Deixei a
Certificação LPI por último de propósito, por se tratar da certificação mais importante e mais almejada pelo público
Linux.
Com sede no Canadá e reconhecido mundialmente como um dos principais programas de certificação Linux, o LPI (Linux Professional Institute) chegou ao Brasil apenas no final de 2003. Desde então cerca de 600 pessoas já realizavam as provas no país, mas apenas 47% delas conseguiam obter a certificação. Mas os brasileiros têm metas ambiciosas, a intenção é superar o Japão, atualmente em primeiro lugar no ranking de certificações emitidas.
Por ser considerada uma prova genérica, ou seja, que não tem foco em nenhuma distribuição em especial, o LPI ganhou destaque para avaliar o conhecimento do profissional em relação ao Linux como um todo e grandes empresas do mundo open source estão voltadas para apoiar o programa.
Após ter comprado a
SuSE Linux em janeiro de 2004, a
Novell anunciou diversos programas de treinamento, tanto para seus clientes como para o público em geral, no entanto a empresa decidiu por criar cursos próprios, mas preparatórios para os exames do LPI. Ou seja, quem fizer o treinamento Novell receberá um certificado LPI, mas também há um um módulo extra voltado às soluções Novell para ambientes Linux.
Para realizar a prova o candidato deve se inscrever no próprio
site do LPI. O aluno deverá ficar atento aos calendários e locais onde as provas serão realizadas.
Existem três níveis de certificação emitidos pelo o LPI. O primeiro deles é voltado a administradores júnior, enquanto o segundo é para profissionais avançados e o terceiro tendo como foco principal a segurança do sistema. A certificação LPI tem duração de dez anos, muito em conta em relação as demais.
Mais informações sobre certificações LPI acessem:
Bom pessoal, espero ter contribuído de alguma forma sobre as certificações, ficarei feliz ao saber que as pessoas absorveram de forma positiva esse conteúdo, pois senti carência deste assunto aqui no VOL e resolvi escrever o meu segundo artigo.
E a vida continua, em breve, assim que conseguir tempo, estarei escrevendo outros artigos relacionados ao mundo livre porque eu amo a liberdade.
Abraços para todos e muita paz, até a próxima.