Já falamos do PC Popular, mas será que o laptop também é ruim?

Em janeiro/07 tive a oportunidade de ficar com um laptop que bate com as características do programa do notebook popular, incluindo a vinda do nosso sistema como padrão. Fiquei relativamente menos insatisfeito se comparado aos testes do PC Popular executados em 2006. Vamos lá?

[ Hits: 8.267 ]

Por: Guilherme RazGriz em 22/02/2007 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


O modelo e a distribuição



Bem, meu pai adquiriu o laptop numa loja que vende coisas pela televisão, se não me engano a loja se chama "shop time" ou algo parecido e o preço determinou qual ele escolheu, e não fatores ideológicos ou técnicos. Ele custou R$ 1725,00. Segue abaixo a configuração:

ELITE GROUP = MODELO
  • Pentium Celeron 1.7
  • 256 RAM
  • HD 80GB
  • Placa de rede 10/100
  • conexão para bluetooth ( celulares e afins)
  • 2 portas USB nas laterais
  • 2 auto falantes internos
  • 2 saídas para áudio externas
  • combo DVD
  • tela LCD de 14
  • placa de rede wireless
  • bateria com capacidade para 5 horas de operação
  • teclado ABNT2
  • fácil acesso para upgrade

Distribuição: Jerry Linux (essa é baseada no Debian, utiliza Blanes 2000 como interface padrão).

Bem, vamos aos testes.

O manual do equipamento tinha um adesivo que vinha junto com a senha de administração e o login, aqui é óbvio que eu não vou dizer quais são, mas fica registrado isso.

Quando me loguei caí direto no Blanes, que como era de se esperar se tornou um "clone" do outro sistema em aparência e usabilidade (lembra um pouco o Tech Linux 3.0) , o sistema incluindo a interface não demoraram para carregar, o que é um bom sinal considerando os resultados do outro teste. Os dispositivos USB funcionaram sem nenhum problema com os meus gadjets, incluindo o ipod e o psp, sem a necessidade de intervenção via linha de comando e afins, bastou plugá-los nas portas.

Neste equipamento eu consegui uma linha discada para poder testar o modem, o qual via kppp conectou sem nenhum problema, bastando informar o número a ser discado, provedor e etc. Assim decidi voltar para a rede banda larga para poder agilizar, pois eu só teria mais algumas horas com o equipamento em questão.

Na etapa seguinte fui personalizar a interface com a "ajuda" de um usuário comum (sim, eu não poderia deixar do jeito que eu queria, já que o produto não me pertencia) e quase tudo saiu como esperado, menos o X que congelou por alguns segundos depois das modificações, mas nada muito sério.

Daí veio a parte que me deixou perturbado no teste anterior, fui abrir o Gimp pela primeira vez e ele levou pouco mais do que 6 segundos para isso, aliviado "forcei" um pouco o micro editando imagens (beleza sintética) e não enfrentei problemas.

Quando fui assistir a um DVD, tive a grata surpresa de ver que os codecs corretos já estavam corretamente instalados, e como era de se esperar ele funcionou a contento, mesmo com o Gimp e o Firefox coberto de abas, mas quando fui retirar o DVD a bandeja "travou" (provavelmente culpa da posição do botão de abrir, ele só cuspiu pra fora o DVD depois de desligado o laptop).

No teste específico com o Firefox, ele ficou lento quando foi acessar sites com Java e passou a fechar sozinho sem mensagens de erro que explicassem o problema, mas o suporte da Elite group por email resolveu o problema quando pediu que eu deleta-se uma extensão que supostamente era "incompatível". Depois disso foi a vez do programa padrão de P2P, o Limeware, que funcionou sem problema em conjunto com o K3B, que todos já conhecem.

Para completar o teste das minhas ferramentas de trabalho, abri o Sodipodi e o Inkscape, que apesar de não tão rápidos estavam razoavelmente usáveis. Então decidi colocar o jogo Tux Racer no sistema para ver se a aceleração 3D da placa estava ativada e para a minha surpresa SIM, ela estava! Apesar do jogo estar um pouquinho lento, dava pra jogar sem grandes dificuldades.

O gerenciamento de energia do laptop também funcionou perfeitamente, sem dores de cabeça, a única coisa que eu não gostei foi do layout da interface, os painéis de administração parecem do Windows 95 =[, mas tudo bem.

Graças a estas boas surpresas, sugiro apenas uma revisão do layout da distribuição. Ao invés do Blanes, não seria melhor um Gnome da vida ou até mesmo um KDE? Sem brincadeira, ficou feio de mais.

Do hardware

Bem, eu fiz um stress test para ver como ele se comportaria e ele resistiu a todo o processo sem travamentos, parece que o produto é de boa qualidade então.

A única ressalva é a bandeja do combo DVD que parece "arranhar" as vezes. Eu não pude abrir o laptop (carenagem principal), já que não foi um produto cedido por loja e sim por parente, isto por que caso eu abrisse ele perderia a garantia. Neste caso então eu sugiro apenas uma revisão deste item supra citado caso todos sejam assim.

A minha opinião:

Muito bem, cheguei a conclusão de que é sim, mais que possível, fazer um produto de qualidade mesmo com custos BAIXOS e preços "decentes", mas e a opinião de vocês? Eu gostaria de uma comparação com os produtos testados anteriormente, artigo este que pode ser encontrado aqui:
Um abraço!

   

Páginas do artigo
   1. O modelo e a distribuição
Outros artigos deste autor

O espelho do sol e da lua

Inkscape descomplicado - Parte II

Programação visual (módulo 2)

Website com o Gimp

Um pouco de pintura digital

Leitura recomendada

O Centro de Controle YaST

Spreading Linux de fato! Case "Heavy-User"

Visual Studio no Linux

Como criar pacotes para o Arch Linux (parte 2) - pacotes svn e cvs

SliTaz GNU/Linux e as ferramentas do sistema

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 22/02/2007 - 07:52h

olha,eu tava pensando em comprar ele...qndo eu comprar vo ver se faço uns testes antes dos meus temidos upgrades xD e faço um artigo falando,pois aí eu poderei abrir e tal :) parabens pelo artigo

[2] Comentário enviado por leosasquatch em 22/02/2007 - 09:37h

Muito bom :) parabens pelo artigo.

[3] Comentário enviado por removido em 22/02/2007 - 12:04h

Meus parabens!!
Pelo visto ele foi um pouco bem mais ainda eu naum gosto de LapTop!!

[4] Comentário enviado por jr_vasc em 22/02/2007 - 13:03h

Muito interessante o artigo, mt bom mesmo, me sinto confiante na compra de um equipamento destes...a situação financeira n me permite um melhor por enquanto =P!
obrigado pelo artigo.

[5] Comentário enviado por bruinfo em 22/02/2007 - 13:35h

O artigo esta 10,00 vc colocou o artigo como resposta das minhas perguntas que eu tinha.
valeu

[6] Comentário enviado por albertguedes em 22/02/2007 - 13:49h

Este foi um teste de eficiência válido a curto prazo, testes a longo prazo serão nescessários para ter certeza de que o produto é bom.
Claro que nosso colega Guilherme teve pouco tempo para fazer isso, e considerando que o equipamento é bem "basicão", até que a máquina é boa de arranque, mas ainda vou ficar com um pé atrás.
De qualquer forma, valeu pelos testes Guilherme.

[7] Comentário enviado por razgriz em 22/02/2007 - 13:56h

Sim Albert, concordo com você, tanto que como eu trabalho e estudo longe, faz tempo que não vejo meu pai e por essa razão não sei como anda o lap top, mas você atiçou a minha curiosidade e assim que eu puder vou visita-lo em um final de semana para ver como as coisas estão, assim que eu tiver alguma novidade sobre isso eu informo aqui mesmo em forma de comentário.

[8] Comentário enviado por removido em 22/02/2007 - 14:52h

Não sei se já tiveram a oportunidade de ver que alguns desses micros populares vem com os drivers da placa mãe para windows, eu acho que esse procedimento é incorreto.

[9] Comentário enviado por RRaver em 22/02/2007 - 15:08h

Artigo bem interessante... no mês passado meu pai quase comprou um desse (coincidência né...) mas acabou ficando com o Positivo V21 (+/- R$ 1.800)

O Positivo V21 também é muito bom e vem com o Mandriva 2006 instalado por padrão.

Aqui tem um review que eu fiz dele http://www.renatorodrigues.com/blog/positivo-v21

[]'s a todos
Renato R.

[10] Comentário enviado por heckjp em 22/02/2007 - 15:49h

Ótimo artigo Guilherme, você mostrou que nem sempre o que é "popular" como você mesmo diz, é ruim como parece as vezes. Eu sempre tive pé atrás quanto a PC's e notebooks "populares", preferindo sempre escolher a configuração do meu micro em lojas especializadas, assim garantindo que estou levando o que eu quero com qualidade, mas, você teve a oportunidade que eu sempre quis ter. A de realizar testes com os pc's de lojas. No meu trabalho sempre aparece 1 ou outro, mas eu não tenho a oportunidade de testar a máquina como se deve, pois sempre pedem pra eu formatar a máquina e instalar o windows xp antes mesmo que eu consiga testa-lo.

[11] Comentário enviado por albertguedes em 22/02/2007 - 19:51h

Eu li seu review do Positivo v21 Renato, e parece promissor, mas tá devendo os testes a longo prazo também, porquê tem aquela coisa de placa mãe dando problemas com o tempo, super-aquecimento da bateria, entre outras dores de cabeça embutidas, mas é bom que o pessoal tá mobilizado para ajudar quem quer adquirir um destes notes e quer se sentir seguro com isso.
Eu mesmo a algum tempo criei um tópico no "Guia do Hardware"

http://www.guiadohardware.net/comunidade/notebooks/669046/

a idéia era fazer uma pesquisa de mercado com preços, mas a turma começou a discutir a eficiência de alguns aparelhos e acabou ficando bem técnico, convido o pessoal a dar uma olhada, acho que pode dar uma luz nas coisas.

[12] Comentário enviado por imhotep em 22/02/2007 - 22:33h

Gostei de conhecer...!

[13] Comentário enviado por razgriz em 23/02/2007 - 11:42h

Olá a todos, conforme prometido venho trazer as novidades, e de certa forma, atualizar o artigo já que o mesmo possui praticamente dois meses de idade.

O problema citado da bandeja do cd rom persistiu, sendo levado para assistencia tecnica, este foi solucionado trocando a unidade defeituosa.

O jerry linux continua mantendo a mesma performance da época dos testes que eu fiz, se bem que isso eu já esperava.

Quanto as portas usb, entradas para audio externas tudo continua funcionando como deveria.

A bateria do equipamento não apresentou problemas mantendo seu uso diário normal, e considerando que eventualmente o equipamento é utilizado em sofas, camas e outros que não propciam ventilação das mais adequadas a este tipo de equipamento, devo admitir que é realmente um produto competente.

Quanto ao acabamento externo eu já não posso opinar, devido ao uso continuo o equipamento parece ja ter sofrido uma queda (arranhões profundos na logomarca prateada que fica localizada na parte de cima e rachadura no cromado da mesma) .

No tocante ao teclado a unica coisa que eu notei ´foi que algumas teclas ficaram com pressão diferente das outras, aparentemente o problema aqui foi do uso incorreto do teclado ( o dono não tem pratica em digitação dai aplica força desnecessária) .

Por enquanto é só, bom final de semana ai pra vcs .

[14] Comentário enviado por douttorx em 25/02/2007 - 03:49h

[b]boa iniciativa..[/b]

[15] Comentário enviado por brenner.toledo em 25/02/2007 - 09:41h

Parabéns pelo artigo!!

[16] Comentário enviado por albertguedes em 25/02/2007 - 20:12h

Sei não Guilherme, pelas contas não foi menos de dois meses o período entre suas avalições, não quero colocar mosca na sopa, mas um período bom seria seis meses pelo menos para ter certeza, esse é o mínimo porquê tem gente que relata defeitos em notes depois de um ano e com pouco uso, se você puder refazer os testes neste período seria bom, ainda mais que o governo disse que o efeito do PAC sobre o notebook popular deve surtir em abril, depois disso, os notes devem estar com os preços baixos, período ideal para você dar sua impressão sobre o note e guiar melhor o pessoal que quiser comprar, não é ?
É só uma dica,e serve para qualquer um que queira dar uma resenha sobre alguma outra máquina.

Até mais.





Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts