Freeduc - Educação escolar é com Linux!

No mundo de hoje, educação tornou -se a palavra-chave para muitos de nossos objetivos, mas como educação escolar e Linux podem se unir? Conheça o Freeduc, distribuição live-cd baseada no Linux, que leva para todas as classes sociais um sistema Open Source completo, que ajuda e incentiva o ensino de escolas básicas públicas e privadas.

[ Hits: 33.834 ]

Por: Matheus Santana Lima em 28/04/2006


Apresentação



O Freeduc é um projeto baseado no Linux e em outros softwares educacionais livres, que busca levar a professores a oportunidade de familiarizar -se com sistemas livres para educação, com o mínimo de gasto com programas, hardwares e com sistema operacional.

Do ponto de vista técnico, o Freeduc é um live-cd baseado no Knoppix e que, como qualquer outro live-cd, não necessita de instalação no computador, rodando em cima de qualquer outro S.O, sem modificar nada dos dados já existentes no computador.

Ele possui a interface gráfica XFCE e kernel 2.4, rodando perfeitamente em computadores com 128mb de memória RAM e com processadores similares ao AMD K6. Possui também inúmeros softwares que estimulam o desenvolvimento educacional das crianças, como a alfabetização, a identificação de cores, o conhecimento geográfico do planeta, entre outros que serão apresentados ao longo deste artigo.

E o mais interessante deste projeto é que ele recebe grande apoio internacional e que merece mais atenção dos docentes brasileiros, sendo ajudado e reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e desenvolvido pela OFSET (Organization for Free Software in Education and Teaching).

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apresentação
   2. A distribuição Freeduc
   3. Conclusão
Outros artigos deste autor

Projeto OpenFarm

NFS simples e fácil usando Mandriva e Kurumin

Visopsys - Sistema Operacional aberto e portátil para manipulação de discos rígidos

QTParted - Particionador gráfico, simples e fácil

Manipulação de arquivos em C++

Leitura recomendada

Jack, Rosegarden, midi e áudio no Debian/Ubuntu

Permissões e propriedades de arquivos

OpenLDAP: Instalando um servidor de diretórios com replicação (SyncRepl)

LPIC 1 vs LPIC 2 - A nova batalha?!

Fundamentos do sistema Linux - usuários e grupos

  
Comentários
[1] Comentário enviado por diegumn em 28/04/2006 - 18:27h

Parabéns pelo Artigo Matheus. Muito pouco se fala sobre educação baseada em ambiente linux.
Gostaria de complementar que hoje inúmras soluções de ensino à distância encontram-se sob a licença GPL, por exemplo o Moodle.
Abraço

[2] Comentário enviado por pacman em 28/04/2006 - 18:39h

Cara, muito bom ! É sucinto, mas bem interessante.

[3] Comentário enviado por sinara em 28/04/2006 - 19:12h

Parabéns...Como educadora e defensora do software livre lhe parabenizo por seu artigo, que apesar de sucinto é bastante esclarecedor, pois permite a nós educadores de escolas públicas uma luz no fim do túnel. Gostaria de saber onde posso adquirir esse cd...

[4] Comentário enviado por removido em 28/04/2006 - 20:49h

Velho. Gostei do artigo. Entretanto, uma duvida paiou em minha cabeca. = ). O Freeduc eh encontrado apenas em Frances?

Abraco.

Fabiano.

[5] Comentário enviado por matheusslima em 28/04/2006 - 21:16h

faça o download aqui:
As imagens .ISO do Freeduc versão 1.5 estão disponíveis em:
http://sourceforge.net/project/showfiles.php?...release_id=325188

e infelizmente nao tenho certeza mas eu so encontrei a versao em frances, mas acredito que deve ter uma versao em ingles.

[6] Comentário enviado por liviocf em 29/04/2006 - 00:25h

Muito bom o artigo! Já conhecia essa distro deste a versão 1.3 e durante o boot você deve colocar pt e apertar enter pra o sistema ficar em português (de portugal, mas ajuda muito!!!). Não sei se tem como ter em português do Brasil, mas é só clicar em F1 ou F2, não lembro, que vamos encontrar todas as opções de boot!! Muito boa mesmo essa distro! Mas queria saber se alguém conhece a Edubuntu?! projeto paralelo do Ubuntu voltado para a educação!!

[7] Comentário enviado por zezosc em 29/04/2006 - 00:45h

É bom que seja em francês. Já entra na aula de idiomas. :^D

Para ser aplicável, como ferramenta de educação, no Brasill é necessário traduzí-lo, mesmo por respeito à Constituição que diz que o idioma oficial é o português. Não se usam materiais em outros idiomas, na educação básica, pelo menos, e não deve ser diferente com um S.O.

A respeito do artigo: Muito bom. Parabéns pela iniciativa em estar buscando novidades.

[8] Comentário enviado por PCMasterPB em 30/04/2006 - 17:41h

A cada dia que se passa, eu gosto mais do linux, principalmente por iniciativas de projetos como este. Realmente o futuro de um país tem como base forte uma boa educação, coisa que cada vez anda mais precária em nosso país, infelizmente. Té mais. ;D

[9] Comentário enviado por agk em 03/05/2006 - 10:59h

Muito interessante essa distro, cabe agora aos interessados montar uma força tarefa para traduzir e adaptar ela ao idioma e realidade do Brasil.
O GNU/Linux é realmente excelente e está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

[10] Comentário enviado por pcbrain em 01/06/2006 - 14:18h

Parabens pelo Artigo,
ele veio em boa hora..
motivo estou fazendo um trabalho sobre educação em informatica,
e estava a 2 meses procurando material sobre educacao para software livre..
E este artigo esta show de bola..
já encaminhei o artigo para a Secretaria de Educação em Curitiba para testarem.
mas mesmo estando em Frances esta muito intuitivo...
Obrigado
Valeu

[11] Comentário enviado por nilvando em 29/06/2006 - 19:21h

Paraben pelo material sobre o FreeDuc e justamente o que estava necessitando.

[12] Comentário enviado por henriquefm em 18/10/2006 - 13:07h

Cara, há algum tempo que eu venho procurando uma distribuição especialmente feita para crianças, pra ver se minhas irmãs largam os joguinhos do site do cartoonnetwork e usem o computador pra algo de bom :)

De tudo o que eu vi, o que me parece ser mais atraente pra elas (isso é importante, por que a concorrência do cartoonnetwork.com.br é forte) é o edubuntu, que eu conheci graças ao comentário do liviocf, logo acima.

Vou começar a fazer uns testes com elas agora, pra ver se elas gostam. Tomara que sim.....

[13] Comentário enviado por jboyen em 21/10/2006 - 04:51h

Parabéns pelo artigo!!! Vou utilizar nas escolas onde trabalho tanto esse quanto o Childsplay. Por sinal softwares/distribuições educativas são pouco discutidas e socializadas em nossa país. É muito dificil encontrarmos softwares educacionais para Linux para ser utilizando em sala de aula como apoio ao trabalho pedagógico. Aqui na prefeitura de POA utilizamos de toda nossa criatividade para a construção de conhecimentos pelos alunos com a utilização do próprio OpenOffice, Mozilla Composer... o próprio Gcompris mas este começa a ficar cansativo para os alunos já que em pouco tempo estão dominando todos os jogos do software. Outra disponibilidade que tem é o Keduc (acho que é assim q se escreve), mas a maioria das atividades estão é inglês. É essencial o envolvimento de profissionais para a tradução de programas e, principalmente desenvolvimento de ambientes que envolvam além de programadores, designers e educadores. Alguém tem alguma dica de mais programas para Linux?

Obrigada por propiciar algo em favor da educação,
Um abraço

[14] Comentário enviado por cytron em 22/02/2007 - 00:10h

É isso aí!!! Estou torcendo para que essa idéia seja apanhada por muita gente. Sabemos realmente que softwares direcionados à educação é raridade. Já tentei buscar na internet e não se encontra muita coisa, o pouco que quem é em outros idiomas e são quase para crianças sem cérebros (sem discriminação é claro), tenho um filho de quatro anos e tento encontrar algum software que ensine ele a ler e escrever... entre outras coisas, mas não tem mesmo, os programas bons mesmo estão sendo muito bem segurados, não cai na net de jeito nenhum!
Agora com essa distro aí as coisas facilitam, agora é esperar que se levante uma equipe brasileira para traduzir no idioma oficial, daí o governo não terá argumentos... sem falar que as escolas sempre estão procurando por novidades para o ensino. Trabalhei muito com informática nas escolas e posso afirmar, a educação pública carece de bons softwares educacionais.

[15] Comentário enviado por saraivalc em 22/01/2008 - 12:40h

Existe a distribuição SkoleLinux (do projeto Debian Edu), que permite a criação de uma ambiente de rede para um laboratório em escola, com servidor principal, estações e LTSP. Mais detalhes: http://www.skolelinux.org


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts