Da programação ao IDE NetBeans

O objetivo deste artigo é mostrar a diversidade de aplicações e a praticidade que uma IDE pode oferecer ao usuário. A programação pode ser desenvolvida em qualquer ambiente de trabalho, desde uma simples lauda de papel, um bloco de notas ou mesmo, um software de última geração. Na verdade, o que está em jogo, é sua capacidade lógica criativa.

[ Hits: 17.891 ]

Por: Italo Muryllo Tosta em 11/07/2013


Compiladores / Interpretadores / IDE



Os compiladores

Um compilador é um programa que transforma um código-fonte em outro código, chamado de código objeto para uma determinada arquitetura.

Assim, é o compilador (ou um conjunto de programas) que traduz um código fonte para uma linguagem de mais baixo nível (a linguagem alvo, que tem uma forma binária conhecida como código objeto). Normalmente, o código fonte é escrito em uma linguagem de programação de alto nível, com grande capacidade de abstração, e o código objeto é escrito em uma linguagem de baixo nível, como uma sequência de instruções a ser executada pelo processador.

O texto (ou código-fonte) do programa é lido por um programa chamado compilador, que cria um arquivo binário, executável diretamente pelo hardware da plataforma-alvo. Ou seja, O compilador lê o programa e o traduz completamente antes que o programa comece a rodar.

Neste caso, o programa escrito em linguagem de alto nível é chamado de código fonte e o programa traduzido é chamado de código objeto ou executável. Uma vez que um programa é compilado, você pode executá-lo repetidamente, sem que precise de nova tradução.

Referências: O caminho do programa — Aprenda Computação com Python v1.1 « ifrn.edu.br

Os interpretadores

Programas escritos em linguagens interpretadas não são convertidos em um arquivo executável. Eles são executados utilizando outro programa, o interpretador, que lê o código-fonte e o interpreta diretamente, durante a sua execução. Ou seja, o interpretador lê um programa escrito em linguagem de alto nível e o executa.

Ele processa o programa um pouco de cada vez, alternadamente: ora lendo algumas linhas, ora realizando computações. Exemplos de linguagem interpretada incluem o BASIC tradicional, Perl e Python.

Para além disso, os interpretadores consistem na tradução dos comandos da linguagem intermediária para linguagem de máquina; nada mais são que um intermediário entre, o código-fonte a ser executado, e o computador, ou seja, o interpretador "entrega" o código-fonte ao computador em uma linguagem de baixo nível sempre que o programa é executado.

O que é IDE?

É um Ambiente Integrado para Desenvolvimento de Software (Integrated Development Environment). O que o condiciona a ser chamado assim são as inúmeras ferramentas disponíveis que auxilia a desenvolver os programas.

O IDE NetBeans

Conforme o sítio, o NetBeans IDE permite o desenvolvimento rápido e fácil de aplicações desktop Java, móveis e Web, oferecendo excelentes ferramentas para desenvolvedores de PHP e C/C++.

É gratuita e tem código-fonte aberto, além de uma grande comunidade de usuários e desenvolvedores em todo o mundo.

Sendo assim, o que será apresentado quanto ao NetBeans, são a forma de instalação no GNU/Linux, os compiladores essenciais para o seu funcionamento, além dos plugins e atualizações fundamentais para o bom uso.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Linguagens
   3. Compiladores / Interpretadores / IDE
   4. Instalação
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Guia pós-instalação do Fedora 21

Guia pós-instalação do Fedora 18 (Spherical Cow)

O Projeto GNU e o Linux: Uma combinação de sucesso

Configuração da interface KDE

Leitura recomendada

Integrando Asterisk ao PABX através de placa de fax modem

Eclipse no Debian pelo ambiente desktop (duplo-clique)

Como criar pacotes para o Gentoo ou Sabayon Linux

Instalação do Deepin 14.1 - Uma distribuição fantástica

Instalação Zabbix Server e Agente no CentOS 6

  
Comentários
[1] Comentário enviado por andre227 em 19/07/2013 - 11:27h

Opa, parabéns pelo artigo! Ótimo para quem está começando!!!

[2] Comentário enviado por italotosta em 20/07/2013 - 09:11h

Obrigado, andre227!


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts