Colocando novos ícones no "Acer Desktop" (Acer Aspire One)

A ideia aqui é personalizar mais um pouco o Linpus Linux Lite, colocando novos ícones (aplicações) nos grupos em que o "Acer Desktop", ou "Acer Launcher", é dividido. Isso é possível editando o arquivo (formato "xml") original de configuração.

[ Hits: 19.873 ]

Por: Andre (pinduvoz) em 12/03/2009 | Blog: http://casadopinduvoz.wordpress.com/


Introdução



O desktop do Acer Aspire One foi personalizado pela Acer para possibilitar o acesso às aplicações mais utilizadas, ou em outras palavras, para possibilitar o acesso apenas às aplicações que a Acer acha que merecem ser utilizadas, pois na versão padrão não temos sequer acesso ao menu do XFCE.

No artigo Truques e dicas para o Acer Aspire One e o Linpus Linux Lite, publicado aqui, ensinei como ter acesso ao menu do XFCE. Já na dica Adicionando um menu à barra de tarefas do Acer Aspire One, também publicada aqui, ensinei como colocar o ícone de acesso ao menu do XFCE diretamente no painel. Portanto o acesso ao menu é tema superado, restando tratar do acesso aos ícones da interface, para lá colocarmos o que queremos acessar regularmente.

Já que também foi publicado o artigo Instalando o Songbird no Linpus Linux Lite (Acer Aspire One), vou supor que esse programa já foi instalado no "One" e que o usuário quer que o ícone dele fique no "Acer Desktop", na aba "Diversão".

O arquivo de configuração

O arquivo de configuração do "Acer Desktop" é este: /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml

É nele que temos a divisão em quatro grupos (Ligar, Trabalho, Diversão e Ficheiros) para as aplicações (ícones). Por isso é preciso editá-lo para que os "nossos" ícones façam parte de um ou mais grupos de aplicações.

Isso, em princípio, pode parecer muito complicado, mas na verdade não é.

Basta atenção e boa-vontade.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Onde editar
   3. Editando o arquivo
Outros artigos deste autor

Pós-instalação do Fedora 13 (F13) no Acer Aspire One (AA1)

Usando o Firefox 3 sem perder alguns programas do Acer Aspire One

O "Synaptic"

As Principais Distribuições GNU/Linux - Versão 2019

GNU/Linux de bolso - Ubuntu 11.04

Leitura recomendada

Instruções simples para instalar os drivers da nVidia para XFree86 no Debian

Instalação do Asterisk no Debian Lenny

Configurando um Cluster de Tomcat com Balanceamento de Carga

Local Web Server visível na Internet com DynDNS

Instalando e configurando o Wine

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 13/03/2009 - 14:02h

Prezado André, tenho acompanhado suas instruções (aulas) acerca do Linpus no Aspire One. Obrigado, por que sou novato no contato com Linux e seguindo seus passo a passo tenho conseguido melhoras no uso do sistema deste netbook.

Agora, preciso de sua ajuda para 2 assuntos: (1) Configuração do Acer Desktop e (2) Ajustes no Thunderbird quanto as fontes do programa para que fiquem melhor visualizadas nesta pequena tela.

(1) Como faço para acessar o arquivo: /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml e poder seguir suas instruções.

(2) Gostaria de um passo a passo sobre como ajustar as fontes do Thunderbird para esta tela pequena. No seu artigo a respeito, se bem entendi, há um link para baixar as fontes mas, sinceramente, não consegui entender bem o que fazer. E também não consegui acessar este arquivo de fontes.

Se possível, continue, o mais didático possível. Creio que como eu outros leitores devem precisar de instruções bem detalhadas sobre coisas bem simples como o assunto (1) deste comentário.

Muito obrigado mesmo!

Acdlima

[2] Comentário enviado por pinduvoz em 13/03/2009 - 18:18h

O comando para editar o arquivo é este:

mousepad /home/user/.config/xfce4/desktop/group-app.xml

Graficamente, abra "Meus Ficheiros", use "Ctrl + h" para mostrar os arquivos ocultos e abra as pastas que fazem parte do caminho:

1) .config (o ponto na frente oculta o arquivo ou pasta)

2) xfce4

3) desktop

-----

O arquivo das fontes da MS que está no primeiro artigo ("Truques e Dicas...") é um pacote rpm que pode ser instalado simplesmente clicando duas vezes nele (isso abre o instalador).

O instalador vai pedir sua senha e instalar o pacote, que já pode ser baixado no link que está no artigo (veja a msg que deixei lá).

[3] Comentário enviado por pinduvoz em 13/03/2009 - 18:55h

Ah, já ia esquecendo:

obrigado pelo comentário!

A minha intenção em escrever aqui sobre o "One " e o "Linpus" é exatamente a de ajudar os usuários novatos que, por suas frustrações com o Linux, instalariam um XP pirata.

E com o XP, pirata ou original, no SSD (a versão com HD comum é "outra coisa"), a frustração seria ainda maior, como eu descobri (é, já o testei no "One" porque recebi o meu com ele, já que quem me vendeu achou que seria mais fácil vender com XP do que com Linux).

Com o XP instalado no SSD, o "One" demora cerca de 4 min após ligado para ficar "utilizável", pois ele escreve e lê o arquivo de troca do Windows a cada boot. E remover o arquivo de troca causa outros problemas, que não vou comentar aqui para não alongar mais esta mensagem.


[5] Comentário enviado por Vex em 22/03/2009 - 15:24h

Muito legal cara... parabens!

[6] Comentário enviado por pinduvoz em 23/03/2009 - 02:25h

Obrigado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts