Você lê ou ouve falar tanto dessa distro tão mística que é o Slackware, mas não sabe por onde começar para conhecê-lo? Pois então comece por aqui. Este artigo será o ponto de partida para uma viagem fantástica através do poderoso Slack.
Antes de começar este artigo propriamente dito, gostaria de fazer algumas considerações muito importantes. Quando eu decidi escrever sobre o Slackware, já sabia da enormidade do desafio que eu estaria enfrentando, pois escrever sobre a distro mais tradicional dentre todas as distribuições Linux existentes é uma grande responsabilidade. Mas eu prefiro ver esse momento por uma ótica muito mais positiva, vejo-o como uma oportunidade e como um presente que os meus erros e acertos no mundo Linux me proporcionaram.
Eu procuro trazer os tutoriais e dicas muito bem mastigadinhos, pois enquanto escrevo, penso em um público-alvo específico, ou seja, um público composto por usuários iniciantes (como é o meu caso) ou completamente leigos em Slackware ou Linux em geral. Espero que esse fato seja o principal incentivador para que você se proponha a conhecer essa distro maravilhosa. Você não precisa ser programador nem experiente com a linha de comando para experimentar, e se gostar, passar a usar o Slack em seu dia a dia.
Outra coisa muito importante que eu gostaria de salientar é que eu não tenho por objetivo esgotar o assunto "Slackware", pois como eu já disse acima, ainda estou engatinhando no mundo Linux, por isso este artigo vai lhe ajudar a conhecer o Slackware, mas com certeza não irá suprir todas as suas necessidades, e o resto ficará por sua conta.
Eu não poderia esquecer, também, que já existem excelentes artigos, dicas e tutoriais aqui mesmo no VOL, ou em diversos outros sites, que falam sobre o mesmo assunto do que este que escrevo. Por isso, para lhe dar alternativas de escolha e homenagear seus autores, faço questão de linká-los pra você no momento certo.
No mais, espero que você esteja preparado. Esteja disposto a conhecer o Linux em suas entranhas, pois a partir de agora você embarcará na nossa Enterprise e fará uma viagem fascinante através da distro mais desafiadora que existe.
Este é o logo do Slackware
Porque o Slackware?
O Slackware é a distribuição Linux mais antiga ainda em ação. Isso é muito importante, pois isso é sinônimo de maturidade e de lucidez. Fiel a uma filosofia purista e conservadora, o Slack (assim, carinhosamente chamado) tem como principal foco, a simplicidade. Essa característica o torna uma das distros mais estáveis e personalizáveis que existem. O usuário que vem de uma distro mais friendly-user, como o Ubuntu, pode não conseguir assimilar esses conceitos de imediato, mas as experiências que o Slack proporciona, falam por seu nome.
Pra se ter uma ideia das possibilidades de personalização do Slack, você pode escolher criteriosamente quais pacotes instalar e desinstalar, sem se preocupar com dependências, tanto que se você quiser desinstalar o próprio kernel do sistema (eu nunca me canso de usar esse exemplo), você poderá fazê-lo tranquilamente, sem nenhum aviso de alerta lhe torrando a paciência. É claro que com grandes poderes, sempre vem grandes responsabilidades, pois se você fizer o que acabou de ler com seu Slack, você vai detonar o seu sistema.
Mas é justamente por isso, que o Slackware possui tantos fãs, com ele você terá a chace de conhecer o Linux como nunca pode conhecer; até então! Tudo vai depender apenas da sua vontade.
Este é o mascote oficial do Slack, o Tux com um cachimbo (o que será que tem nesse cachimbo? rsrsrsr)
Mas eu acho este mascote, não oficial, muito mais maneiro :)
Mas... Será mesmo que o Slack é pra mim?
Essa é a pergunta de muitos, que não conhecem o Slackware, principalmente daqueles que, apenas, ouvem falar sobre ele, ou leem relatos e artigos opinativos sobre essa distro. Tudo isso, acaba por criar uma certa mística ao redor do seu nome, que infelizmente tem o poder de assustar potenciais usuários.
Mas é justamente para combater essa ideia errônea que existe a comunidade do Viva o Linux, temos a missão de tornar o Linux mais humano e mais acessível do que já é. Eu próprio já julguei o Slack de uma maneira muito errada, sempre acreditei que ele seria uma experiência dolorosa pra um Ubunteiro de carteirinha. Pré-conceituava os Slackers (como são chamados, os seus usuários) como seres dotados de uma sabedoria superior, montados em um ego carregado de arrogância e indiferença para com os esperneios dos newbies (novatos).
Pra mim, tudo mudou a partir do momento que eu dei o primeiro passo. Antes de tudo, criando coragem para encarar a minha primeira instalação de um sistema através do modo texto. Logo vieram os primeiros insucessos, os primeiros erros e as amargurantes dúvidas, acompanhados de um temor gélido, em perguntar aos usuários mais experientes, quais eram os meus erros, onde estavam minhas falhas... Porém a impetuosa necessidade de aprender me forçou a postar a minha primeira pergunta aqui na Comunidade Slackware do VOL. E qual não foi a minha surpresa ao ver que: Sim!!!!!!!!! Os Slackers são humanos, e o melhor de tudo, são muito camaradas e solícitos com os iniciantes, além do fato de a sua comunidade ser uma das mais eficientes e unidas deste Site.
Dentro de pouco tempo, vi que o Slack exige, sim, bastante dedicação, mas isso não significa a impossibilidade de aprender a usá-lo. Essa foi a deixa para que eu tornasse o Slackware, a minha distro padrão por algum tempo. Hoje ela divide meu coração com o amigável Ubuntu (que contraste né?).
E foi com essa ideia na cabeça que eu resolvi escrever este artigo. Por isso mesmo eu não tenho o menor receio de dizer com toda a convicção que "Sim, o Slackware é pra você!!!".
Te convido a vir para o lado negro da força, vestir a farda preta do BOPE e preparar-se para uma experiência tão nova quanto empolgante!
Este é Patrick Volkerding, nerd responsável pela existência dessa distro supimpa
Mas vamos parar de lero-lero e vamos botar a mão na massa, temos muito trabalho pela frente, mas se você for perseverante vai superar tudo com os pés nas costas. Estás pronto? Ok, então passe para a próxima página deste artigo.
[2] Comentário enviado por willian.firmino em 14/07/2010 - 08:18h
Como complemento para a instalação de programas no Slackware fica a dica para a instalação de slackbuilds, existe o sbopkg http://www.sbopkg.org, com ele é bem simples instalar pacotes slackbuilds pois ele baixa,compila e instala os pacotes desejados de forma facil e simples. Depois de instalado basta digitar sbopkg no terminal escolher a opção sync para sincronizar com o repositório do Slackbuild e depois utilizar as opções do menu para instalar pacotes, atualizar pacotes, montar grupos de pacotes para instalação, etc.
[3] Comentário enviado por Fabio_Farias em 14/07/2010 - 09:39h
Parabéns Gedimar!!!! Ficou muito bom seu artigo. Bem detalhado, ilustrado, didático e de fácil compreensão. Parabéns!
Tenho certeza que depois dessa experiência você deixou de ser apenas um iniciante em Linux.
Continue assim empenhado em colaborar.
Só um detalhe: o botão para baixar o chromium não está funcionando.
Abraços!
[4] Comentário enviado por tatuiano em 14/07/2010 - 09:48h
Gedimar meu caro parabens, ficou muito bom o tutorial, mas manda uma dica de como instalar o slack num hd sata, pois procurei varias dicas na net e nao deram certo,o danado teima em nao reconhecer meu hd sata,rsrsrs, mas nao desisto,sou persistente.
um abraço.
[7] Comentário enviado por xerxeslins em 14/07/2010 - 11:44h
Excelente!
nota 10 e favoritado.
Um dos melhores artigos sobre Slackware que já vi.
Espero que esse artigo ajude muitos usuários a começarem a usar o Slackware, uma distro estável, moderna, amigável e super simples, apesar da fama de complicada.
[11] Comentário enviado por nicolo em 14/07/2010 - 15:37h
O artigo é bom. A instalação do slack está bem explicada e ela não é difícil. O ponto nevrálgico do slack é a configuração pós instalação.
Se o seu hardware e internet estão nos tutoriais, não há problema.
Um detalhe como a internet conectada a um rooter com Mac Address derruba tudo. Coloquei a pergunta como resolver duas vezes, não obtive resposta.
Os debians e derivados configuram isso em automático. No Slack uma engasgada dessas dificulta muito.
[12] Comentário enviado por removido em 14/07/2010 - 18:12h
Olá galera, fico feliz que tenham gostado, eu espero atingir o meu principal objetivo que é usar minhas experiências para ajudar os iniciantes que depositam em nós sua confiança.
Peço-lhes a gentileza de me ajudarem a encontrar erros tanto de português, ou algum link errado, imagem errada, comando errado, enfim qualquer erro que encontrarem, por favor me avise através do meu email e msn gedimar_xadrez@hotmail.com.
Eu mesmo já identifiquei alguns, e estou fazendo uma pequena compilação deles, para mandar para a moderação. pedindo-lhes para corrigir.
Mais uma vez, agradeço o apoio e incentivo de todos, e quero dizer que me sinto feliz em honrado em tê-los como parceiros. Tenho certeza de que junto poderemos difundir o Linux ainda mais, pois somos a ponta da lança de todo um grande sonho, de todo um grande projeto, que é levar a liberdade à quem quer e precisa.
[13] Comentário enviado por removido em 14/07/2010 - 19:08h
Galera desculpe se algumas imagens não correspondem ao que está escrito, acho que ouve alguns enganos por parte da moderação, mas tudo será corrigido.
Conto com a compreensão de vocês, afinal de contas não é nada fácil pra mim e para a moderação (principalmente para a moderação, que recebe dezenas de artigos, dicas e tudo o mais para publicar), organizar e publicar um artigo extenso assim sem que nenhum erro ou engano passe despercebido.
[15] Comentário enviado por removido em 14/07/2010 - 22:10h
Gedimar,
agora está explicado o porquê da demora de seu artigo: grande trabalho realizado; você nos apresentou muita coisa (de excelente qualidade diga-se de passagem), que para um iniciante é de encher os olhos de um velho slacker.
inúmeras demonstrações, imagens, enfim, como deve ser um bom artigo.
[18] Comentário enviado por removido em 15/07/2010 - 23:07h
Bom galera, finalmente pude ter um tempinho para poder responder, com mais calma, ao incentivo que recebo de vocês.
Willian firmino, com certeza o sbopkg é uma ótima maneira de se instalar programas, fica aí a dica, né. Até mesmo porque, como eu disse no artigo, nunca tive a intenção de esgotar esse assunto que é extremamente vasto.
Fábio Farias, acho que vou mudar a frase que fala sobre o botão de download do Chromium, pois o botão que aparece ée apenas uma foto do botão que deve aparecer no site para baixar o programa.
Tatuiano, gostaria de lhe dizer que o que eu escrevo nada mais é do que o relato e o reflexo das minhas experiências, logo, ficaria um pouco complicado pra mim falar de um assunto que ainda não tive oportunidade de presenciar. Mas, fica a dica para um próximo artigo, né? Quem sabe....
Xerxes, realmente, Slack não é difícil, apenas é um pouco mais trabalhoso. Isso significa que, basta ter um pouquinho de perseverança que qualquer um pode experimentá-lo.
Edps, confesso, que concluí esse artigo mais cedo do que eu imaginava. Obviamente, que isso contribuiu para que ele viesse com muitos errinhos, que dentro das próximas semanas deverão ser todos corrigidos.
Um trabalho extenso assim, sempre é TRABALHOSO, mas a minha motivação é muito maior hehehehehe.
Mais uma vez, muito obrigado pela força, gostaria de dizer que logo sairá meu próximo artigo, que será um pouco mais leve, por ser um texto humorado e opinativo. Mas acho que está valendo.
Infelizmente, de agora em diante não terei mais tanto tempo para me dedicar ao fórum do Vol, pois comecei a trabalhar em um novo emprego onde não faço uso de computadores. Por isso, só poderei dar uma rápida passadinha por aqui, em casa, antes de dormir.
[19] Comentário enviado por marcrock em 19/07/2010 - 16:44h
Ótimo artigo Gedimar, realmente um grande trabalho!!!
Sou usuário do Slackware e considero essa distro a mais robusta e flexível. Estou rodando o 13.1 aqui com um kernel que eu mesmo compilei om otimizações e com openbox como gerenciador de janelas, o desempenho está ótimo :).
Antes eu usava Arch Linux, que é uma ótima distro também, mas não tem a mesma filosofia de estabilidade e simplicidade do Slack!!!
[20] Comentário enviado por rai3mb em 26/07/2010 - 01:59h
Segui os passos para colocar o plugin do flash e não deu certo!
coloquei o arquivo na pasta /usr/lib64/mozilla/plugins e na ~/.mozilla/plugins e nada.
Meu sistema é o SLackware de 64bits, já segui várias dicas aqui do VOL e não deu certo, alguem pode me ajudar?
Algumas vezes encontramos programas no formato .package, nem precisa ter o instalador autopackage, a própria instalação faz o downloads do instalador. Ex.:
$ sh lincity-ng-2.0.x86.package
ou dê permissão de execução para o pacote:
$ chmod +x lincity-ng-2.0.x86.package
Esse lincity é um game onde você tem que administrar e evoluir uma cidade. Game muito bom e aprovado pra quem gosta (eu não gosto kkkk).
De qualquer forma, se não tiver autopackage no seu Slack, ele já pergunta se pode baixar e deixar pronto.
É semelhante aquele Instalador que windows usa, mas... o autopackage é muito mais simples. Não tem: avançar.... avançar... avançar...
[23] Comentário enviado por sandromt em 02/08/2010 - 10:56h
Excelente artigo, instalei recentemente o SL13.1 esta funcionando certo, mais estou com um problema em relacao ao kernel, pois o kernel que vem no SL13.1 nao tem suporte ao ABI e no SL13.0 eu usava o kernel 2.6.29.1 que tem um patch para ele e funcionava blz, ja fiz varias instalacoes de SL e depois de instalado usava sem problemas um kernel anterior, mais usando o kernel 2.6.29.1 no SL13.1 o modulo do ABI que preciso carrega blz, mais nao consigo fazer funcionar o som e nem carregar o ambiente grafico (seja qual for), pelo que vi ele nao consegue carregar o driver de video. Gostaria saber se tem algum procedimento que deveria fazer para usar um kernel antigo no SL13.1 ?
[24] Comentário enviado por removido em 03/08/2010 - 00:11h
Amigo Sandro, recomendo que você poste essa pergunta em nosso fórum. Infelizmente e felizmente, o Slackware sempre funcionou redondinho em meu note, por isso nunca vivenciei nenhum problema parecido com o seu. Dessa forma, não tenho ideia de como ajudá-lo.
[27] Comentário enviado por c0cac00l em 05/08/2010 - 22:27h
Oi ou-través, já sou um slacker, gostei muito do slackware, e escolhi o Fluxbox pois já sou fluxer há muito tempo, só tem um probleminha cara, as horas está 1 hora atrasado, e eu sou de Portugal, já configurei no timeconfig e coloquei em Europe/Lisbon e nada..
O meu amigo também colocou slackware, e ele não consegue ligar o X, ele faz startx e da um erro de screens not found, e ele fez o setup do xorg igualzinho ao meu, será da falta de driver? a placa gráfica dele é dificil encontrar driver, principalmente para Linux, a placa é Intel Graphics accelerator 4500 HD, gostaria de saber se você pode ajudar!!
[29] Comentário enviado por c0cac00l em 06/08/2010 - 00:50h
acabei de instalar os screenlets, e parece que tem uns problemas com o python do slackware :\
[$] ~ :) screenlets
cat: /etc/screenlets/prefix: No such file or directory
Traceback (most recent call last):
File "/usr/share/screenlets-manager/screenlets-manager.py", line 28, in <module>
import screenlets
File "/usr/lib/python2.6/site-packages/screenlets/__init__.py", line 51, in <module>
from options import *
File "/usr/lib/python2.6/site-packages/screenlets/options.py", line 30, in <module>
import utils
File "/usr/lib/python2.6/site-packages/screenlets/utils.py", line 286, in <module>
import session
File "/usr/lib/python2.6/site-packages/screenlets/session.py", line 38, in <module>
from xdg import BaseDirectory
ImportError: No module named xdg
[30] Comentário enviado por c0cac00l em 06/08/2010 - 14:53h
também tenho outra dúvida, coloquei meu utilizador mas pelo que parece não tem privilégios, isso é restrições próprias do slackware e só da como root, ou posso colocar meu user mais superior? é que até para entrar no meu disco externo tenho que fazer nautilus --no-desktop ou thunar como root na shell para poder abrir senão dá acesso negado :\
no slackware não tem nada tipo o users-admin do gnome ubuntu?
PS. Estou a adorar o slackware cara, já consegui colocar quase tudo menos os screenlets e skype ainda estou a arranjar isso.
[31] Comentário enviado por removido em 06/08/2010 - 15:20h
Bom, em relação ao screenlets, nunca o instalei, portanto acho que não posso te ajudar.
Mas em relação ao seu utilizador (que suponho ser o usuário), vc deve ter esquecido de lhe dar permissões para usar alguns recursos do seu sistema.
Isso está explicado na página 5 do meu artigo, no 4º passo da parte "Adicionando um usuário".
Mas em relação ao screenlets, recomendo que você poste uma pergunta aqui no fórum do Vol, pois você terá um número muito maior de pessoas dispostas a te ajudar, e com mais conhecimento do que eu.
[33] Comentário enviado por removido em 18/08/2010 - 14:23h
vou instalar o slackware em um netbook e por enquanto vi só uma opção via usbboot.img.
Tenho um pendrive de 16gb e o dvd do slackware.
Tem jeito de passar os arquivos do dvd para o pendrive e o tornar bootavel para a instalação em um netbook?
[35] Comentário enviado por smmpina em 28/08/2010 - 13:06h
Estou com um problema com o wireless no Slackware 13.1. Tenho um notebook da Amazon onde tinha o Slackware 13 instalado e funcionava perfeitamente o wireless. Quando instalei o Slackware 13.1 a conexão wireless fica instável: demora pra entrar em sites no começo. De repente volta blz e do nada não entra mais em nada.
Ja voltei com a versão 13 e tudo bem. Ja atualizei o kernel pra 2.6.35.3 e uso wcid pra conectar. O que pode ta acontecendo? Alguem ja teve esse problema tb? Socorro!!!
Um abraço!
[37] Comentário enviado por tatuiano em 19/09/2010 - 15:59h
gedimar meu velho.
instalei o slack, e instalei o brofice seguindo sua dica.blza.os icones estao todos la.mas nao abre,nao aparece nada ao clicar neles,sera que errei em alguma coisa rsrsrs.alguma dica.(desculpe a falta de acentos pois meu teclado ainda ta desconfigurado).valeu.
[40] Comentário enviado por tatuiano em 20/09/2010 - 10:26h
o meu teclado funcionou usando esse modo:
na pasta /usr/share/hal/fdi/policy/10osvendor existem diversos arquivos que o HAL gerencia, eles são responsáveis pela automatização dos processos de reconhecimentos dos periféricos conectados ao seu computador, porém se você editar esses arquivos nessa mesma pasta eles serão sobreescritos, para resolver isso, vamos mover o arquivo 10-keymap.fdi para a pasta /etc/hal/fdi/policy/10-keymap.fdi
<!-- Edit (as needed) these four lines in the copied fdi file -->
<merge key="input.xkb.rules" type="string">base</merge>
<merge key="input.xkb.model" type="string">abnt2</merge>
<merge key="input.xkb.layout" type="string">br</merge>
<merge key="input.xkb.variant" type="string" />
fica ai a dica para quem nao esta conseguindo configurar o teclado,pois tentei de diversas maneiras e nao dava certo,essa foi a soloçao e que funcionou comigo.
[41] Comentário enviado por Elton Luiz em 07/10/2010 - 02:39h
Ola Bom dia eu utilizo o slackware 13.1, segui o sua dica de como instalar e transformar arquivos rpm pra tgz e assim concluir a instalação do BrOffice : porém quando clico em editor de texto BrOffice nada ocorre, nem mesmo o cursor... muda como ocorre quando clico em qualquer outro aplicativo...
algum conselho?
[42] Comentário enviado por ch4c4r em 31/10/2010 - 12:56h
Caramba, tá de parabéns pelo excelente artigo. Nunca havia mexido em nadica de nada do Slack, e fui consultando seu artigo e me clareou muiiiiiiiiiiita coisa sobre ele, muita coisa mesmo...
[43] Comentário enviado por ---Anonymous--- em 15/11/2010 - 22:21h
Mano, você tem uma escrita 10, mais o artigo 10, nota 20.
Muito legal, nunca tinha instalado ele, baixei e segui o seu artigo, funcionou tudo o que você passou cara.
Velho, nota 20 pra vc.
[44] Comentário enviado por esperantoh em 29/11/2010 - 21:39h
Bela contribuição! Sempre usei o Slackware, foi a 1ª distro que tive contato no mundo linux e fiquei por um bom tempo. Confesso que prefiro o 12.1 (perfeito ao meu ver).
[45] Comentário enviado por vinicius123424 em 10/12/2010 - 14:06h
Ai cara este seu artigo é perfeito para quem está começando eu ainda nao tenho o slack mais depois de ler seu artigo estou baixando pra ver como ele é.
[46] Comentário enviado por (xinelo) em 13/12/2010 - 17:28h
Tenho vontade de experimentar o slackware, mas tem algumas dúvidas que me deixam meio com 'um pé atras'. vc falou muito sobre como instalar programas, contudo falou pouco de como remove-los. existe alguma coisa no slackware semelhante ao comando (debian)
# apt-get --purge nomedoprograma
onde além de desinstalar o pacote ele também remove os arquivos de configuração?
uma outra duvida é como desinstalar um pacote instalado por código fonte? estava lendo umas coisas sobre isso, é preciso conservar a pasta do pacote para pode-lo desinstalar por código fonte?
são duvidas que eu ainda tenho ... de qualquer forma, seu artigo realmente ficou muito bom. Com uma liguagem clara e divertida. Foi uma boa contribuição, parabéns!
[47] Comentário enviado por removido em 13/12/2010 - 23:16h
Olá xinelo
Acho que a primeira coisa que você deve perder é o medo. Note que em meu artigo, eu procuro desmistifcar esse "aura assustadora" do slackware. A única coisa com que você deve se preocupar é com o particionamento correto do seu disco, e com o bkp dos seus dados. Feito isso, você pode partir pra instalação do slackware tranquilamente.
O programa, para o slackware, similar ao apt-get do Debian é o Slapt-get, veja abaixo os parâmetros que o slapt-get lhe ofereçe:
bash-4.1# slapt-get help
slapt-get - Jason Woodward <woodwardj at jaos dot org>
An implementation of the Debian APT system to Slackware
Usage:
slapt-get [option(s)] [target]
Targets:
--update|-u - retrieves pkg data from MIRROR
--upgrade - upgrade installed pkgs
--dist-upgrade - upgrade to newer release
--install|-i [pkg name(s)] - install specified pkg(s)
--install-set [disk set(s)] - install specified disk set(s)
--remove [pkg name(s)] - remove specified pkg(s)
--show [pkg name] - show pkg description
--filelist [pkg name] - show pkg installed files
--search [expression] - search available pkgs
--list - list pkgs
--available - list available pkgs
--installed - list installed pkgs
--clean - purge cached pkgs
--autoclean - only purge cache of older, unreacheable pkgs
--add-keys - retrieve GPG keys for sources
--version - print version and license info
Options:
--download-only|-d - only download pkg on install/upgrade
--simulate|-s - show pkgs to be installed/upgraded
--no-prompt|-y - do not prompt during install/upgrade
--prompt|-p - always prompt during install/upgrade
--reinstall - re-install the pkg
--ignore-excludes - install/upgrade excludes
--no-md5 - do not perform md5 check sum
--no-dep - skip dependency check
--ignore-dep - ignore dependency failures
--print-uris - print URIs only, do not download
--show-stats|-S - show download statistics
--config|-c [] - specify alternate slapt-getrc location
--remove-obsolete - remove obsolete packages
--retry [] - specify number of download retry attempts
--no-upgrade - install package, do not attempt to upgrade
Sobre os pacotes instalados a partir dos fontes, aí é muito relativo. A maioria desses programas podem ser removidos através do Pkgtool. São poucos programas que exigem algum procedimento específico, mas na maioria das vezes, tudo está descrito no README do próprio programa. Se eu não me engano é o caso do Ópera.
Mas é aí que está a graça do slackware, botar as mãos nas entranhas do sistema, errar, acertar, fazer uma duas três vezes, se necessário reinstala o sistema, e assim vai. A vantagem é que você poderá aprender muito mais do que aprenderia com outras distros.
[49] Comentário enviado por BrunoMorais em 16/12/2010 - 07:48h
Que artigo fantastico, posso dizer que adotei o Slackware como principal sistema operacional juntamente com o Ubuntu a partir deste artigo. Obrigado Gedimar, você é 10.
[52] Comentário enviado por removido em 26/12/2010 - 10:21h
Olá pinduvoz,
eu acredito que a melhor maneira de manter o slack estável é justamente não complicar as coisas demais nele. Conhece o princípio KISS?
É mais ou menos isso que eu gosto no slackware. Eu nunca uso o slackpkg e nem o slap-get, prefiro instalar e atualizar os pacotes um a um, e não vejo necessidade em atualizar tanto, pois quando se foca a estabilidade e simplicidade, essas ferramentas automatizadas podem dar muita dor de cabeça pois podem bagunçar o sistema todo e a gente fica sem saber o que está acontecendo.
Um dos argumentos que pesam contra o slapt-get é o fato de que ele é apenas uma cópia meio mal feita do apt-get do debian. Mas na verdade nem o apt-get é 100% confiável, já que vi muita gente reclamando de o apt-get ter instalado coisas demais o ter removidos componentes essenciais do sistema. Acredito que até o yast do openSUSE faz essas "cagadas" de vem em quando, pois já ouvi alguns relatos.
O meu objetivo ao usar o slack é justamente buscar conhecer o meu sistema e manter o controle sobre ele, nada contra as ferramentas automatizadas, mas se for pra transformar o slack em um ubuntu ou mint, eu prefiro usar ubuntu ou mint.
Enfim, cada um deve usar o seu linux da maneira que mais lhe convém, mas o mais importante é que eu sei que a minha caminhada com o slackware ainda está no início, preciso de alguns anos com ele pra me considerar um slacker hehehehehe.
[53] Comentário enviado por pinduvoz em 26/12/2010 - 18:30h
O Slack permite que se utilize o current sem muitos problemas além da instalação/atualização.
Depois que ele "sobe" (funciona), vc pode usá-lo quase sem sustos e sem muita preocupação com atualizações (a cada 15/30 dias está de bom tamanho).
Eu também não sou nenhum Slacker, mas já tinha usado a distro antes para aprender "Linux". Aliás, até agora, usei de tudo, menos Gentoo e derivadas dele (até OpenSolaris e BSD, o último seguindo um artigo do Noel, eu experimentei).
[54] Comentário enviado por pinduvoz em 26/12/2010 - 18:37h
Ah, para avisar:
-- a instalação do OpenOffice com conversão para tgz (sua dica e como eu antes já havia instalado no Slack 32) não funcionou no "current" 64 bits;
-- nele tive que instalar um pacote 64 bits (do site OpenOffice, pois não achei um no BrOffice) pelos próprios rpm, com o comando "rpm -ivh *rpm" (assim funcionou);
-- do diretório "desktop integration" instalei apenas o pacote "freedesktop" (nada de Red Hat, Mandriva etc.) e o menu do KDE4 "entendeu".
[62] Comentário enviado por removido em 05/01/2011 - 19:08h
Ainda não Gedimar. rsrs
Tive uma experiência bem interessante (pra não dizer outra coisa, rs)tentando configurar minha conexão(Speedy) no Slackware. Entre várias tentativas de erros e acertos, porque quando conseguia conectar, já não conseguia mais com o mesmo método depois de reiniciar. Quando conseguia conexão, aproveitava pra atualizar e aprofundar mais nesse ótimo Artigo. Pesquisando descobri o porque. Espero que minha experiência ajude a outros com o mesmo problema.
Mesmo assim depois que reiniciava, não conseguia conexão. E dá-lhe pesquisa.
Lendo um outro tópico, descobri que se tivesse sido feito alguma configuração anterior com o 'netconfig', essas configurações deveriam ser zeradas(não deletadas). E realmente, tinha mesmo feito essa configuração, afinal segui métodos que funcionavam com outros. E Bastou isso.
Para zerar as configurações no netconfig: # nano /etc/rc.d/rc.inet1.conf
Depois do sinal de 'igual', apenas delete o que estiver enter as aspas, ficando assim: =" "
Para salvar o documento e sair, dê um Ctrl + X, o terminal lhe perguntará se deseja salvar o arquivo, confirme com um Y, seguido de <Enter>.
Primeiro zerei as configurações do 'netconfig' e depois refiz pelo 'pppoe-setup'. Acrescentei em: ' /etc/rc.d/rc.local' o comando: 'pppoe-start' para conexão automática. Reiniciei e tudo certo. E cá estou digitando esse texto pelo Slack.
Cada distribuição com suas particularidades e cabe a nós interpretá-las.
Sabe Gedimar, uma coisa é elogiar o esforço do trabalho de alguém. Outra coisa é experimentar a proposta.
Obrigado por nos proporcionar tamanha experiência.
[63] Comentário enviado por brunotec em 24/01/2011 - 19:13h
Muito maneiro seu artigo Gedimar!!! Congratulations!!
Gostei bastante da parte onde fala dos métodos de instalação de programas, pois foi bem resumido e mostrou tudo que é necessário para um iniciante poder instalar seus programas sem sofrimento!
Já configurei meu slack e está tudo funcionando... som, vídeo, plugins e codecs!! hehehehe
nunca pensei que fosse instalar o slack em um dia e no outro já está tudo ok com ele!!
agora estou começando a entender o porque vc criou aquele tópico "usuario ubuntu não compila"
pois tudo que compilei até agora no slackware funcionou perfeitamente sem nenhum erro.
[68] Comentário enviado por mikeitaly em 13/02/2011 - 02:19h
[meu problema é o lilo] boa noite pessoal, no meu HD eu tinha funcionando ubuntu 10.4, e windows vista(ateh aih o lilo funcionava.. depois usei u gparted-live-0.7.1-5.iso pra apagar a partiçao do RRuwindows vista e formatei ela em ext4 pra instalar o slack 13.1.. instalei direitim o slack, e agora quando ligo o pc aparece
error: unknown filesystem.
grub rescue>
no meio da instalaçao do slack u Setup mi perguntow si eu keria criar um disco de boot do tipo USB(talvez eu precizaria um dia) aih eu criei.. e agora eu uso pra entrar no slack e dah certo..
mas soh consigo entrar no sistema soh com o boot pela pen drive usb, eu tenhu instalado no hd o ubuntu 10.4 e o slack 13.1..
eu axo ke apaguei o lilo quando eu formatei u dev/hda/1 (ke antes era o RRuindows vista) e agora eu tenhu o slack 13.1.. e o ubuntu tah na dev/had6 eu axo..
alguem poderia mi ajudar?
ou u meu problema seria resolvido se eu instalasse o lilo do ubuntu dinovo?
e como eu instalava o lilo do ubuntu 10.4 dinovo?
valeu pessoal! ke vcs users avançados tenha um poukinho di pacienças com us news users noobs linuxers...
xD..
[69] Comentário enviado por removido em 13/02/2011 - 11:26h
Poderia deletar a partição do Vista pelo próprio Ubuntu, porque seria o sistema que não seria deletado e nesse caso não haveria problemas.
Feito isso deveria atualizar as linhas do Grub com o comando: sudo update-grub
Sempre faça isso quando remover ou acrescentar novos sistemas em seu HD pra atualizar as linhas do Grub.
No meu caso prefiro o Grub ao LILO, isso por questão de gosto, só isso, por isso que instalei a inicialização do Slack em 'root'. Instalei e apliquei o comando acima. Use essa Dica: http://va.mu/pW ,descubra a partição do Ubuntu e aplique os comandos como descreve.
Depois de aplicar a Dica reinicie e talvez, ainda não tenha o Slack na inicialização, abra o termial e aplique: sudo update-grub
Reinicie e verá o Slack.
Retorne pra sabermos se deu certo.
Numa próxima vez, faça sua pergunta no Fórum do VOL, na sessão de perguntas OK?
[70] Comentário enviado por kalangus em 24/02/2011 - 20:23h
Parabéns pelo tutorial, Gedimar, ficou muito fácil..a anos tento instalar o slackware..mas desisto e volto pro ubuntu, fedora, suse...acho q estou perto de realizar esse sonho. Com o seu tuto consegui pelo menos instalar..escutei o som dele entrando no KDE..mas o monitor desligou..é um LG Flatron de 23'..e tenho uma placa de vídeo sapphire hd5870 e o Lilo também não conseguiu reconhecer o meu win764..queria muito usar o Slack mas ainda não posso deletar o Win..Enfim..agradeço..vou continuar pesquisando..li tudo o que o pessoal postou..mas não achei nada sobre o meu problema..
Não vou desistir...
[74] Comentário enviado por cirofsouza em 15/03/2011 - 13:55h
ATENÇÂO - o aplicativo INKSCAPE tem um bug (ou não) quando se faz o procedimento de "tradução" do Slackware conforme mostrado no artigo do nosso colega!
[75] Comentário enviado por leandro em 30/03/2011 - 18:35h
Esplêndido tutorial. Eu fiz questão de criar um perfil no site só para lhe agradecer pelas informações utilíssimas para quem está iniciando no Slack. E graças à sua ajuda, foi mais fácil do que pensei.
Ps: corrigindo o que disse na linha acima, não será apenas este post que darei neste incrível site que é o VOL. Mais uma vez, obrigado.
[79] Comentário enviado por Otton Santos em 18/09/2011 - 20:48h
Olá!
Antes de mais nda, meus parabéns pelo excelente artigo. Estou me interessando cada vez mais pelo Slackware graças a pessoas como você que se interessa em compartilhar seus conhecimentos.
Seguindo seu artigo, instalei o Slackware 13.37.0 em uma VirtualBox 4.0.12.0 e ocorreu tudo certo.
Mas estou enfrentando um pequeno problema. Não consigo mudar a resolução para além dos 800x600 do XFCE (fica um quadrado pequeno no meio da tela quando executado em modo Tela Cheia). Uso resolução 1280x800, GeForce 8500 GT, monitor Wide na Máquina Real.
Se alguém souber de alguma solução, por gentileza, poste aí.
[80] Comentário enviado por removido em 19/09/2011 - 13:36h
Saudações a Todos!
Tutorial fino, parabéns Gedimar!
Otton Santos, voce tem que instalar adcionais para convidados no VirtualBox para assim abilitar a resolução. Vai na aba do virtualBox em: Dispositivos/Instalar adicionais para convidados, automaticamente ele vai montar uma imagem no seu desktop, e na pasta /media/cdrom.
segue exemplo no Debian e Redhat!
Executando o arquivo VBoxLinuxAdditions.run:
# sh /media/cdrom/VBoxLinuxAdditions.run (Debian)
# sh /media/VBOXADDITIONS_4.0.12.72916/VBoxLinuxAdditions.run (redhat)
[84] Comentário enviado por Henriquenunnes em 13/11/2011 - 15:57h
Olá!!!
Primeiramente, gostaria de parabenizar seu tutorial! Realmente digno de alguém que além de compreender a filosofia LINUX a vive!
Cara, sou novo nesse mundo Linux tenho por volta de 6 meses... Mas estou realmente mergulhado nesse mundo... Atualmente uso Ubuntu 11.04 e Win 7 para jogar... Tenho a partição /raiz e /home separadas.. é possível usar a /home para o slack? Como faço? Usando o cfdisk?
[85] Comentário enviado por Henriquenunnes em 14/11/2011 - 12:58h
Olá, mais uma vez.
Consegui instalar o slack no virtualbox, mas gostaria de testar o gnome, mas os tutoriais que estou utilizando não estão funcionando... O que poderia fazer para usar o gnome no slack?
[89] Comentário enviado por erickb em 27/06/2012 - 18:15h
Excelente artigo! Comecei a usar o Slackware hoje, e seu artigo serviu de ponta pé inicial (na verdade, foi bem mais que um ponta pé inicial). Usando apenas este artigo consegui instalar o Slack e configurá-lo de acordo com minhas necessidades!
Parabéns e muito obrigado!
[90] Comentário enviado por tabachi em 13/07/2012 - 13:27h
Boa tarde pessoal!
Tudo bem?
Sou novo no fórum e gostei muito do artigo! Parabéns à equipe!
Bom, eu instalei a distro 13.37 do Slackware em meu notebook, como Host e depois adicionarei o que precisar nas VMs.
Estou apenas com um problema que é a configuração de meu teclado, pois não estou conseguindo utilizar a tecla de "Barra invertida, ou Contra-barra", assim como a interrogação, dois pontos.
Meu notebook é um Acer Aspire 5750-6831.
A configuração que escolhi na instalação do SO foi Abnt2 e na parte de Acessibilidade eu desmarquei a opção "Usar padrões do sistema", em Modelo de teclado coloquei "Acer Laptop" e em Disposição de teclado, configurei "br".
[93] Comentário enviado por R4Ck em 06/01/2013 - 19:51h
Artigo muito bom, bem fácil de entender....
Mas mesmo assim estou sofrendo com um problema ¬¬
Uso o linux a mais ou menos um ano e meio, uso bastante o Fedora e algumas vezes o ubuntu, e decidi ir para o slackware, porque apanhando que a gente aprende.
O problema é o seguinte, eu sigo seu tutorial certinho e tals, mas na hora de bootar, vem a seguinte menssagem: "Missing operating system".
Já tentei reinstalar umas 3 vezes, sempre checo para ver se coloquei a partição bootavel, ja formatei usando ext3 e 4 e nada até agora.
Desculpa pela noobice, mas alguem tem uma pista de como resolver isso?
[95] Comentário enviado por lizincross em 10/02/2013 - 21:56h
De todos os tutoriais para instalação e configuração do Slack, este é de longe o mais didático. Consegui instalar e aos pouquinhos estou arredondando o Slack em meu desktop de casa. E aprendendo muito, é claro. Parabéns!
[96] Comentário enviado por pretoescuro em 22/03/2013 - 10:39h
Muito Obrigado por me tornar um membro da Equipe Slackware [Gedimar > http://www.vivaolinux.com.br/perfil/verPerfil.php?login=Gedimar <] Realmente não precisa ser apenas a versão que você informa no tuto, qualquer uma delas conseguimos seguir o seu Tutorial. Muito Obrigado mesmo por ajudar. Não só eu, mas como todos que estão precisando do mesmo.
[97] Comentário enviado por FilSilva em 30/04/2013 - 14:58h
Olá Gedimar, boa tarde.
Muito bom esse tutorial sobre o Slackware, ótimo trabalho.
Eu estou tentando iniciar agora com esse sistema, atualmente uso
Ubuntu.
Estava testando numa máquina virtual e depois de seguir os passos sobre configuração de vídeo..
fiz de acordo como manda o tutorial, onde ao usar o 'startx' ele apresenta um erro
e não consegui sair daqui ate o momento... só to com o modo texto.
[101] Comentário enviado por caios em 26/04/2014 - 15:56h
Seu artigo é excelente! Ainda sou um usuário bem iniciante no mundo Linux, mas já tinha instalado o Slackware anteriormente e não me lembrava de quase nada. Seu tutorial muito me ajudou. Acho o Slack uma das melhores, senão a melhor, distro :) Muito obrigado por seu artigo, parabéns, ficou muito bom!