Desenvolvimento de aplicações web

Artigo sobre tecnologias utilizadas para construção de aplicações web, comparando alternativas open source com proprietárias suportadas no Linux, comentando também desempenho e tempo de desenvolvimento.

[ Hits: 26.131 ]

Por: Flavio Zacharias Fagundes em 15/03/2004


Tecnologias para desenvolvimento



Para a o desenvolvimento das aplicações utilizamos alguma ferramenta CGI capaz de interpretar nossos scripts no servidor e retornar uma saída padrão para o usuário (HTML), para que este interaja e poste informações para serem processadas no servidor, etc.

Existem várias disponíveis no mercado, assim como em banco de dados temos as pagas e as de uso livre. Ainda é muito grande o número de servidores utilizando ASP que é proprietário da Microsoft, o qual só pode ser instalado em um servidor com Windows.

Em contra partida temos soluções que são multiplataforma como JSP (Java Server Pages), PHP e ColdFusion, que apesar de ser pago, possui suporte a instalação em várias distribuições Linux.

Inicialmente em resposta à utilização de ASP surgiu o PHP, que difundiu-se muito e ganhou um grande número de adeptos. Uma linguagem clara para programação que oferece suporte ao desenvolvimento com o paradigma de orientação a objetos. Por ter se difundido tanto, possui diversos pacotes disponíveis e documentação disponível na Internet.

Uma outra ferramenta que vem crescendo muito equivalendo-se ou até mesmo ultrapassando sua utilização é o JSP, pois sendo originado a partir da tecnologia Java da Sun, apresenta-se como uma solução muito consistente devido ao grande suporte que oferece a linguagem Java e como grande oponente ao grupo .NET da Microsoft. Também oferece suporte à implantação em um servidor Linux.

Uma solução proprietária que muitos desconhecem que também oferece suporte a Linux é o ColdFusion da Macromedia, atualmente na versão MX 6.1, o qual será discutido brevemente os parágrafos abaixo.

Nessa última versão oferece suporte à vários bancos de dados, tanto proprietários como os de uso livre. Oferece a possibilidade de ser executado em um servidor Linux, com o Apache e consultar uma base num MS SQL Server num servidor Windows. É uma linguagem simples e clara, tendo vantagens e desvantagens sobre as demais.

Como grande vantagem é a possibilidade de desenvolver rapidamente, pois a linguagem possui tags diferenciadas, como por exemplo CFINPUTs, que além de possuírem os mesmos atributos das INPUTs definidas no HTML, permitem na própria tag definir a validação do campo no cliente, mensagens, etc, sem a necessidade de escrever códigos em Javascript para isso, como seria nas linguagens citadas acima. O ColdFusion gera automaticamente esses códigos. Permite a integração com a tecnologia Java, pois seus códigos são compilados e essas classes geradas em Java são utilizadas para o envio da saída para o usuário.

As desvantagens são o custo que para sua implantação é necessário adquirir-se a licença para poder-se instalar no servidor e a comunidade de desenvolvedores CF ser muito pequena em relação as demais. Por exemplo, para a geração de um documento em PDF que no caso de PHP e JSP tem-se suporte nativo ou com o uso de pacotes e bibliotecas, em CF só com soluções proprietárias.

Constata-se em um estudo de caso que apesar de consumir uma quantidade considerável de memória RAM e demais recursos, tem-se uma boa performance com microprocessador Pentium IV 2.4 MHz, 1GB de memória RAM e com barramento local a 800MHz, sem a necessidade de um servidor dual server. Tudo isto com o webserver Apache com suporte a SSL e Conectiva 8.

Um detalhe que cabe ressaltar que nesse estudo de caso que pude observar por abrir uma série de portas os serviços do CF, seria mais interessante a colocação de um Firewall antes do mesmo para evitar o acesso externo direto.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Comparando alternativas de distribuição
   2. Banco de dados
   3. Tecnologias para desenvolvimento
   4. Considerações finais
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Creative Commons

É o Linux somente para especialistas?

A trajetória do Viva o Linux - retrospectiva 2003/2004

Karl Marx e a concorrência individual no Viva o Linux

O Software Livre precisa de você!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por leogenilhu em 16/03/2004 - 10:26h

Muito bom seu artigo!
Queia somente resaltua ao contrario do que foi dito
a linguagem propriataria ASP tem otimas solucoes e integracao com
servidores linux, ou seja ja nao eh exclusiva de servidores windows
A propria SUN desenvolveu uma ferramenta de interacao com servidor apache/linux para executar ASP.

[2] Comentário enviado por zach em 16/03/2004 - 15:19h

Leo

Tnx, conheço pouco sobre ASP, mas obrigado pela dica.

[3] Comentário enviado por josir em 17/03/2004 - 16:33h

Ficou faltando falar do Java! As maiores aplicações desenvolvidas atualmente são feitas em Java (Servlet e JSP)

Delphi também é um player forte aqui no Brasil apesar de pouca gente usar nos EUA.

[4] Comentário enviado por josir em 08/06/2006 - 08:36h

Ficou faltando falar de XUL, a linguagem dos aplicativos Mozilla! É uma das melhores opções para se trabalhar com Linux.

[5] Comentário enviado por abeljnr em 24/04/2007 - 11:20h

sempre que falamos em desenvolvimento, sempre à uma saida boa....
e uma coisa incrivel...rsrsrs


flws


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts