Relato de experiência: contribuição para tradução de um artigo da Wikipédia

Relevância da contribuição para o acervo de artigos da Wikipédia e minha experiência realizando a tradução de um do inglês para o português.

[ Hits: 1.064 ]

Por: Nicolas Antonio Nunes Mautone em 26/01/2021


Contribuição para tradução do artigo Segurança de Computadores na Wikipédia



1. WIKIPÉDIA: O QUE É?

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia multilíngue de licença livre, baseado na web e escrito de maneira colaborativa, ou seja, qualquer pessoa é capaz de realizar uma contribuição através de adições ou edições de artigos. A Wikipédia foi lançada em 15 de janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger e tornou-se a maior e mais popular obra de referência geral na internet. Ela conta hoje com mais de 51 milhões de artigos divididos em mais de 299 idiomas. É uma ferramenta de pesquisa amplamente utilizada por estudantes e tem influenciado o trabalho de publicitários, pedagogos, sociólogos e jornalistas, que usam seu material, mesmo que nem sempre citem suas fontes.

2. CONFIABILIDADE

Embora as políticas da Wikipédia defendam fortemente a verificabilidade e um ponto de vista neutro, seus críticos a acusam de conter inconsistências. Sua confiabilidade e precisão também são alvo de críticas. Outras críticas apontam a sua suscetibilidade ao vandalismo e a adição de informações falsas ou não verificadas, embora pesquisas apontem que edições mal intencionadas não são frequentes e possuem curta duração.

Nenhum artigo ou conteúdo é propriedade do seu criador ou de qualquer outro editor, ou é avaliado por qualquer autoridade reconhecida; ao contrário, os conteúdos são acordados por consenso. Por padrão, qualquer edição em um artigo se torna disponível imediatamente, antes de qualquer revisão. Isto significa que um artigo pode conter erros, contribuições equivocadas, defesa de algo, ou mesmo absurdos evidentes, até que outro editor ou moderador corrija o problema.

Editores regulares muitas vezes mantém uma lista de "páginas vigiadas" de artigos de interesse para eles, de modo que eles podem facilmente manter o controle sobre todas as alterações recentes nessas páginas.

No meu caso, recebi um alerta direto de um dos moderadores da página logo após minhas primeiras edições no artigo me repreendendo e me atentando a atitudes e comportamentos que não estavam adequados ( onde eu estava realizando várias edições pequenas continuamente e dessa forma meio que floodando o histórico de edições ), o que demonstra que a comunidade em si é bem atuante, rígida e autocorretiva.

3. EDIÇÃO

Contribuintes, registrados ou não, podem tirar proveito dos recursos disponíveis no software que opera a Wikipédia. A página "Ver histórico" que acompanha cada artigo, registra toda e qualquer versão já criada/editada do mesmo. Esta característica torna mais fácil comparar antigas e novas versões do artigo, desfazer alterações que um editor considera indesejáveis, ou restaurar um conteúdo perdido. A página "Discussão", associada a cada artigo, é utilizada para coordenar o trabalho entre vários editores acerca do tema discutido. Em janeiro de 2020 havia 299 versões ativas da Wikipédia em diferentes idiomas, das quais 16 possuíam mais de um milhão de artigos e 43 tinham mais de 200.000 artigos.

sta diferença se dá pela localidade e localidade da versão da Wikipédia, ou seja, alguns idiomas possuem mais artigos do que outros, e por isso é realizada a constante tradução e evolução de artigos de uma Wiki à outra através de um esforço que visa criar e distribuir uma enciclopédia livre de alta qualidade para cada pessoa no planeta em sua própria língua. A Wikipédia também mantém um manual de estilo chamado "livro de estilo" (LE) para padronizações editoriais acerca dos títulos e organização dos artigos, da formatação e uso de recursos multimídias.

4. SOFTWARE

Contribuintes, registrados ou não, podem tirar proveito dos recursos disponíveis no software que opera a Wikipédia. A página "Ver histórico" que acompanha cada artigo, registra toda e qualquer versão já criada/editada do mesmo. A operação na Wikipédia é realizada através do software wiki livre e do código aberto chamado "MediaWiki", o qual é escrito em PHP e usa o banco de dados MySQL. O software incorpora recursos de programação como uma macrolinguagem, variáveis e um sistema de transclusão de templates e redirecionamento de URLs.

Ou seja, antes da edição é preciso dar uma lida e uma estudada na linguagem de programação da wiki, mas é bem simples de se pegar o jeito e a internet mesmo já tem vários tutoriais ensinando o básico de forma geral, o que facilita bastante pra quem ainda está começando.

5. TRADUÇÃO

Tradução é uma atividade que abrange a interpretação do significado de um texto em uma língua e a produção de um novo texto em outra língua com sentido equivalente.

Como dito anteriormente, existem wikis de idiomas distintos mais completos do que outras, e por isso é necessário a constante atualização e tradução de artigos de uma wiki para a outra.

Dito isso, um site de tradução pode ajudar bastante a entender o contexto de algum conteúdo e na sua tradução. Por isso, sempre que é necessário captar pelo menos a mensagem principal de algum artigo ou conteúdo, o Google tradutor e outros tradutores por aí dão conta do recado, mas quando se trata de um projeto de tradução de fato, essa opção já não 100% recomendável, pelo fato de vez ou outra realizarem traduções literais ou também cometerem erros. Então, por mais que ajudem, não basta somente se valer delas, mas sim também do conhecimento linguístico prévio do tradutor.

Também é bom, na medida do possível, referenciar seu artigo ao máximo, de forma a garantir uma maior confiabilidade das suas edições. Se existirem os artigos que você está referenciando no idioma para o qual você está traduzindo, ótimo, caso contrário, é bom fazê-lo mesmo assim utilizando os artigos de outras línguas.

Sem falar que ao mesmo tempo em que você pratica outro idioma participando ativamente na tradução de um artigo, você ainda precisa estudar e revisar o próprio conteúdo que está sendo abordado ao procurar referências e materiais que possam contribuir com o seu trabalho.

Pessoalmente contribuímos na tradução da página inglesa Computer security ( Computer security - Wikipedia ) para o português: Segurança de Computadores ( Segurança de computadores - Wikipédia, a enciclopédia livre ), que possuía apenas a parte da introdução da versão em inglês.

   

Páginas do artigo
   1. Contribuição para tradução do artigo Segurança de Computadores na Wikipédia
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Como instalar Microsoft SQL SERVER no openSUSE Linux

Desenvolvimento de uma interface WEB com PHP para gerenciamento de banco de dados CouchDB

Desafios da Segurança de Informação

Banco de dados e Cloud Computing, melhor opção?

Instalando o tora (toolkit for oracle) no Slackware 10.2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por sacioz em 26/01/2021 - 19:00h

Ha uma certa confiablilidade por parte da gerencia , me parece ... outro dia procurei sobre um filme com a Audrey Hepburn e ao inves dela estava a Julie Christie , que nem parte do elenco foi...naum recordo se foi em Port ou Ingles.

[2] Comentário enviado por mauricio123 em 26/01/2021 - 21:56h


Bom trabalho de tradução.

___________________________________________________________
[code]Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/MauricioFerrari-NovaTrento [/code]


Contribuir com comentário