Como criar um Job?
Para criar um Job é necessário antes configurar o arquivo .blend para armazenar a saída dentro do diretório /home/drqueue/render/nome_do_projeto, além de colocar o arquivo.blend dentro deste mesmo diretório. Feito isso, basta abrir o drqman, clicar com o botão direito e criar o seu Job. Antes que eu me esqueça, o drqueue assume como padrão que cada animação possui 100 frames. Leia a documentação do site, vale a pena.
Posso usar um render farm para renderizar apenas uma imagem jpeg?
Hum... não. Se você ler atentamente a documentação do drqueue, e eu recomendo isso, vai perceber que ele usa uma função interna do próprio Blender para renderizar os frames. Isso quer dizer que, se você possui um Job com apenas um frame que leva 10 minutos para renderizar, com 4 máquinas você vai continuar levando 10 minutos, porque neste modelo de cluster só é possível ter um processo no núcleo do processador, ou seja, um processador vai realizar o Job e outros 3 estarão ociosos.
Entretanto, se o mesmo Job possuir 4 frames, você poderá renderizar os 4 frames, um por processador, em 10 minutos, fazendo com que as 4 cpus trabalhem cada uma em um frame diferente.
Como eu posso automatizar o serviço, de modo que o Render Farm esteja funcional assim que eu ligar os computadores da minha rede?
Ok, uma boa pergunta: O modo rápido de fazer isso é copiar os scripts master e slave para dentro do init.d, com permissão de execução.
O modo bonito de fazer isso, é criar um script dentro do init.d, com as chamadas à estes scripts, bonitinho, seguindo os padrões do arquivo
/etc/init.d/skeleton.
Eu particularmente gosto do segundo método.
Porque você escreveu este artigo?
Bom, eu fui requisitado para montar esta solução de cluster para uma pequena empresa que trabalha neste ramo de atividades. Ao iniciar minhas pesquisas, encontrei muitos fóruns de animação 3D abordando exatamente o passo a passo para instalar o DRQueue junto com o Blender. Então, eu montei, testei e escrevi. Espero que seja útil à alguém. =D
Links: