Desafios da Segurança de Informação

Uma breve introdução aos desafios da segurança de informação. Pessoas são um perigo, mas pensar que está seguro é mais perigoso ainda. Este artigo também esta postado no meu blog (http://vivendotecnologia.blogspot.com).

[ Hits: 12.401 ]

Por: Anderson de Sousa Pereira em 29/04/2008 | Blog: http://vivendotecnologia.blogspot.com


Desafios



O maior desafio para as empresas é manter a segurança de seus dados, e quando falamos em segurança de dados não devemos ter o luxo de ignorar qualquer tipo de risco que possa comprometer a integridade dos mesmos. E esses riscos envolvem corrompimentos de dados, perda, roubo, entre outros fatores... Isso pode ser ocasionado devido a fenômenos naturais como, furacões, inundações, terremotos... E também podem ocorrer devido á uma má administração.

O maior perigo para uma empresa é ter a falsa sensação de segurança. Afinal, pior do que não se preocupar com invasões, ataques, vírus, tragédias entre outras ameaças é confiar cegamente em uma estrutura que não esteja preparada para impedir o surgimento de problemas.

Por isso, não devemos confiar apenas em software, ou hardware. Quando falamos em segurança da informação, é necessário considerar quatro obstáculos que têm a mesma importância: a natureza, as pessoas, a tecnologia e os processos.

Não adianta investir apenas em um deles e deixar os outros de lado, eles devem ter a mesma atenção. E os quatro devem estar intimamente ligados, afinal um necessita do outro. Quanto a tecnologia, natureza e processos até que não é um desafio tão gritante, o maior desafio mesmo são as pessoas.

Quanto a natureza, nós podemos nos prevenir com um estudo do local onde a empresa será implantada e mantendo copias dos dados em outros locais, afinal até alguns anos atrás aqui no Brasil eu não me preocuparia com furacões e terremotos, mas ultimamente com o aquecimento global tudo é possível, só do ano de 2007 até hoje já tiveram vários tremores em algumas cidades do nosso país, claro que isso é só a ponta do iceberg...

Quanto à tecnologia e processos, desde que sejam bem administrados e usados corretamente se tornam ferramentas essenciais para o crescimento e evolução do negócio. Parece fácil, mas embora a teoria seja lógica, fazer com que sejam bem implantados é uma difícil e árdua missão. Afinal, é aí que entram as pessoas, cada um usando a tecnologia a seu favor e muitas vezes para fazer um mal uso. E quando eu falo de pessoas eu estou me referindo aos usuários (meros mortais) que dedicam suas vidas à atormentar o CSO (Chefe...xD). Grande parte dos incidentes de segurança contam com o apoio, intencional ou não, do inimigo interno. As pessoas estão em toda a parte da empresa.

Os cuidados básicos com as atitudes das pessoas, muitas vezes são esquecidos ou ignorados. Encontrar senhas escritas e coladas no monitor, bem como o repasse de informações sigilosas em ambientes não seguros, como parada de ônibus, reuniões informais são situações muito comuns. Contar com a colaboração das pessoas é simplesmente fundamental para a empresa.Mas tudo deve ser auditado pelo CSO. Mas o ponto principal da preocupação com as pessoas é que os fraudadores irão em busca delas para perpetuar seus crimes.

Mas nem sempre as pessoas tem 100% de culpa, afinal, no mundo cibernético, tem muito lixo e armadilhas que foram projetadas justamente para enganar pessoas, ai fica muitas vezes difícil de controlar os processos que são confiáveis e não confiáveis, então cabe ao CSO orientar e auditar toda e qualquer mudança que possa possa colocar em risco os dados da corporação. Antivírus, anti-spywares, um bom proxy e um firewall são essenciais, mas nada melhor do que orientar e auxiliar os usuários no uso da tecnologia a favor da corporação..

Recomendo a leitura do post:
   

Páginas do artigo
   1. Desafios
Outros artigos deste autor

Iniciante KUbuntu 7.10 (curto e grosso)

Leitura recomendada

Instalando Interbase 2007 Developer em Linux OpenSuSE 10.2

Instalando Nextcloud Server no Fedora 31

Relato de experiência: contribuição para tradução de um artigo da Wikipédia

Desenvolvimento de uma interface WEB com PHP para gerenciamento de banco de dados CouchDB

Como instalar Microsoft SQL SERVER no openSUSE Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por stremer em 29/04/2008 - 16:48h

muito bom o artigo! Gostei!
pena q mtas vezes as empresas pensam diferente achando q as pessoas são a parte menos importante de uma empresa.

[2] Comentário enviado por kalib em 30/04/2008 - 10:27h

Além de pensar que as pessoas são a parte menos importante..elas ainda tem a mentalidade de que a tecnologia é um mal necessário...apenas um custo orbigatório.. :/

Isto complica a tarefa dos profissionais dos setores de infra e segurança... :/

parabéns pelo texto anderson. ;]

[3] Comentário enviado por albertguedes em 30/04/2008 - 18:04h

Já vi gente reclamando que o maior problema de um sistema são os usuarios do sistema. Putz ! Sem noção isso.

[4] Comentário enviado por matux em 04/05/2008 - 23:14h

Bom Artigo,
A tecnologia foi feita para as pessoas e não o contrário como muita gente gosta de pensar.
Nos especializamos em TI para melhor servir ao usuário final.
O alvo são as pessoas.
Tecnologia, processos e pessoas. Todas em sincronia.
Lógico que o fator humano nesse processo é decisivo, por isso merece uma atenção diferenciada.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts