Batalha Apache, PHP e MySQL com vestígios de versão antiga

Amigos, depois de passar um perrengue danado esse fim de semana tentando instalar as versões top do Apache, PHP e MySQL, resolvi compartilhar com vocês os pontos onde tive bastante dificuldade. Deixo claro que esse artigo é uma compilação de dicas/macetes para se instalar esse trio e não um guia de instalação em si.

[ Hits: 22.755 ]

Por: Jan Seidl em 10/12/2004


Apache



Bom, a princípio a instalação do Apache 2.0 com SSL é mole. Basta usar o "--with-ssl' no ./configure. Se não me engano ele vem com built-in do mod_ssl.

É bom pra não se perder usar o "--prefix=/diretório", os mais comuns são /etc/apache2 ou /usr/local/apache2. Aí é com vocês!

O Tar dele pode ser pego em :
O arquivo httpd.conf (dentro de apache2/conf) é muito bem comentado, não tem muito como se perder e aqui no VOL tem uns artigos bem legais sobre ele.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Apache
   2. PHP 5.0.2
   3. MySQL 4.1.7
   4. Troubleshooting: resolvendo problemas!
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Configurando o CACIC (parte 3)

Asterisk - Instalação e configuração no Debian Lenny

APT-GET sem CD: criando repositórios locais

Conexões redundantes à Internet utilizando Linux

Instalação e configuração do Apache 2 no Debian 9.3

  
Comentários
[1] Comentário enviado por habutre em 10/12/2004 - 13:40h

hehe, pena que naum tem praia aki no interior de SP, ;)

Bem tive tb alguns problemas com a compilação deste trio massa!
Na compilação do PHP, uma dica é colocar a flag "--with-mysql" com o caminho da instalação do MySQL, assim:
--with-mysql=/usr/local/mysql
Assim se resolve uma grande parte desses problemas de bibliotecas do mysql, socket, etc! Bem não se pode esquecer q o caminho varia para cada instalcao :)
Deve-se, conforme descrito acima, que outra instalação previa do MySQL pode gerar alguns probleminhas q este comentario nao aborda, certo? Portanto certifique-se de que o mysql antigo (se houver) seja totalmente removido! É isso ae, parabéns cara pelo help....
Vida Infinita ao Linux!

[2] Comentário enviado por nuxli em 10/12/2004 - 14:09h

Meu problema com o trio foi iniciar os serviços altomaticamente.
Não que eu tenha achado dificuldade em achar os programas de cada um que inicializava o serviço..

O problema e que to usando o Vida Linux, que é na verdade nosso amigo Gentoo, foi dificil achar informações sobre a iniciailização nesse sistema, tem um artigo aqui no site que da algumas dicas. Mais nam fala nada de daemon.

Ai foi o jeito perde umas 2h configurando no mãosão ... hhhehehe

[3] Comentário enviado por ace rush em 11/12/2004 - 15:04h

o --with-mysql vai procurar no seu sistema o padrao, com o --with-mysql=/PATH/PARA/O/MYSQL também é uma boa quando o mysql está em um diretorio fora do padrao... como vc falou habutre, e eu tbm mencionei, deve-se remover TODOS os vestigios de instalacoes anteriores, o find ajuda muito nisso. ex: find / -type f -name *mysql*

^^ abracos pra todos!

[4] Comentário enviado por luiscarlos em 11/12/2004 - 21:12h

Ai galera, penei muito para compilar o php com plugin para mysql-4.1.7 mas agora ta funcionando blz, consigo usar o novo hash do mysql4.1.7 sem precisar fazer akele eskema pra continuar a senha antiga, o q fiz foi usar --with-mysql=/usr mesma minha base estabdo em /var/lib/mysql, não sei por que mas funcionou, agora tenho mysql-server and client 4.1.7 e o plugin do php para mysql tmb 4.1.7, ótimo artigo ace rush, parabéns, mais um problema resolvido!!!


Contribuir com comentário