Blender para todos! - Parte II

Caros, nesta segunda parte vamos derrubar mais algumas barreiras que nos separam da liberdade em três dimensões
mas mais do que isso vamos democratizar o acesso disso a outras fronteiras que já deveriam ter sido superadas com
mais facilidade =]. Boa leitura!

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Por: Guilherme RazGriz em 09/02/2012 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Câmera, Ação!



Prosseguindo...

Nossa estrela da hora é a Câmera !

Afinal de contas sem ela não veríamos absolutamente nada aqui no Blender hehe,

Ela atua da mesma forma que na realidade quando fotografamos ou filmamos algo, então o bom trato e uso é fundamental para que o resultado transmita exatamente o que nós queremos que seja visto.

Abaixo nós temos a nossa câmera apontando para o nosso querido cubo :
Linux: Blender para todos parte II

Ou seja se renderizarmos assim essa seria a vista do cubo :
Linux: Blender para todos parte II

E se adicionarmos um plano para que o nosso cubo tivesse sustentação teríamos:
Linux: Blender para todos parte II

Visto isso vamos colocar essa belezinha pra trabalhar, assim como qualquer outro objeto no Blender ela também pode ser animada, isso é útil em várias situações inclusive quando queremos que o filme seja em primeira pessoa =]

Muito bem, nosso primeiro objeto então é fazer com que a câmera se mova pelo nosso cenário =]
Linux: Blender para todos parte II

Lembrando então do que vimos sobre animação anteriormente, vamos mover essa câmera agora!
Linux: Blender para todos parte II

Não se esqueça de criar o segundo key frame assim que você definir o tempo de execução da animação na time line e claro a posição final que ela deverá ficar.
Linux: Blender para todos parte II

Feito isso vamos testar o resultado renderizando a animação, para isso na aba responsável pelas configurações de renderização peça para renderizar como animação e em um formato de vídeo, o resultado estará na pasta TMP.

Quando você estiver mais intimo do Blender pode usar direto o atalho "F12" para renderizar seus projetos =] .
Linux: Blender para todos parte II

Pronto, reparem como a nossa câmera agora passeia pelo objeto =] .

De posse disso agora você pode fazer outras animações mais complexas usando esta câmera!
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Comentários
[1] Comentário enviado por levi linux em 09/02/2012 - 10:58h

Muito bom, favoritado e aguardando a próxima parte.

[2] Comentário enviado por Lil! em 09/02/2012 - 15:02h

Muito bom, porém fiquei com uma dúvida...
Como adicionou o plano? No computador que estou não possui Blender e não tem como eu tentar, fiquei com a pulga atraz da orelha.
Mas obrigada!

[3] Comentário enviado por razgriz em 09/02/2012 - 15:13h

Oi "Li!",

O plano foi adicionado a partir de uma malha padrão do blender empurrando a mesma para baixo =].

[4] Comentário enviado por removido em 10/02/2012 - 02:40h

Isso sim que é nostaugia.... Blender.... acho que nem consigo mais usar, tudo mudou, até a velha ideia de interface minimalista foi substituida por uma cheio de botões, cascatas, configurações e sabe-se lá o que mais rsrsrs A muito tempo que parei de usá-lo, acho que vou dar uma olhada nessa nova versão, só por curiosidade mesmo.

Não sei como pretende desenvolver essa série, e nem até onde, mas se chegar a tanto, me lembro de quando comecei a aprender eu lí sobre como criar uma versão foto realística da terra no blender e após verificar na prática, gostei muito do resultado e vi que era bem menos complexo do que imaginei, a partir daí é que comecei a querer aprender mesmo.

Se me permite dizer, acho que seria interessante para os novatos um 'how to' sobre isso mais pra frente, pois é algo fácil de fazer e tem um resultado espetácular, quem aprender vai gostar da 'obra'.

Bom, é isso ai, ótimo artigo.

[5] Comentário enviado por razgriz em 10/02/2012 - 09:57h

Pois é,

Obrigado pelo elogio no material, o Blender realmente mudou bastante=]. A minha história com essa ferramenta já é antiga mas antes de alguns fatos recentes não me sentia muito a vontade para escrever sobre 3D *(Gosto pessoal talvez) , sua sugestão é muito legal, posso considera-la para o final da serie ou talvez fazer algo semelhante.

Um Abraço!


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