Banco de dados Livre X Proprietário

Neste artigo analisamos todos os aspectos necessários para a avaliação dos bancos de dados. Percebemos a diferença real dos bancos de dados livres e dos pagos. Vimos que é preciso uma boa análise de mercado e também das nossas necessidades para com o banco de dados, para assim poder fazer a melhor escolha.

[ Hits: 61.516 ]

Por: tvi em 10/08/2006


Conclusão



Apesar de os bancos de dados livres estarem crescendo e brigando com grandes empresas de software pago, eles ainda tem um pouco a evoluir, ainda é preciso implementar algumas ferramentas que os softwares pagos possuem. Mas por outro lado podemos levar em conta o custo de implementação, que com software livre se torna quase zero.

Com isso analisamos todos os aspectos necessários para a avaliação dos bancos de dados. Percebemos a diferença real dos bancos de dados livres e pagos. Vimos que é preciso uma boa análise de mercado e também das nossas necessidades para com o banco de dados para assim poder fazer a melhor escolha.

Referências bibliográficas



Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Introdução
   3. Banco de dados livre X Pago
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Gambas2: Inserindo dados em tabela SQLite

Instalar o MongoDB no Ubuntu

Desenvolvimento de uma interface WEB com PHP para gerenciamento de banco de dados CouchDB

Instalar o Microsoft SQL Server no Debian e no Ubuntu

Como instalar Microsoft SQL SERVER no openSUSE Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por jeanci em 10/08/2006 - 11:33h

Olá Amigo,

O artigo é bom onde se aponta os itens a serem checados nos bancos, mas acho que faltou um cruzamento destes itens entre os bancos para se ter uma idéia melhor.

[2] Comentário enviado por jragomes em 10/08/2006 - 15:00h

Gostei do artigo. Você poderia tê-lo enriquecido com algumas comparações de custo, tipo de máquina que rodam, número de transações.

Se você puder retificar uma coisa no texto, retifique uma coisa: a MySQL é uma empresa sueca e não suiça.

Parabéns.

[3] Comentário enviado por slack felix em 07/04/2008 - 09:27h

O artigo é interessante, mas ficou muito superficial. Poderiam ter sido abordadas comparações técnicas sobre os BD's livres e proprietários referentes aos protocolos de controle de transações, gravação/recuperação, controle de acesso etc.
Por exemplo, você poderia ter feito um Estudo de Caso com dois SGBD's conhecidos como o Oracle e o Postegree. Assim ficaria mais fácil "ver" as diferenças relativas aos dois.


[4] Comentário enviado por edupersoft em 23/09/2008 - 18:02h

É uma boa descrição. Mas o interbase na data do artigo já não era open source havia um tempo, perto do lançamento da versão 6 a Borland já ameaçou a não liberar o código, a comunidade se indignou e a Borland abriu o código, mas já fechou logo em seguida no lançamento da versao 6.5 que corrigia os erros da versão 6. Dai a comunidade lançou o firebird. A partir daí a borland tratou o firebird como concorrente. O objetivo da Borland ao abrir o código é fornecer uma base de dados livre para o delphi, robusto já que ela tinha descontinuado o paradox e o dbase;

A principal vantagem de bancos como o Oracle ou DB2 sobre os concorrentes open source é o fato de estarem no mercado a muito tempo, enquanto o software livre passou a ser realmente viável depois do surgimento e da popularização da internet. Se observarmos as outras plicações isto não acontece, por exemplo, o linux, apache, sendmail, qmail, são aplicações que ajudaram a viabilizar a internet, os concorrentes chegaram na mesma época ou depois, outras aplicações como o gimp pode até levar desvantagem sobre o concorrente pago, no entanto, este a desvantagem não é tão grande já que este concorrente não existe a tanto tempo.

Outro exemplo claro são os cads, eles também vieram amadurecendo muito tempo antes do surgimento do software livre, para desenvolver uma opção livre a altura dos pagos o número de funções terá que ser enorme.



[5] Comentário enviado por emilioeiji em 19/07/2012 - 09:18h

Eu li o artigo pensando que haveria um cruzando dos bancos de dados livre X proprietários, mas mesmo assim o artigo ficou muito bom.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts