Vodafone Mobile Connect Card driver - Um excelente software para modems 3G

Fiz esse artigo visando explicar a instalação, configuração e funcionalidades desse excelente software para conexão a redes 3G.

[ Hits: 37.602 ]

Por: Mauricio Vieira Gomes da Silva em 07/07/2008


Obtendo o software e resolvendo as dependências



O software Vodafone Mobile Connect Card driver for Linux é uma ferramenta que oferece conectividade a internet através das redes 3G usando modems 3G. Também pode ser usado para o envio e o recebimento de mensagens de texto através do computador. Os modems suportados são: Huawei E620, Huawei E220 e Option GlobeTrotter 3G+ EMEA.

Antes de usar seu modem, verifique a versão do seu Kernel. Abra o terminal e use o coando "uname -sr". O software foi testado no Linux 2.6.17 e mais novos. Caso use um kernel mais antigo, é altamente recomendável a atualização do mesmo.

Vá até o site https://forge.betavine.net/frs/?group_id=12&release_id=116 e baixe a versão do software compatível com sua distribuição (.deb para distros baseadas em Debian/Ubuntu, .rpm no Fedora, Mandriva, SuSE etc). Antes da instalação do software, verifique se todas as dependências necessárias estão presentes (python-central, python-notify, python-twisted, etc). Caso use algum outro tipo de distribuição, provavelmente será necessária a instalação através dos fontes.

Nos sistemas baseados em Debian, o usuário do programa deverá pertencer ao grupo "dip" para ter acesso a internet. Digite no terminal o comando "groups". Se não for membro do grupo "dip", execute o comando "addgroup mauricio dip", substituindo "mauricio" pelo seu nome de usuário.

Em outros sistemas, como o Fedora, você deverá ter o gksu o kdesu instalados para habilitar a conexão com a internet. Esses programas perguntarão pela senha de root para efetuar a conexão.

Depois de instalado a versão do programa referente a sua distribuição (ou compilado, se for uma distro que não execute pacotes .deb ou .rpm), plugue seu dispositivo 3G no computador. Dependendo do modelo do modem, do PC ou da versão do Linux usada, você pode ter problemas de reconhecimento do modem. Nesse caso, tente desplugá-lo e replugá-lo (solução simples e eficiente :] ).

Se todos os passos foram seguidos corretamente, o software está pronto para uso!

Execute o programa Vodafone Mobile Connect Card driver for Linux. No KDE, ele fica dentro de Menu / Internet / Vodafone Mobile Connect Card driver for Linux. Ou execute no terminal:

$ vodafone-mobile-connect-card-driver-for-linux

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Obtendo o software e resolvendo as dependências
   2. Configurando o software
   3. Conectando a internet
   4. Enviando e recebendo mensagens de texto (SMS) e gerenciando contatos
Outros artigos deste autor

iTALC 2.0 - Instalação e Configuração no Ubuntu

Servidor de logs em Debian Linux

Leitura recomendada

Servidor de backup Bacula 7 + Webacula 5.5 no Debian Wheezy

Instalando e usando o Gentoo GNU/Linux

MaraDNS: Simples - Seguro - Robusto (parte 2)

Configurando o kernel 2.6.8.1-smp para Pentium IV Hyper-Threading (P4-HT)

Instalação e uso do Superkaramba

  
Comentários
[1] Comentário enviado por kalib em 07/07/2008 - 17:38h

Legal...não conhecia a ferramenta..mas estarei baixando..
Se funcionar corretamente, vai ser de excelente ajuda. ;]

parabéns pelo artigo amigo.

[2] Comentário enviado por marck em 08/07/2008 - 00:05h

olá, legal o artigo. Se alguém se interessar existe tambem o kmobiletools, que serve para sms (muito bom não ter que digitat as mensagens no cell), ligações e até conexões à internet (3g ainda não) . Além de interagir com o kontact.
http://www.kmobiletools.org/

abraço

[3] Comentário enviado por comfaa em 14/10/2008 - 09:02h

Muito Bom Artigo !!!

Abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts