Clonezilla - Servidor de imagens (Parte II)

Neste segundo e último artigo, mostro como configurar e trabalhar com o Clonezilla Server Edition para fazer backups de discos e partições inteiras e restaurar as imagens de backup feitas pela rede, podendo fazer uso do modo multicast.

[ Hits: 135.581 ]

Por: Edson em 13/12/2012


Restaurando imagens de discos pela rede



Nesta última página, irei mostrar como restaurar as imagens de backup feitas anteriormente. Mas, irei restaurar para máquinas clientes especificas, e a forma de especificar é usando o endereço IP e/ou MAC, associando as máquinas aos endereços IPs no arquivo de configuração /etc/dhcp/dhcpd.conf do serviço DHCP que está em execução no servidor Clonezilla.

Veja as entradas acrescentadas:

host winxp-1{
hardware ethernet 08:00:27:64:89:B1;
fixed-address 192.168.56.20;
}

host winxp-2{
hardware ethernet 08:00:27:19:4E:AA;
fixed-address 192.168.56.21;
}

Reinicie o serviço isc-dhcp-server para que as alterações entrem em vigor no servidor Clonezilla, usando o usuário root:

# service isc-dhcp-server stop
# service isc-dhcp-server start


Caso deseje trabalhar com vários clientes, faça esta configuração no serviço DHCP para os clientes que deseja trabalhar.

Agora é necessário habilitar o servidor Clonezilla para restauração da imagem de backup. Para isso execute o seguinte comando usando o usuário root:

# /usr/sbin/dcs clonezilla-start

1. A imagem abaixo mostra a tela que é apresentada após a execução do comando anterior. Escolha a opção "Part", a restauração da imagem de backup será feita em dispositivos clientes selecionados.
2. Nesta etapa informe quais serão os hosts clientes que irão ser usados para restauração da imagem de backup armazenada no servidor.

Escolha a opção "by_MAC_addr_list", para informar os hosts pela lista de endereços MAC. Certifique-se de ter associado no servidor DHCP o IP ao endereço MAC dos clientes que deseja trabalhar, este método pode ser tanto usado para restauração quanto para clonagem.
3- Agora será listado todos os hosts clientes que tiverem o endereço MAC associado ao IP configurados no arquivo /etc/dhcp/dhcpd.conf do serviço DHCP. Selecione os que deseja usar para este trabalho.
4. Apresentado dois modos de execução, onde o primeiro modo "Beginner" faz uso de opções padrões. Escolha o modo "Expert", para usar opções avançadas.
5. Nesta etapa escolha o tipo de trabalho que deseja que o servidor Clonezilla faça. Escolhi a opção "restore-disk", para restaurar para as máquinas clientes selecionadas.
6. Nesta etapa escolha os parâmetro que podem ser habilitados e/ou desabilitados. Vou desabilitar os seguintes parâmetros:
  • [ ] - g auto → Que faz o GRUB ser reinstalado.
  • [ ] - e2 → Desabilita o uso do SFdisk, pois se não desabilitar, ele terá configurações avançadas para gerenciadores de boot diferentes do GRUB.

7. Informe se deseja continuar com a tabela de partições da imagem de backup que será restaurada ou criar uma nova.

Escolhi o parâmetro "-k1", para criar uma nova tabela de partição proporcional ao tamanho do disco que será usado para restauração da imagem.

Isso é muito bom, caso tenha uma imagem de backup menor que o tamanho do disco real, pois serão criadas as partições com tamanhos proporcionais ao tamanho do disco de destino.
Obs.: Fazendo uso deste parâmetro, só se cria tabelas de partições no formato MBR nos discos de destino, caso o firmware do computador não dê suporte a este formato, será impossível acessar as partições.

8. Nesta etapa escolha o parâmetro "-y1", para fornecer sempre o serviço padrão do Clonezilla. 9. Escolha o parâmetro "-p reboot", para as máquinas clientes reiniciarem após a conclusão do trabalho.
10. Será listada todas as imagens armazenadas no servidor Clonezilla. Escolha a imagem que será restaurada.
11. Nesta etapa escolha o disco da máquinas cliente de destino que terá seu conteúdo sobrescrito pela imagem de backup.
12. Escolha o modo como o servidor vai restaurar para as máquinas clientes. Escolhi o modo "multicast", pois será restaurada a imagem de backup para um grupo especifico de máquinas. No artigo será para duas máquinas.
13. Informe agora o método que o multicast irá utilizar. Escolha o método "client+time-to-wait", para especificar exatamente o número de clientes que receberam a restauração e o tempo de espera para iniciar a restauração.
14. Após escolher o método de trabalho do multicast. Informe quantas máquinas clientes serão utilizadas na operação, informei duas, pois são as duas selecionadas anteriormente (observe que a opção já vem com o número de máquinas já selecionadas).

E, em seguida, informe o tempo em segundos que o servidor Clonezilla irá aguardar para iniciar o trabalho, informei 300 segundos.
Linux: Clonezilla - Servidor de imagens (Parte 2)    Linux: Clonezilla - Servidor de imagens (Parte 2)
15. Agora pressione ENTER sempre que for solicitado para continuar e finalizar a configuração. Veja que tem várias mensagens informativas. Certifique-se sobre todas elas.

Máquinas clientes

Com o servidor Clonezilla em produção, reinicie as máquinas clientes e configure para que as mesmas inicializem pela rede. Você irá perceber que se reiniciar uma máquina cliente que não foi selecionada na configuração do servidor Clonezilla, a mesma não poderá fazer uso da operação configurada, somente as demais opções.

1. Após configurar as máquinas clientes para inicializarem pela rede, escolha a opção "Clonezilla: multicast restore" na tela de boot dos clientes, para que o processo de restauração seja iniciado.
2. Agora a restauração irá iniciar, veja na imagem abaixo as telas das duas máquinas clientes usadas na operação de restauração. Após a conclusão as máquinas serão reiniciadas.
Após o trabalho ser concluído, execute o seguinte comando no servidor Clonezilla:

# /usr/sbin/dcs clonezilla-stop

Este comando faz o servidor clonezilla ficar em OFF, ou seja, não estará em operação. Após executar o comando anterior, aparecerá uma tela igual à primeira imagem dessa página, então escolha a opção "All" para não disponibilizar para nenhuma das máquinas clientes nenhum serviço do servidor Clonezilla.

Conclusão

O Clonezilla Server é uma ótima ferramenta para clonagem e restauração de imagens de backup em massa pela rede. Seu uso pode ser, principalmente, aplicado em laboratórios de informática, escritórios e pequenas empresas com um número pequeno de computadores.

É uma ótima solução de software livre para seu fim de aplicação.

Apesar de suas limitações, o Clonezilla Server pode substituir sem maiores problemas a aplicação Norton Ghost Solution Suite da empresa Symantec, que é usado com a mesma finalidade do Clonezilla Server Edition.

O Clonezilla pode ser usado por usuários, técnicos e administradores de sistemas.

Referências


Página anterior    

Páginas do artigo
   1. DRBL e Clonezilla SE
   2. Preparando o servidor Clonezilla SE
   3. Configuração do DRBL para trabalhar com Clonezilla Server Edition
   4. Clonagem de discos pela rede
   5. Restaurando imagens de discos pela rede
Outros artigos deste autor

FwLogWatch - Analisando Registros do IPtables

Compilando Kernel no CentOS 6.0

Sistemas de arquivos para GNU/Linux

Udev - Funcionamento e Regras

Apresentando o Btrfs - Nova geração de sistema de arquivos para GNU/Linux

Leitura recomendada

Utilizando Ubuntu live-CD/USB para backup com PartImage

Implantando um Servidor de Backup com Bacula - Debian Squeeze

Backup do Linux utilizando cliente do IBM Tivoli

Clonar HD com o comando pv salvando em .img

Já fez seu "BACKUP" hoje? Não? Então vamos conversar sobre isso

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dalveson em 13/12/2012 - 15:27h

pow kra muito legal o artigo, usava o clonizilla live da mesma maneira que voce publicou na primeira parte devido eu ter me batido um pouco na instalação e configuração do DRBL e Clonezilla SE, agora com esse artigo poderei verificar onde estava errando.
parabens maisuma vez pela iniciativa

[2] Comentário enviado por Alex Resende em 13/12/2012 - 16:29h

Cara ficou muito bom. Testei em uma vm fico perfeirto pena que as maquinas aqui da rede so algumas boot pela rede . Parabens !!!

[3] Comentário enviado por eabreu em 17/12/2012 - 21:29h

Obrigado pelos cometários pessoal.

[4] Comentário enviado por viniciusraupp em 12/02/2013 - 15:19h

Ótimo artigo!
Em uma rede já com dhcp rodando, não permitindo a desativação do mesmo, tem alguma dica de como fazer funcionar o clonezilla com boot pela rede ?

[5] Comentário enviado por eabreu em 12/02/2013 - 15:46h

Obrigado pelo comentário !

Pode instalar o drbl para rodar clonezilla server no servidor onde está localizado o dhcp da rede, assim o clonezilla server poderá utilizar o dhcp já existente. E no momento das clonagens e restaurações poderá escolher máquinas especificas, através da fixação de ips.

OBS: Nunca testei usar um servidor dhcp em produção junto com o clonezilla server, mas acho muito provável que funcione já que o clonezilla usa o serviço dhcp. no mais mesmo só irá instalar mais serviços necessários para os trabalhos de clonagem e restauração.

[6] Comentário enviado por lhcao em 19/08/2013 - 08:37h

Edson, bom dia.

Parabens pelo artigo. Cpmsegui fazer meu servidor DRBL no Ubuntu funcionar legal, mas observei que a velocidade de entrega da imagem para a estação que está dando boot pelo PXE é muito lenta.
Para se ter uma idéia, uma notebook com imagem de um HD de 80Gb pelo PXE demora 1h e 30min.
Fiz o mesmo processo compartilhando o HD externo em outra máquina da rede e fazendo o processo via samba server. Demorou 10 minutos

Existe algo que possa ser feito ou configurado para que essa lentidão seja reduzida ao máximo?

[7] Comentário enviado por plpippi em 11/12/2013 - 12:20h

Edson,

Realizei a instalação do DRBL porem o diretório /opt/drbl não existe

[8] Comentário enviado por eabreu em 11/12/2013 - 14:10h


[7] Comentário enviado por plpippi em 11/12/2013 - 12:20h:

Edson,

Realizei a instalação do DRBL porem o diretório /opt/drbl não existe


Execute os comandos a seguir e poste a saída aqui.

# dpkg -L drbl |head -n 10

Informe também qual é a distro e a versão da mesma.

[9] Comentário enviado por plpippi em 11/12/2013 - 14:31h

Pacote 'drbl' não está instalado.
Use dpkg --info (= dpkg-deb --info) para examinar arquivos de pacote,
e dpkg --contents (= dpkg-deb --contents) para listar seu conteúdo.

Debian 6.0
Outra coisa tenho proxy na rede mas executei os comandos:
export http_proxy
set http_proxy

[10] Comentário enviado por plpippi em 11/12/2013 - 14:52h

Edson

tentei instalar novamente e deu o seguinte erro.

drbl : Depende: ipcalc mas não é instalável
Depende: wakeonlan mas não é instalável

[11] Comentário enviado por eabreu em 11/12/2013 - 14:57h

Verifique se os repositórios estão atualizados, tipo com as entradas descritas abaixo no /etc/apt/sources.list e tente instalar outra vez

deb http://archive.debian.org/debian oldstable main contrib non-free
deb http://ftp.debian.org/debian/ squeeze-updates main contrib non-free
deb http://security.debian.org/ squeeze/updates main contrib non-free

[12] Comentário enviado por plpippi em 12/12/2013 - 07:43h

Edson,

Outra duvida posso instalar esse servidor em uma distribuição debian 5 lenny?

[13] Comentário enviado por eabreu em 14/12/2013 - 09:06h


[12] Comentário enviado por plpippi em 12/12/2013 - 07:43h:

Edson,

Outra duvida posso instalar esse servidor em uma distribuição debian 5 lenny?


Se a versão ultrapassada do debian 5.x fornecer todas as dependências em suas respectivas versões, pode.

[14] Comentário enviado por plpippi em 19/02/2014 - 08:00h

Bom Dia Edson,


Consegui realizar a configuração do servidor porem gostaria de saber se tem uma maneira de habilitar todas as imagens salvas no servidor, e não apenas uma imagem por vez?


Grato.

[15] Comentário enviado por eabreu em 21/02/2014 - 21:02h


[14] Comentário enviado por plpippi em 19/02/2014 - 08:00h:

Bom Dia Edson,


Consegui realizar a configuração do servidor porem gostaria de saber se tem uma maneira de habilitar todas as imagens salvas no servidor, e não apenas uma imagem por vez?


Grato.


Até o presente momento somente uma imagem.

[16] Comentário enviado por Natanael_aguiar em 27/02/2014 - 15:42h

Edson,

consegui instalar normalmente mas o diretorio /opt/drb nao existe percebi que outra pessoa teve esse mesmo problema digitei o comando que você falou pra ele e o resutado foi o seguinte


/.
/usr
/usr/sbin
/usr/sbin/drbl-fuh
/usr/sbin/drbl-netinstall
/usr/sbin/drbl-clean-dhcpd-leases
/usr/sbin/drbl-all-service
/usr/sbin/drbl-client-switch
/usr/sbin/drbl-syslinux-netinstall
/usr/sbin/drblsrv

poderia me ajudar?

Obrigado.

[17] Comentário enviado por eabreu em 28/02/2014 - 12:21h


[16] Comentário enviado por Natanael_aguiar em 27/02/2014 - 15:42h:

Edson,

consegui instalar normalmente mas o diretorio /opt/drb nao existe percebi que outra pessoa teve esse mesmo problema digitei o comando que você falou pra ele e o resutado foi o seguinte


/.
/usr
/usr/sbin
/usr/sbin/drbl-fuh
/usr/sbin/drbl-netinstall
/usr/sbin/drbl-clean-dhcpd-leases
/usr/sbin/drbl-all-service
/usr/sbin/drbl-client-switch
/usr/sbin/drbl-syslinux-netinstall
/usr/sbin/drblsrv

poderia me ajudar?

Obrigado.


No momento que estava escrevendo este artigo, o local onde os arquivos do pacote drbl era copiado para diretório /opt. mas nas versões recentes o diretório raiz para instalação do pacote foi alterado para /.

Então se for rodar o servidor pode executar os comandos descritos no artigos usando o usuário root direto de qualquer diretório se fazer uso do caminho absoluto dos comandos. por exemplo executar o comando drblsrv, drblpush, dcs clonezilla-start, dcs clonezilla-stop da forma descrita abaixo:

# drblsrv -i
# drblpush -i
# dcs clonezilla-start
# dcs clonezilla-stop

Inclusive vou atualizar este artigo, por conta dessas alterações.

[18] Comentário enviado por eabreu em 02/03/2014 - 13:06h

Artigo atualizado em 02/03/2014.

[19] Comentário enviado por ronaldossouza em 22/04/2014 - 11:38h

Caros, gostei muito das dicas e tals. Consegui implementar o servidor é muito bacana.


Tenho uma duvida semelhante sobre DHCP, tenho a seguinte situação.

Uma rede com Servidor DHCP windows, é possível utilizar o clonezilla de alguma forma sem seu DHCP ativo ? ou apontando DNS , algo do gênero pra ele via dhcp do windows ?

[20] Comentário enviado por eabreu em 22/04/2014 - 12:56h


[19] Comentário enviado por ronaldossouza em 22/04/2014 - 11:38h:

Caros, gostei muito das dicas e tals. Consegui implementar o servidor é muito bacana.


Tenho uma duvida semelhante sobre DHCP, tenho a seguinte situação.

Uma rede com Servidor DHCP windows, é possível utilizar o clonezilla de alguma forma sem seu DHCP ativo ? ou apontando DNS , algo do gênero pra ele via dhcp do windows ?



NUnca fiz um trabalho nesse cenário informado por você ronaldo, mas acrédito que o clonezilla só funcione com o dhcp do próprio servidor clonezilla.

[21] Comentário enviado por lewave em 17/06/2014 - 10:26h

Amigos, gostaria da ajuda de vocês, ja trabalho com este servidor a um tempo, porem uma versao antiga, estou montando outro servidor com ubuntu 14.04 lts e a versao atualizada do clonezilla.
Nao tenho problema na instalação e configuração seguindo este artigo, tudo se da normalmente. O Artigo é excelente.

Porem ao startar o servico drbl no servidor, não consigo fazer com que as máquinas clientes enxerguem o dhcp deste servidor.

Ja reinstalei o servidor por várias vezes, porem este problema é constante, não acredito ser algo na rede pois meu servidor antigo esta funcionando normalmente.

Alguem sabe dizer o que poderia ser??

[22] Comentário enviado por eabreu em 17/06/2014 - 14:49h


[21] Comentário enviado por lewave em 17/06/2014 - 10:26h:

Amigos, gostaria da ajuda de vocês, ja trabalho com este servidor a um tempo, porem uma versao antiga, estou montando outro servidor com ubuntu 14.04 lts e a versao atualizada do clonezilla.
Nao tenho problema na instalação e configuração seguindo este artigo, tudo se da normalmente. O Artigo é excelente.

Porem ao startar o servico drbl no servidor, não consigo fazer com que as máquinas clientes enxerguem o dhcp deste servidor.

Ja reinstalei o servidor por várias vezes, porem este problema é constante, não acredito ser algo na rede pois meu servidor antigo esta funcionando normalmente.

Alguem sabe dizer o que poderia ser??


O protocolo pxe foi habilitado na configuração da bios ou uefi bios ?

[23] Comentário enviado por plpippi em 21/07/2014 - 10:54h

Olá estou com um problema aqui pois quando tento salvar uma imagem (Wuindows 8 ) da a seguinte mensagem Mounting /proc filesystem

alguem sabe o que é?

[24] Comentário enviado por luispaulocc em 06/08/2014 - 16:10h

Olá, estou com um probleminha, após fazer toda a configuração do servidor, quando eu termino a configuração do clonezilla e estou pronto para iniciar a conexao pelo micro na rede, aparece o seguinte aviso no servidor:

starting the ocs service for node IP add.= 192.168.99.1

Unknown mode for ocs_client_trig_type in etc/drbl/drbl-ocs.confir!
Programa interrompido!

Alguém tem uma luz?
Estou trabalhando com o clonezilla a pouco tempo, usava pelo live cd agora estava curioso para configurar o modo server.

[25] Comentário enviado por jandersoncoelho em 23/09/2014 - 19:36h

Boa noite, Edson.

Já sou usuário há um bom tempo do DRBL e o Clonezilla Server e estou implantando ele onde eu trabalho. Eu vi que ele tem uma ferramenta chamada DRBL-Winroll que é para fazer ingressos das máquinas clientes em um controlador de domínio. Segui todos os passos de instalação e configuração mas queria saber como ele trabalha efetivamente. Você já viu essa ferramenta? Já usou? Link de referência: http://www.drbl-winroll.org.

[26] Comentário enviado por rafaelred em 16/12/2014 - 18:45h

Opa ! Boa Noite.
Edson obrigado por compartilhar conhecimento ainda em portugues.
Ja utilizo algum tempo ja o Clonezilla mais Live. Através do tutorial estou montando Clonezilla Server em cima do Debian 7.7 x64 Virtualizado no Xenserver.
O Servidor esta configurado e instalado tudo lindo, mais quando coloco para uma maquina boot pela PXE ela chama tela modo clone disk
Da esse erro .

Only IP address offered by this DHCP server name will be accepted:
Unable to obtain IP address via wired link [eth0]!
**********************************************************************
FATAL ERROR: Failed to mouth root filesystem!!! Please check:
1. Is the driver of the network card loaded successfully in this computer? Press Shift-Page Up to check the message in the screen. If not, maybe this network card is too new so in this kernel "3.2.0-4-amd64" a suitable driver is not available! Run /bin/ls_pciid.sh then compare the results with the file /usr/lib/mkpxeinitrd-net/initrd-skel/etc/pcitable in the DRBL server.
2. The TCPwrapper setting (/etc/hosts.allow and /etc/hosts.deny) and firewall rules in your DRBL server, do you block the clients?
3. Is there any other DHCP server (server name is NOT "drbl") in this subnet, and you force client to get IP address from DHCP server (server name is "drbl")?
4. The DRBL server is able to reverse-map this client IP address to obtain hostname.**********************************************************************
/bin/sh: can't access tty; job control turned off

O que tentei
Reinstalei do 0 Novamente
Olhei os aquivos DHCP ,Serviços, Etc/hosts.deny e allow
Achei pessoal comentando nesse local http://sourceforge.net/p/clonezilla/mailman/message/27987123/ tentei comando /opt/drbl/sbin/mknic-nbi -d new-server-name para novo server .

Algum amigo sabe por onde posso começar para acertar.
Obrigado desde ja .
Abs Rafael

[27] Comentário enviado por carrolan em 14/05/2015 - 13:21h


Muito Bacana mesmo esse tutorial, mas minha dúvida fica aqui, consigo fazer isso sem restaurar no cliente a imagem, tipo deixar a imagem no Clonezilla Server e no cliente bootar essa maquina pela rede sem fazer qualquer recuperação.

[28] Comentário enviado por mlgrassi em 29/05/2015 - 12:23h

Olá amigos.

Gostaria de compartilhar uma situação a qual ainda é hipotética, mas se eu obtiver uma resposta satisfatória aqui darei seguimento a implementação.
Meu objetivo é criar uma imagem padrão onde estão todos os softwares instalados (ex. no caso em Windows, Office, Adobe Photo Shop, Navegadores, etc). Neste caso eu criaria uma partição com o menor tamanho possível para comportar estes softwares conforme a necessidade e geraria a imagem pelo Clonezilla.
Para ser prático, eu criaria uma VM no Virtual Box e nela eu faria a instalação do Windows conforme acima mencionado (máquina origem).
A grande pergunta é: Como configurar o Virtual Box quanto a questão de reconhecimento de drivers genéricos? Pois supondo a máquina destino ser ou um notebook ou um PC de marca X, não ocorreria problema de incompatibilidade gerando erro de hardware ao restaurar a imagem na máquina física?

Caso alguém saiba, há como contornar problemas deste tipo?

[29] Comentário enviado por xXSnaYdeRXx em 10/08/2015 - 15:11h


[26] Comentário enviado por rafaelred em 16/12/2014 - 18:45h

Opa ! Boa Noite.
Edson obrigado por compartilhar conhecimento ainda em portugues.
Ja utilizo algum tempo ja o Clonezilla mais Live. Através do tutorial estou montando Clonezilla Server em cima do Debian 7.7 x64 Virtualizado no Xenserver.
O Servidor esta configurado e instalado tudo lindo, mais quando coloco para uma maquina boot pela PXE ela chama tela modo clone disk
Da esse erro .

Only IP address offered by this DHCP server name will be accepted:
Unable to obtain IP address via wired link [eth0]!
**********************************************************************
FATAL ERROR: Failed to mouth root filesystem!!! Please check:
1. Is the driver of the network card loaded successfully in this computer? Press Shift-Page Up to check the message in the screen. If not, maybe this network card is too new so in this kernel "3.2.0-4-amd64" a suitable driver is not available! Run /bin/ls_pciid.sh then compare the results with the file /usr/lib/mkpxeinitrd-net/initrd-skel/etc/pcitable in the DRBL server.
2. The TCPwrapper setting (/etc/hosts.allow and /etc/hosts.deny) and firewall rules in your DRBL server, do you block the clients?
3. Is there any other DHCP server (server name is NOT "drbl") in this subnet, and you force client to get IP address from DHCP server (server name is "drbl")?
4. The DRBL server is able to reverse-map this client IP address to obtain hostname.**********************************************************************
/bin/sh: can't access tty; job control turned off

O que tentei
Reinstalei do 0 Novamente
Olhei os aquivos DHCP ,Serviços, Etc/hosts.deny e allow
Achei pessoal comentando nesse local http://sourceforge.net/p/clonezilla/mailman/message/27987123/ tentei comando /opt/drbl/sbin/mknic-nbi -d new-server-name para novo server .

Algum amigo sabe por onde posso começar para acertar.
Obrigado desde ja .
Abs Rafael


Estou com o mesmo problema amigo. Depois desse tempo todo, conseguiu alguma solução?

[30] Comentário enviado por sabado em 22/01/2016 - 13:18h

Olá, Excelente tutorial, explicado detalhadamente.
Executo este serviço ja algum tempo, gostaria de saber se tem como eu fazer nao na mesma rede porem numa mesma instituição? se existe um serviço especifico?
Montar um servidor em minha sala e de outra sub-rede conseguir enxergar este servidor.

Valeu!!!!

[31] Comentário enviado por wilsbrow01 em 16/06/2016 - 17:54h

Posso ter varias imagens diferentes no menu de restore ? ou apenas uma por vez

[32] Comentário enviado por denniskiller em 22/09/2016 - 09:24h

Olá Edson, cá estou fazendo uso deste tutorial magnífico.
Minha dúvida é que estou montando um clonezilla server em uma máquina que terá somente esta função. Pretendo levar o servidor até o local onde estão os clientes e cabeá-los com um switch gigabit separado da minha rede, ou seja fazer um cabeamento provisório apenas para a replicação da imagem nos clientes. Em função disto, quero instala esse servidor com apenas uma interface de rede, pois o mesmo nunca estará na minha rede principal. Ao configurar o DRBL, na etapa 3 onde tenho que informar a interface que se conecta a um IP público, como devo proceder, pois só tenho uma interface e não usarei a conexão de internet, apenas para conectar aos clientes.

[33] Comentário enviado por eabreu em 22/09/2016 - 12:57h


[25] Comentário enviado por jandersoncoelho em 23/09/2014 - 19:36h

Boa noite, Edson.

Já sou usuário há um bom tempo do DRBL e o Clonezilla Server e estou implantando ele onde eu trabalho. Eu vi que ele tem uma ferramenta chamada DRBL-Winroll que é para fazer ingressos das máquinas clientes em um controlador de domínio. Segui todos os passos de instalação e configuração mas queria saber como ele trabalha efetivamente. Você já viu essa ferramenta? Já usou? Link de referência: http://www.drbl-winroll.org.

Quase dois anos depois... Não nunca usei.

[34] Comentário enviado por eabreu em 22/09/2016 - 12:59h


[27] Comentário enviado por carrolan em 14/05/2015 - 13:21h


Muito Bacana mesmo esse tutorial, mas minha dúvida fica aqui, consigo fazer isso sem restaurar no cliente a imagem, tipo deixar a imagem no Clonezilla Server e no cliente bootar essa maquina pela rede sem fazer qualquer recuperação.


Sim.

[35] Comentário enviado por eabreu em 22/09/2016 - 13:01h


[28] Comentário enviado por mlgrassi em 29/05/2015 - 12:23h

Olá amigos.

Gostaria de compartilhar uma situação a qual ainda é hipotética, mas se eu obtiver uma resposta satisfatória aqui darei seguimento a implementação.
Meu objetivo é criar uma imagem padrão onde estão todos os softwares instalados (ex. no caso em Windows, Office, Adobe Photo Shop, Navegadores, etc). Neste caso eu criaria uma partição com o menor tamanho possível para comportar estes softwares conforme a necessidade e geraria a imagem pelo Clonezilla.
Para ser prático, eu criaria uma VM no Virtual Box e nela eu faria a instalação do Windows conforme acima mencionado (máquina origem).
A grande pergunta é: Como configurar o Virtual Box quanto a questão de reconhecimento de drivers genéricos? Pois supondo a máquina destino ser ou um notebook ou um PC de marca X, não ocorreria problema de incompatibilidade gerando erro de hardware ao restaurar a imagem na máquina física?

Caso alguém saiba, há como contornar problemas deste tipo?


Você precisa configurar o servidor clonezilla para ter conexão com sua (modo bridge) e com a rede interna do virtualbox para criar as imagens.

[36] Comentário enviado por eabreu em 22/09/2016 - 13:04h


[30] Comentário enviado por sabado em 22/01/2016 - 13:18h

Olá, Excelente tutorial, explicado detalhadamente.
Executo este serviço ja algum tempo, gostaria de saber se tem como eu fazer nao na mesma rede porem numa mesma instituição? se existe um serviço especifico?
Montar um servidor em minha sala e de outra sub-rede conseguir enxergar este servidor.

Valeu!!!!


Sim há possibilidade. Mas para isso você tem que ter um dispositivo rodando dhcp relay para encaminhar e receber os ips do servidor clonezilla.

[37] Comentário enviado por eabreu em 22/09/2016 - 13:05h


[31] Comentário enviado por wilsbrow01 em 16/06/2016 - 17:54h

Posso ter varias imagens diferentes no menu de restore ? ou apenas uma por vez


Não sei se houve atualização do software, mas até o momento que uso somente uma imagem.

[38] Comentário enviado por eabreu em 22/09/2016 - 13:10h


[32] Comentário enviado por denniskiller em 22/09/2016 - 09:24h

Olá Edson, cá estou fazendo uso deste tutorial magnífico.
Minha dúvida é que estou montando um clonezilla server em uma máquina que terá somente esta função. Pretendo levar o servidor até o local onde estão os clientes e cabeá-los com um switch gigabit separado da minha rede, ou seja fazer um cabeamento provisório apenas para a replicação da imagem nos clientes. Em função disto, quero instala esse servidor com apenas uma interface de rede, pois o mesmo nunca estará na minha rede principal. Ao configurar o DRBL, na etapa 3 onde tenho que informar a interface que se conecta a um IP público, como devo proceder, pois só tenho uma interface e não usarei a conexão de internet, apenas para conectar aos clientes.


Use a mesma placa de rede que conecta a rede lan.

[39] Comentário enviado por diegoribeiro em 08/05/2017 - 17:21h

Boa tarde Edson, muito bom o post.. Bem detalhado.. Procurei pelo problema porém nao achei nada.. Cara, tivemos problema aqui na hora da configuração DHCP pois já temos um server que faz essa distribuição. Como eu poderia implementar o clonezilla server sem que ele faça essas distribuições.. é possível..?!

[40] Comentário enviado por rhock em 27/06/2019 - 14:59h

Boa tarde,
Seguindo este tutorial parei na parte de boot na maquina cliente, pois carrega o boot da rede mas fica na tela do DRBL e não inicia a clonagem do disco, mesmo escolhendo a opção desejada e pressionando ENTER.
Na maquina servidor ao fazer a instalação não apresentou nenhum erro. Sendo que este roda Xubuntu 18.04 e o DRBL versão 3.31.4-drbl1.
Alguém tendo alguma informação ou dica para ajudar eu agradeço.

[41] Comentário enviado por ronaldossouza em 05/07/2019 - 08:32h

Opa...
Bom devido a questão do DHCP ser no servidor eu acabei usando uma versão bootavel do CloneZilla por pendrive.
Existe tanto opções da rede como via samba, SSH e etc. No meu caso resolveu, pois consigo criar / restaurar imagens via rede nas maquinas sem problemas. com uma rede Gigabit uma imagem de 100 giga demora aproximadamente 15 min para restaurar.

esperto ter ajudado.
abraço.

https://www.vivaolinux.com.br/dica/Clonezilla-Live-no-pendrive-ou-HD-externo


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts