Calculadoras maravilhosas - HP 42S

Se você foi estudante universitário na área de exatas no final da década de 80 e usuário assíduo de calculadoras, então apertem os cintos e preparem-se para uma nostálgica viagem. Este artigo decorrerá sobre uma das calculadoras científicas programáveis mais populares lançada no final da década de 80, a calculadora da Hewlett Packard HP 42S e como revivê-la no GNU/Linux.

[ Hits: 38.386 ]

Por: D. M. Tavares em 31/07/2008


Introdução



A HP 42S é uma calculadora científica programável lançada no final da década de 80 pela Hewlett Packard. Ela apresenta mais de 600 funções embutidas (funções: científicas básicas, estatísticas, de probabilidade, de integração numérica, de operações com matrizes, de operações com números complexos, dentre outras). Além disso, em relação as suas antecedentes, a HP 42S possui maior velocidade de execução de cálculos, maior visor (duas linhas) e menor tamanho.

A HP 42S trabalha com sistema RPN (Notação Polonesa Reversa). RPN é um sistema criado para escrever expressões matemáticas sem a necessidade de uso de parêntesis e/ou colchetes. O RPN é eficiente e muito adequado para ser interpretado por máquinas. Para aqueles que não conhecem o sistema RPN ou estão desacostumados, aconselho, como primeira leitura, os apontadores:

    Simulador, emulador e outros bichos

    Simulador é um programa ou um aparelho responsável em reproduzir o comportamento de algum sistema. Isto é, através de um modelo do sistema real ele imite seu comportamento.

    Simuladores podem ser criados com diversos propósitos, como por exemplo simular o tempo, simular o comportamento de colônias de bactérias, simular o vôo em aviões (simuladores de vôo) etc.

    Emulador (em computação) é um programa simulador que tem como objetivo simular uma determinada arquitetura de um processador. O emulador simula uma arquitetura de um processador traduzindo instruções deste processador para o processador no qual ele está em execução.

    Hoje os emuladores mais conhecidos são os de videogames, que permitem executar os jogos dos mesmos em um computador pessoal. Para isso o emulador carrega e executa os programas (sistema operacional, jogos, aplicativos etc), também chamados de "Image ROM", escritos para a arquitetura do videogame a ser simulado.

    Para reviver a HP 42S em nosso sistema ( GNU/Linux) usaremos o Free42. Um programa livre (licença GNU) que simula a calculadora HP 42S na tela do computador.

    Uma característica interessante do Free42 é que o mesmo não é um emulador (Free42 não simula a arquitetura da calculadora, mas sim as funcionalidades da HP 42S). Isto implica que não existe a necessidade de usar uma ROM da HP 42S. Assim HP não terá seus direitos autorais infringidos, caso você não possua a calculadora HP 42S.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Obtendo, instalando e executando o Free42
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalação do SAGU-PRO em Debian Etch Linux

A Inteligência Artificial que escreve programas

Configurando o aMSN para Lan House e/ou Cyber Café

Personalizando o KDE

VMWare - 3 mãos na roda

  
Comentários
[1] Comentário enviado por grandmaster em 31/07/2008 - 15:30h

ehauea

Bons Tempos. Realmente bem legal o aplicativo.

Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725
http://www.renato.henriques.nom.br

[2] Comentário enviado por celioishikawa em 31/07/2008 - 15:52h

Muito legal esses projetos open!

Nossa, se tivéssemos um open hardware também, aí era só colocar um mini-linux com esse programa aí e... já pensaram que maravilha? Pena que não dá para disseminar hardware open só copiando dados...

[3] Comentário enviado por [email protected] em 31/07/2008 - 17:01h

Muito bacana seu artigo, vi o screenshot e acabei achando o artigo...
Vou testar :)
[]'s

[4] Comentário enviado por tenchi em 31/07/2008 - 18:00h

Acho legal um emulador de HP 48G. Funciona bem. Pena que para usar é quase necessário um diploma ;-)

http://x48;berlios.de

[5] Comentário enviado por prof.dmt em 31/07/2008 - 20:31h

Olá pessoal :-)
Estou preparando um artigo sobre emulador da HP48G (calculadora gráfica) para GNU/Linux.
Aguarde :-)

[6] Comentário enviado por andreuebe em 04/12/2008 - 08:54h

Legal amigo

Conhece alguma financeira?

Abs

Andre

[7] Comentário enviado por yetlinux em 06/05/2009 - 16:49h

Até o momento sei que existe um para a HP 12C para aquele sistema proprietário.
Não me lembro se funciona no Wine.


Contribuir com comentário