Funtoo Linux - Pré-instalação

Este artigo explica os conceitos necessários para planejar a instalação do Funtoo Linux.

[ Hits: 7.135 ]

Por: Perfil removido em 29/02/2016


Parte II



3. Particionamento

Esta seção é crítica! Um erro aqui pode danificar todos os sistemas instalados no disco rígido. Se não sabe o que está fazendo tire suas dúvidas antes. Todo particionamento novo é destrutivo para sistemas já existentes. Em português claro, particionar APAGA tudo! Avisado? Vamos em frente!

É óbvio que se existem outros sistemas operacionais instalados e você não deseja apagá-los, então NÃO é preciso particionar novamente. Neste caso, você criará as partições em uma tabela de particionamento que já existe no seu disco rígido! Particionar novamente destrói a tabela anterior e apaga todos seus sistemas operacionais já instalados.
Atualmente existem dois métodos de particionamento para PC. O método obsoleto chamado particionamento MBR ou particionamento ms-dos. Esse método é limitado a 3 partições primárias, 1 estendida e várias lógicas. Esse método te limita em termos de número de partições, em tamanho de disco (até 2 Terabytes) e não é seguro sob vários aspectos da computação moderna. Tabela MBR é uma gambiarra que deve ser evitada.

O outro método de particionamento é GPT. Ele provê 128 partições primárias. Em GPT não existem os conceitos de partição estendida nem de partições lógicas. Esse método não te limita quanto ao tamanho do disco (maior que 2 Terabytes), é mais seguro e faz checagem CRC e backup dos metadados, além de permitir exportá-los facilmente. Computadores com UEFI-BIOS devem utilizar GPT. Para usar MBR é preciso desativar a UEFI-BIOS no setup, expondo a BIOS em modo legado. O modo UEFI-BIOS é chamado também de "nova escola".

Computadores antigos (BIOS legada) podem utilizar MBR ou GPT e, neste caso, não é possível instalar qualquer versão do Windows em dual boot, pois nenhum Windows arranca em GPT em BIOS legada. O modo MBR é chamado também de "velha escola".

Entenda que o método de particionamento DEVE ser definido antes de iniciar a instalação dos sistemas operacionais. Até dá para mudar depois, mas isso é um risco sério para seus sistemas. Planeje sua instalação e evite dores de cabeça.

Placas com UEFI-BIOS híbridas fornecem suporte para o CD/DVD em UEFI, mas não aceitam os discos rígidos em modo UEFI. Placas como Gigabyte GA-990FXA-UD7 rev 1.1 falham em UEFI-BIOS. Esteja atento para esses erros.

4. Escolha da Arquitetura

O quê define a arquitetura é se você tem um processador 32 bits (padrão x86) ou um processador 64 bits (padrão x86_64, também chamado de amd64, pois a AMD inventou isso!). O certo é que qualquer processador Intel ou AMD moderno (a partir de 2009) é um x86_64. A vantagem mais visível da arquitetura 64 bits é permitir mais de 4 GB de RAM. Além do processador x86_64, o chipset da placa-mãe também precisa oferecer esse suporte. Não basta o processador x86_64 bits se a placa-mãe não dá suporte para pentes de memórias de 2 GB ou mais. A arquitetura 32 bits está morrendo. Se possui os requisitos para 64 bits utilize essa arquitetura.

5. Escolha da microarquitetura

Uma vez definida a arquitetura devemos observar a microarquitetura. Esta característica é definida por funcionalidades presentes nos processadores e são chamadas de features. Uma feature é um melhoramento feito pelo fabricante entre uma geração de processadores e outra. Normalmente, as features estão relacionadas com a matemática de ponto flutuante, funções de multimídia, criptografia e outros melhoramentos relacionados com desempenho. Por exemplo, usuários de processadores Intel sabem que as features sse (2, 3, 4, 4.1, 4,2) estão relacionadas com melhorias do suporte para multimídia e para jogos. Usuários de processadores AMD possuem as features: 3dnow 3dnowext mmx mmxext popcnt sse (2, 3, 4A).

A microarquitetura está relacionada com a família do processador. Por exemplo, os processadores Intel da série i3, i5 ou i7, possuem gerações como: primeira, segunda, terceira e quarta geração. Cada geração possui features melhoradas em relação às anteriores. Os processadores AMD são identificados por suas famílias como K7, K8 e K10 ou nomes comerciais como bulldozer, jaguar, piledriver ou steamroller. Processadores AMD também pode ser identificados por gerações como: primeira, segunda, etc. Funtoo suporta várias microarquiteturas diferentes.

Se um processador não se enquadra em nenhuma denominação suportada por Funtoo ele é enquadrado como genérico (generic_32 ou generic_64). Para instalar Funtoo você precisa conhecer a microarquitetura do seu processador. Para isso utilize o site da Intel ou da AMD, o comando lscpu ou site www.cpu-world.com que é bastante útil. Visite também a página do Funtoo para ver as microarquiteturas suportadas:
Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Parte I
   2. Parte II
   3. Parte III
   4. Parte IV
Outros artigos deste autor

Perl e MySQL

Suporte TCP Wrapper - Serviços stand-alone no Debian 6

CentOS 5 - Utilizando como desktop com o Fluxbox

FreeRADIUS - Noções básicas - Parte III

Implementação de um proxy/cache para ganho de conexão

Leitura recomendada

Como gerenciar permissões no Linux

Apresentando Cinnamon

Introdução ao Linux: Instalação do Xubuntu

Como explicar ao leigo o que é Sistema Operacional

Lógica para Computação - Parte V

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sacioz em 01/03/2016 - 15:48h

Mais um bom artigo do jovem KYETOY . Como de praxe C^ + d . Obrigado .

[2] Comentário enviado por Freud_Tux em 01/03/2016 - 18:56h

Faz um da instalação do Funtoo, usando tudo dos repositórios do próprio, como Kernel etc.

T+

[3] Comentário enviado por pherde em 02/03/2016 - 08:06h

Com esse planejamento e mais o wiki da instalação oficial em português, fica bem mais fácil instalar o sistema. http://www.funtoo.org/Install/pt-br

[4] Comentário enviado por Fabiofsg em 25/09/2016 - 10:24h

Excelente!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts