Dpkg, Gnome, kernel, bin, rpm... maravilhoso Linux!

Inicialmente a impressão é de espanto total, principalmente para usuários antigos do ambiente do Windows - como eu. O Ubuntu, que eu utilizo, oferece todas as facilidades e aplicativos que o Windows possui, e para mim, mais eficientes e adaptáveis e, INDISCUTIVELMENTE mais rápidos. O visual é fantástico, permite mudar desde as cores até o conteúdo das janelas, acredito que pode mudar tudo.

[ Hits: 7.928 ]

Por: angelo de souza em 21/04/2010


Sistema operacional diferenciado



Inicialmente a impressão é de espanto total, principalmente para os usuários antigos do ambiente do Windows - como eu. Os nomes Ubuntu, Mandriva, Debian, Librix etc, parecem "coisa" do Kosovo ou da Mongólia, com o devido respeito.

E, realmente é espantoso, já na forma de instalação, totalmente livre, compartilhada e absurdamente simples. Conta a lenda que a diferença do sistema operacional Linux para os demais está na sua composição, que engloba três partes distintas, o Kernel - que é o "núcleo" do sistema e é responsável pelo gerenciamento de memória, de processos e da CPU-, as aplicações de sistema e, - as aplicações de usuário.

Como não sou expert no assunto, não vou entrar no mérito da questão, mas se a característica fundamental de um sistema operacional é organizar e controlar o "hardware "e os "softwares" para que o dispositivo funcione de maneira flexível e previsível, o Linux satisfaz plenamente. O sistema é facilmente manejado adaptado, tanto na forma visual, como operacional.

Claro que nenhum sistema operacional é perfeito, quem diz que o seu nunca travou, é o mesmo que afirmar que a bomba do chimarrão nunca entupiu. Entretanto, estou usando a aproximadamente 1 ano e, realmente, ele nunca travou. Pelo que tenho lido, isso é o que acontece com o Linux, inclusive há afirmativas de que o Linux pode rodar por anos sem precisar ser reiniciado (a maioria dos servidores de internet roda Linux, e eles quase nunca reiniciam).

Claro que com grandes atualizações ele ainda precisa ser reiniciado, mas do contrário, apenas atualizado. Inclusive afirmam que se você instala o Linux e usa seu sistema o tanto que quiser, deixando seu computador ligado o tempo todo, ele pode continuar por anos sem ter nenhum problema. Não sei, ainda.

Fácil operacionalidade

O Ubuntu, que eu utilizo, oferece todas as facilidades e aplicativos que o Windows possui, mais eficientes e adaptáveis e, INDISCUTIVELMENTE mais rápidos.

Como já referendado, a diferença, começa na instalação - ao contrário do Windows que é uma instalação limpa, no Linux conecta-se tudo que é periférico e manda ver. Ele reconhece praticamente todos (tive problemas somente com uma webcam). E mais, se utilizar o Wubi para a instalação, ele faz todo o trabalho, inclusive o particionamento etc, sem nos incomodar pelo próprio ambiente Windows.

Quando reiniciamos o computador o trabalho foi todo executado. Algumas informações, como o endereço IP, a máscara de sub-rede, gateway predefinido e a numeração dos servidores DNS etc é bom estarem disponíveis para preencher alguma caixa de texto que for aparecendo. Mas, se o cabo estiver conectado, a ligação é detectada automaticamente, praticamente só pede o seu usuário e senha.

Alguns detalhes chamam a atenção para quem faz uso do Windows, sempre preocupado com as atualizações do antivírus ou dos "softwares". O Ubuntu faculta o "Firestarter" - um firewall - para quem quiser utilizar, mas não menciona nenhum antivírus, spywares, malwares etc, e para programas, ele tem o que é chamado de "gerenciador de pacotes", cada programa está contido em seu próprio "pacote", se você precisar de um novo, abra o gerenciador de pacotes, digite algumas palavras chaves e/ou próprio nome, escolha e clique em "Aplicar" ou "OK".

Outra atividade bem interessante que você acaba fazendo parte é a interatividade dos fóruns. Através do Google, coloca a sua dúvida e há sempre um fórum com uma resposta. Todos têm um prazer em ajudar e explicar.

O visual é fantástico, permite mudar desde as cores até o conteúdo das janelas, acredito que pode mudar tudo. Aliás, TODOS os efeitos de tela e comandos conhecidos, que só vieram à tona na versão MS VISTA, já existiam antes nas primeiras versões de SUSE e Ubuntu.

O browser para a internet é o Firefox, um dos melhores no mercado, desenvolvido para o Linux com versões que conquistaram usuários de Windows e Mac. Possui inúmeros skins e milhares de add-ons. Mas pode optar pelo Opera, entre outros, dependendo sistema que utilizar.

Conclusão

Acompanhando o desenvolvimento de novos computadores e soluções para internet, o Linux dispõe de versões exclusivas para netbooks, palms e celulares, possibilitando sistemas operacionais leves e eficazes, atendendo às suas necessidades.

Concluindo, o Linux oferece ao usuário um ambiente gráfico e operacional de total confiança e flexibilidade ao mesmo tempo.

Acredito que as pessoas não vão mudar para o Linux só porque ele é livre (código aberto) ou porque é de graça, mas sim PORQUE ELE É MUITO BOM!

Este artigo também teve a participação de Mauricio Reche, responsável pelo setor de textos científicos do IC/FUC.

   

Páginas do artigo
   1. Sistema operacional diferenciado
Outros artigos deste autor

Ubuntu: desvendando o "fantasma" das instalações de programas

Leitura recomendada

Lógica para Computação - Parte V

Ubuntu Linux - Visão Geral

O que você gostaria de saber sobre GNU/Linux mas...

Introdução ao Linux: Instalação do OpenSuSE

Passo-a-passo para instalar o CentOS Linux 5.2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por clandestine em 21/04/2010 - 16:12h

bom , so tenho a falar uma coisa nessa minha jornada pelo linux ,,, linux mudou a minha vida em todos os sentidos ,, ate a namorada ,,,rsr so tenho a agradecer ao sr linus pois minha vida nao foi mais a mesma , depois que deixei de usar o sistema cancerigino da ms.


linux from hell

[2] Comentário enviado por zztoninho em 21/04/2010 - 19:08h

Concordo plenamente com o artigo ! porem tenho alguns pontos que achei importante comentar !

1 - Sou usuário de Linux (em especial e quase exclusividade o Ubuntu) a pelo menos uns 2 anos. trabalho na área de Eng. da computação ! O mesmo veio se tonar meu S.O. para uso pessoal e profissional ! sim o Linux mudou minha vida ! desde namorada a amizades e tudo mais como nosso colega comentou acima !

2 - Não concordo em dizer que o Linux é um mar de rosas ! o meus já travaram e muito alias(claramente nem sequer podemos comparar com o windows ! seria covardia !)! e tive diversos problemas com empresas chulas que não liberam seus drivers proprietários. alem de que para algumas configurações vc quase obrigatoriamente tem que usar o terminal (o que particularmente acho mais rápido, eficiente e bonito ! mas a maioria da população discorda!) para finalizar certas coisas, nada que seja um bicho de sete cabeças.

3- Mas sinto que devo comentar sobre a comunidade Linux !!! simplesmente ela faz a diferença ! uma prova que uma comunidade é melhor que poucos milhares de Programadores de empresas privadas !


Viva o Linux !

[3] Comentário enviado por clickbr em 21/04/2010 - 21:25h

É verdade que o linux hoje é mais fácil de usar, tanto assim que até já existe o puppy portable, pode ser executado desde qualquer SO e sem instalar nada, este eu uso no meu pendrive e realmente é muito útil.
Discordo em dizer que os foruns ajudam, geralmente vc encontra muita briga, moderadores prepotentes querendo dar un ban em alguém e muita briga referente a distros. Óbvio que existe excessões, o VOL sempre foi referência para estudo.

[4] Comentário enviado por Jramalho em 21/04/2010 - 21:58h

Bom estou a um ano e meio na área da computação atuando como Téc em informática comprei meu 1º laptop(pc)a um ano e meio atraz também foi quando começei estudar.Meu laptop(Dell insp.1525) veio com S.O Ms Vista mas logo de cara ja queria instalar um Linux ,fiquei ainda mais motivado quando soube a possibilidade de dual boot, entusiasmado e apoiado por um professor instalei meu Ubuntu8.10 em um processo estranho que não nessecitava de imagem nem cd mal me recordo,bem, claro que a primeira tentativa foi frustrada joguei ele no disco C: do Windows por não ter experiencia ,ai ferro não passou de tela preta:s rsrsrsrs, contudo formatei denovo e instalei o Vista novamente e fiz o download do bichinho novamente queimei a imagem dele e fui instalar, mas dessa vez com auxilio do professor desta vez deu certo. :) fiquei muito contente pude aprender muitas coisas com ele e aprendi a amar Gnu/Linux e open sources.
Acredito que todo usuario linux se da bem com qualquer tipo de sistema operacional,gosto do ubuntu um sistema amigavel,rápido,poderoso(como todo linux) e por ser free também .Linux realmente transforma a vida das pessoas em diversos aspectos uso e recomendo!!
Viva o Linux!

[5] Comentário enviado por nicolo em 22/04/2010 - 08:16h

Estamos em tempos de transição filosófica, os valores espirituais estão retornando, ainda bem que é o linux, ......meno male, .... ainda bem que isso não aconteceu comigo.

[6] Comentário enviado por /bin/laden em 22/04/2010 - 09:06h

Só lembrando que Linux não se resume ao Ubuntu.

[7] Comentário enviado por albfneto em 22/04/2010 - 13:10h

sim, linux é muito legal, pena que ainda tão pouca gente usa.

Vc também notou uma coisa, muita gente fica com problema de impressora não achada, de pendrive não montado etc, pra não dar esse problema, conecta tudo, liga a impressora, espeta um pen drive, deixe todos os perifericos ligados e ativos, e aí instala o Linux, e o Linucão vai achar! rsrsrsrsrsrsrsr

Olha, quase não trava, eu uso linux a uns 4 anos, várias distros,. só tive 3 travamentos.

funcionar por anos, é verdade, um usuário da Alemanha, disse no Forum Gentoo, que o desktop gentoo dele nunca foi reformatado. 5 anos!

Windows não, vc coloca o XP e ele vai ficando cada vez mais lento, mais lerdo e depois de um ano tá não usável, tem que reformatar tudo....

mini dica, quando linux trava, geralmente é problema de HAL ou DBUS.

Bom, clickbr, aqui o VOL é diferente, a gente pode até contar piadas...

Os foruns linux, principalmente europeus, não são assim, não sei se são prepotentes, mas sem dúvida , são sêcos, rígidos e técnicos.
Por ex, se vc postar a mensagem no local ou comunidade errada, eles movem de local etc...
eles não são descontraídos como nós, os brasileiros...

[8] Comentário enviado por msajunior em 22/04/2010 - 14:50h

Concordo, e admito que ainda não consegui me desligar por completo do RUINdows, mas quanto mais uso e aprendo sobre o linux, mais tenho vontade de aprender, e de me desligar do windows.

Viva o Linux!

[9] Comentário enviado por clandestine em 22/04/2010 - 15:07h

caro camarada msajunior entao a partir de hoje , se desligue do imperio do mal ,, e se dedique de corpo e alma ao linux , voce so tem a ganhar com isso ... abraços


linux from hell

[10] Comentário enviado por meinhardt_jgbr em 22/04/2010 - 21:34h

Angelo,

Muito interessante seu artigo e além do mais bem escrito. Parabéns.

Ótimo saber que outros companheiros ai pela faixa dos cinquenta ou quase, também estão se adaptando perfeitamente ao Linux.

O mais divertido disto tudo é que você fica mal acostumado com a riqueza de alternativas disponíveis (distros).
Quando decidi migrar pro Linux, não havia esta moleza de experimentar distros com mídia-Live, tinha que tentar instalar e se depois não gostasse, mandar outra distro por cima. Não era como hoje em dia que o cara pode "ficar" por um tempão e só casa quando achar que chegou o momento. No Linux antes não era a mesma coisa, não tinha esta de "ficar", tinha que casar / instalar de cara e apenas depois disto caso não ocorresse a compatibilidade, partir para o divorcio. (Êita comparaçãozinha infame!!! mas é verdade)
Com esta do "ficar" sem compromisso é o mesmo que experimentar distro Linux em mídia-Live. A gente só instala se gostar realmente, com direito a experimentar pelo tempo que quiser.

Continue compartilhando as suas boas e más experiências pois acredito que este seja o grande diferencial das comunidades brasileiras.

[11] Comentário enviado por Lisandro em 23/04/2010 - 08:27h

Fiquei mais de dois anos sem desligar meu micro e só desligou com um apagão que durou mais que o nobreak aguentava. Gosto de várias coisas do windows, mas não troco meu Linux por nada.

[12] Comentário enviado por valterrezendeeng em 23/04/2010 - 09:50h

Utilizo e Gosto do Ubuntu deste a versão 6.10, vim do Debian.

Tiver diversas experiências com Linux, utilizo hoje SUSE e Ubuntu, tenho pequeno reves no meu Servidor de Arquivo (Ubuntu), todos eles causado por longa falta de energia ou aplicações Windows que trava prejudicando o Samba e com o SUSE nuca tive um.

Gostei do Artigo bem Apaixonado e Emotivo...

Gosto do Linux porque É BOM, Livre e Aberto, parabens a todos pela escolha e a todos os Desevolvedore e Pessoas que Lutão per esta Liberdade.

Grato
Valter

[13] Comentário enviado por removido em 23/04/2010 - 17:09h

Linux é muito diferente, mas ainda não consegue substituir windows,daqui a pouco isso será possivel mas ainda não somos superáveis ao windows...

[14] Comentário enviado por izaias em 23/04/2010 - 18:04h

Você tem razão! Certas coisas só são possíveis mesmo com rwindowss. Por exemplo: o suporte a periféricos que ainda estão na garantia do fabricante ou um provedor de net, essa raça só dá apoio somente pra quem usa algum sistema do nosso 'tão adorado' Bill.
Ainda bem que nunca precisei desses serviços, mas se precisar tenho que sair do Ubuntu e voltar pro 'dóinavista'.

Voltanto, o autor tem razão em contentarse com seu Ubuntu, quando se pensa que viu tudo, aparece mais uma novidade em relação esse e a outras distros. O Linux é realmente formidável. Não sei se já está confirmado, Linus Torvalds está entre os '100 maiores inventores'.

[15] Comentário enviado por rafaelskate1983 em 27/04/2010 - 11:54h

Como disse o companheiro "clandestine", só tem a ganhar mesmo!

Coloquem lado a lado um curriculo que tenha conhecimento em Windows e outro que tenha GNU\Linux, qual vc's acham que será contratado pra uma vaga de desenvolvedor, engenheiro de software ou redes??? Linux???

Quem trabalha com linux tem um diferencial, quem mexe com linux tem conhecimento, praticamente, comprovado, pois, para utilizá-lo é necessário, no mínimo, dedicação e gosto pelo pinguim.

Linux até a morte!!!

[16] Comentário enviado por albfneto em 05/08/2010 - 00:41h

Muitas pessoas que usam linux, também podem até não serem adeptas da Filosofia do Software Linux, pode ser até por critérios científicos,estéticos e técnicos...
Muita gente usa linux porquê LINUX È BOM! BOM E BONITO!
Só que nunca usou Linux, śo quem nunca viu Compiz-Fusion, Emerald, Metisse, Looking Glass, KDE 4, só esses é que acham que Aero do Vista e do Windows Seven é o máximo!
esem pagar por tudo, sem vírus,sem malware, sem tela azul da morte!
Gratuito e melhor, e mais bonito!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts