de leitura" e insira a velocidade máxima suportada pelo seu leitor e em "Cdrdao Driver" clique e escolha "generic-mmc" caso nenhum outro já esteja selecionado.

No driver de gravação, clique sobre "Cdrdao Driver" e escolha "generic-mmc-raw" e coloque a velocidade máxima de gravação suportada pelo seu gravador no ítem logo acima do que foi mencionado a poucos.

Caso nenhum drive tenha sido encontrado, digite "/dev/cdrom" ou "/dev/scd0" ou "/dev/scd1" na caixa que aparece depois que se aperta o botão "Adicionar Dispositivo" e clique em "Próximo".

Caso não seja encontrado nenhuma unidade gravadora de CD será apresentada uma mensagem de erro, se o kernel não detectou seu gravador de CD"s então será necessário adicionar ele por emulação de SCSI, ainda assim seu kernel deve suportar a emulação, caso contrário você deverá recompilar o kernel adicionando a emulação de discos SCSI e depois inserir no LILO as linhas que carregam a emulação para a unidade gravadora.

Se tudo deu certo até aqui, então na janela que aparece vamos configurar os pontos de montagem para suas unidades, o configurador K3b necessita de sua permissão para criar algumas entradas no arquivo fstab, que fica dentro do diretório /etc. Para isso marque a caixa que contém o rótulo:

Permite ao configurador do K3b criar entradas que faltam no fstab

Faça isso, caso exista alguma entrada a ser configurada, se existir, na caixa de baixo, com o rótulo "Entradas a serem criadas" haverá o nome da sua unidade, o local onde ela reside e o ponto de montagem. Altere o ponto de montagem da unidade gravadora para /mnt/cdrw e o da unidade leitora para /mnt/cdrom, clique em "Próximo".

Na próxima tela é hora de configurar as permissões para o uso do K3b, clique em "Adicionar" e digite seu nome ou o do usuário que deverá ter acesso livre ao K3b, na caixa de texto digite um nome para o grupo de gravação ou deixe o padrão - o que é aconselhável. Marque as duas caixas abaixo e clique em "Próximo".

Clique em "Finalizar" para terminar o processo de configuração do K3b.

Agora que já temos o K3b configurado, vamos iniciar o programa (Menu K >> Multimídia >> K3b - Gravação de CD"s), depois que iniciá-lo, ele vai ser carregado na memória do seu micro, então nós temos: uma janela "Explore", uma janela de projetos abaixo e uma janela para tocar músicas a direita da janela para tocar músicas.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Iniciando o processo de gravação
Outros artigos deste autor

Alterando as permissões de um arquivo

Avast antivírus para GNU/Linux

Desmistificando o Linux Loader (LILO)

Rodando jogos a partir de uma imagem ISO

Hamachi - Redes virtuais utilizando software e internet

Leitura recomendada

Montando um sistema Helpdesk com servidor Linux e Java em um ambiente corporativo ou na Internet

Problemas com hdparm no Red Hat 8

Monitorix - Ferramenta de Monitoramento de Sistema

Virtualização - VirtualBox em modo texto e acesso remoto

Migrando para o Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabianotecnico em 07/02/2005 - 17:57h

Excelente artigo...

E BEM ATUALIZADO..com o Programa!

[2] Comentário enviado por pazigrafio em 08/02/2005 - 16:23h

Ei Roberson, gostaria de saber se vc sabe se o k3b grava projetos de outros programas tipo o Nero ou o Clone cd...ah, e por acaso existe algo parecido com o NeroImage creator (criador de capas) para o K3b ou similares? brigadão, Pazi..

[3] Comentário enviado por buzzard em 09/02/2005 - 23:20h

Putis a pergunta do pazigrafio é a mesma que a minha
Existe algo como o NeroImage Creator?

[4] Comentário enviado por stringuetta em 10/02/2005 - 10:23h

ai velhinho belo artigo...

valew!!!

[5] Comentário enviado por fugger em 14/03/2005 - 10:57h

Realmente eu estava com dúvidas com gravação de CDs. Este artigo tirou minhas dúvias, bem vamos instalar o K3B.

[6] Comentário enviado por robersonfox em 02/04/2005 - 18:05h

# buzzard e pazigrafio
--------------------
Meus caros amigos buzzard e pazigrafio

A idéia principal do NeroImage Creator senão a única é criar imagens, podendo estas serem nos Formatos ISO e o formato nrg que pertence a Ahead Software, vejam bem, quando você inicia seu Nero e vai salvar algo em um arquivo de imagem o formato a ser gravado é insignificante, veja porque, De toda forma quem cria a imagem é o Nero e quem a grava também caso o nero somente criasse as imagens e não as gravasse aí sim deveríamos nos preocupar, visto isto, então não é preciso se preocupar Muito com um programa semelhante ao NIC, agora se a pergunta fosse:
Existe algum programa que grava o Arquivo nrg no linux ou faz imagens no formato ISO? Seria diferente, entendem?

[7] Comentário enviado por nexushu em 29/11/2005 - 21:33h

Boa sua ideia cara gostei muito semelhante com o NIC

[8] Comentário enviado por andreslax em 21/07/2006 - 15:34h

achei muito bom esse artigo para quem mexe com K3B,gostei e consegui gravar meus CDs,mas gostaria de um artigo para ensinar a gravar CDs em modo grafico

obrigado !!!!!!!!!!!!!!!

[9] Comentário enviado por daniel77 em 08/08/2006 - 08:42h

muito bom o texto.
como fazer para gravar em mp3 com o k3b (pergunta)
abç
Daniel

[10] Comentário enviado por robersonfox em 08/08/2006 - 10:02h

O K3B reconhece automaticamente o formato MP3 basta arrastar o arquivo para o projeto.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts