Se chegou até aqui deve ter o seu
Monodevelop em sua última versão instalada. Vamos ao que interessa e configurar o MonoGame SDK.
Abra o seu terminal e vamos instalar as bibliotecas que vão executar qualquer aplicação em Monogame e que será utilizado para desenvolvermos os scripts baseado no monogame application opengl:
sudo apt-get install libopenal-dev mono-runtime
No link abaixo teremos as versões do Monogame, vamos instalar a última versão no
Linux:
Procure pelo link "Monogame for Ubuntu" e você vai baixar o "monogame-sdk.deb", vai estar na área está escrito "Development Builds".
No terminal o comando para instalar o .deb é o seguinte:
sudo dpkg -i monogame-sdk,deb
Depois de seguir os passos acima é necessário abrir o Monodevelop, ir em ferramentas, gerenciador de módulos e plugins e adicionar o plugin de
game-development with monogame e clicar em instalar.
Pronto! Agora é só ir em "Criar um novo projeto", procurar por criar um projeto aplicação em monogame opengl e você terá um gerenciador de conteúdos que é o Content Pipeline, onde você vai jogar pastas de sons, texturas, scripts, animações do Blender dentro desse content e a partir daí chamar o diretório para a classe Game principal enxergar o que você está querendo chamar.
Mas como ainda sou novo na comunidade eu vou preparar um outro artigo somente com o tema criando um jogo em Monogame do zero para mostrar todas as vantagens e desvantagens, mostrar o uso do content pipeline e criação de classes, metódos draw e variáveis.
Até o próximo artigo de desenvolvimento de jogos com Ubuntu.