Blender para todos! - Parte IV

Caros, estamos agora perto do fim desta pequena, mas extremamente enriquecedora, série pela democratização do
3D.
Vamos aprender a trabalhar com textos 3D e efeitos translúcidos! Boa leitura pessoal!

[ Hits: 16.823 ]

Por: Guilherme RazGriz em 05/03/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Renderização



Renderização com a visão original:

Para mover a câmera, basta selecioná-la como qualquer outro objeto!

E se renderizarmos agora, teremos o objeto dentro do campo de visão desejado. =]

Note que ao mover um objeto mais para frente e próximo dos pontos de luz, conseguimos um destaque ainda maior do mesmo!

Para navegar pelo espaço 3D com ângulo livre, basta pressionar ambos os botões do mouse de forma simultânea e arrastar!



Dito isso, é hora de adicionarmos um pouquinho de exclusividade ao nosso projeto, esculpindo literalmente o nosso texto !

Repare que para isso, precisamos transformá-lo em uma malha (Mesh), pois vamos utilizar o modo de esculpir do Blender, para tal, pressione o atalho ALT+C e marcar a opção destacada.


Feito isso, repare nos pincéis que temos disponíveis, cada um exerce uma ação diferente sobre o objeto que selecionamos primeiro, lembrando que o raio determina a porção a ser afetada !


Repare que cada um proporcionar uma ação diferente sobre a superfície e/ou mesmo formato final do objeto!

Quando estiver satisfeito, basta renderizar e curtir!

Visto isso, vamos brincar um pouco com tais ferramentas, esculpindo os demais objetos do nosso projeto !

Utilize o Zoom para trabalhos mais detalhados, através do atalho do seu teclado +, para diminuir, utilize a tecla -. Em Notebooks, você também pode utilizar o Scroll do seu MousePad.



Para fechar com chave de ouro, vamos fraturar o nosso texto, utilizando o que vimos no documento anterior e explodir com o Quick Explode, partes escolhidas a dedo pela nossa imaginação!


Lembrando que você pode criar efeitos explosivos incríveis para imagens únicas, movendo vagarosamente a Time Line !




E assim, encerramos a nossa série com um belo efeito explosivo!

Sinceramente, eu espero que esta série tenha ajudado vocês a conhecer um pouquinho do vasto universo 3D!

A quem desejar saber mais, criei um pequeno site para quem deseja prosseguir os seus estudos nesta área, e o endereço não poderia ser mais apropriado:
Até a próxima, pessoal!
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. A B C
   2. Configuração, Mórficos e Translúcidos
   3. Renderização
Outros artigos deste autor

Website com o Gimp

Como fazer uma transição de imagens em vídeo com o OpenShot

Inkscape descomplicado - Parte I

Construindo Somando e Subtraindo

Fractal ou abstratal?

Leitura recomendada

Mais um guia de instalação XGL no Fedora Core 5

Avidemux - Corrigindo arquivos com "crash"

Escrevendo com LaTeX

Água e submersos?

Fazendo montagens com o Gimp

  
Comentários
[1] Comentário enviado por afrancisco em 23/06/2012 - 18:51h

Gostaria muito fuçar no Blender, mas sequer consigo instalá-lo no meu ubuntu 12.04. Ja tentei via ppa, repositorios e quando executo retorna isso:


Xlib: extension "GLX" missing on display ":0".
/build/buildd/blender-2.63+svn48207/intern/ghost/intern/GHOST_WindowX11.cpp:197: X11 glXQueryVersion() failed, verify working openGL system!
initial window could not find the GLX extension, exit!

Vc saberia me dizer o que é isso?
Abraços.

[2] Comentário enviado por razgriz em 19/07/2013 - 02:05h

Hum... parece haver um problema com seu driver de vídeo, veja se esse pacote está instalado > "libgl1-mesa-dri"

para ubuntu e "debians" : $ sudo apt-get install libgl1-mesa-dri

Se não der certo vamos ver o que mais pode ser.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts