Audacity - Editando áudios sem instalação

Quem aqui nunca gravou sua própria voz no PC e aplicou um "Reverb", "Echo" e outros efeitos? De vez em quando precisamos colocar uns efeitos ou editar nossas queridas MP3. Neste artigo, trago para vocês o editor de áudio Audacity, e melhor, não precisa instalar.

[ Hits: 51.971 ]

Por: lindberg em 26/05/2004


Doxologia



Certamente que, mesmo não tendo sido feito para certos propósitos, os imigrantes do Windows querem sentir-se "in home" quando chegam ao Linux. Digo de antemão, que os desenvolvedores, ao pensarem no Unix, não o teriam projetado para este propósito, pois na realidade o Linux (apesar de ter suporte pra tudo o que realmente é necessário) não foi projetado para substituir o Windows, pois até o próprio Linus não o projetou neste propósito. Ele sempre dizia que faria um Minix "melhor que o próprio Minix"... (segundo README's originais contendo históricos sobre o Linux).

O imigrante Windows não irá encontrar no Linux uma cópia da M$oft no formato "free". Apesar que algumas distros Linux possuem ambientes que muito se assemelham ao da M$, apenas no intuito de deixar o imigrante mais confortável, para os primeiros dias de "estadia", mas continuam sendo dois sistemas feitos em plataformas e propósitos totalmente diferentes, o que não é bem o assunto principal deste artigo.

Este artigo tem como propósito explanar o método de instalação, utilização e adaptação do editor de áudio Audacity.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Doxologia
   2. Introdução
   3. Instalando, ou melhor, não instalando o Audacity
   4. Usando o programa
   5. Conclusão
Outros artigos deste autor

Atualizando sua versão Slackware - upgrade de pacotes

"Usando" 2 Slackwares instalados no mesmo HD - O problema: vmlinuz

Metodologia LFS - Contruindo seu Linux do zero

Instalação do winmodem HSP56 Pctel no Slackware

Configurando Placa Wireless Broadcom BCM43142 no SlackWare 14.2

Leitura recomendada

Servidor de ICQ free no SuSE

Instalando Slackware através de outro HD corrigindo os pacotes

Bootsplash nos kernels 2.6.17.13 e 2.6.18 no Slackware 11

Debian como servidor DHCP no VirtualBox

Servidor Debian 6 DHCP + Squid + IPtables

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lordello em 26/05/2004 - 11:39h

Ótimo artigo, o Audacity é realemnte excelente, fornece todas as ferramentas que nós precisamos, removedor de ruído, equalização, compressor etc....
Mas você pecou em duas coisas:

"Aproveite para ir salvando no formato Ogg Vorbis, que é uma opção de Mp3, um pouco maior e qualidade um pouco inferior (em outros casos melhor que nossas "MP3's") porém é uma opção free, sendo até então um formato novo para a maioria de nós."

Quem te disse que ogg vorbis é maior e pior? Isso sim é uma blasfêmea, não sei se você sabe (não deve saber mesmo), mas o ogg é realmente muito mais evoluído que o mp3, que parou no tempo já tem anos... Ele se baseia em BitRate variável e fixo, como o mp3, porém no Audacity você só pode escolher o variável. O que quer dizer BitRate variável? Bom, se um áudio é complexo ele vai usar mais Bits, se ele for mais simples ele vai usar menos Bits. Nesse caso você não tem como determinar o tamanho exato que o arquivo final vai ter, mas num modo geral, ele não costuma ser muito diferente do mp3. Se você colocar a qualidade do ogg em 4 vai ser "igual" a colocar a qualidade do mp3 em 128kBits... Porém o ogg costuma ter em todos os caso uma qualidade muito superior. Eu sempre extraio meus CDs em ogg e sempre prego na internet músicas em ogg...

"Caso você deseje salvar no formato padrão do programa, para posteriores modificações, será aberta uma janela com uma mensagem de alerta, dizendo que salvando neste formato, você será INcapaz de abrí-lo em outros programas e, se desejar, a melhor opção para tal é salvar no modo "Export as..." e escolher o formato de saída que você quer (Wav, Mp3 ou Ogg). "

Aqui devemos apenas lembrar aos amigos leitores que o formato .aup é só um arquivo xml, isso mesmo, um arquivo texto. Quando você salva um projeto ele vai salvar o arquivo .aup e vai criar uma pasta com o mesmo nome, por exemplo:
projeto> teste.aup
pasta> teste_data
Se você quizer mover o projeto de lugar, você deve mover tudo, o arquivo .aup e a pasta, pois é nessa pasta que estarão os arquivos temporáreos no Audacity contendo o áudio do projeto.
Falow!

[2] Comentário enviado por birilo em 26/05/2004 - 18:26h

Show de bola...

Poderia alguém fazer um artigo sobre Streaming né... Vamo ae Pessoal.... Viva o Som... Viva o Linux...

[3] Comentário enviado por lindbergluiz em 27/05/2004 - 00:10h

me desculpem...realmente foi vacilo meu ter dito que o Ogg possui qualidade inferior ao Mp3....na verdade disso isso baseado nas ripagens que faço no ripperX, pois quando coloco uma determinada qualidade de saída, no final, a qualidade fica com "números" menores que aquela que eu escolhi e tamanho ( comparando-se com Mp3 ) é razoavelmente maior.....mas certamente, é um formato melhor que Mp3 ( menos popular, claro....mas melhor ). Confirmo as palavras do lordello com palavras do próprio manual:
".....
This is a new compressed audio format that was designed to be a free alternative to MP3 files. Ogg Vorbis files are not as common, but they are about the same size as MP3 with very similar quality (and getting better). Audacity can import and export this format. ....."

[4] Comentário enviado por a1uk4rd em 17/11/2004 - 19:38h

Há tempos vinha procurando um bom editor de áudio para o Linux, e eis que me deparo com este belo artigo e com este excelente editor de áudio! Parabéns pelo artigo, muito bom, já estou baixando o Audacity e tenho que certeza que não vou me arrepender.

[]'s

[5] Comentário enviado por fabgcruz em 10/02/2005 - 17:20h

Po cara mto legal ..... eu tb to procurando a algum tempo um editor de áudio .....parabéns ....

Se tiver outros nomes de editores e programas de áudio ... POR FAVOR REGISTRE AQUI PRA GENTE !!!!


Valeu :)

[6] Comentário enviado por crnauta em 11/05/2005 - 05:27h

Uso o Audacity já faz tempo e posso dizer com certeza que ele retira ruídos de músicas com perfeição.

[7] Comentário enviado por andreemcristo em 15/05/2005 - 04:04h

Olá! Como vão?

O Audacity é bom. Mas quando teremos um editor de áudio como o Cool Edit Pro2(Adobe Audition)? Muitas vezes saio do meu kerido mundo linux para grravar musicas no windows XP usando o Cool Edit e FL Studio 5. Os quais nao conheço igual nem mesmo pra windows.... :(

[8] Comentário enviado por hugobcar em 18/10/2005 - 08:11h

Esse programa realmente é muito bom, utilizo a algum tempo e ele é excelente, e livre.

HugoBCar

[9] Comentário enviado por microlx em 15/07/2006 - 13:15h

É possível com o Audacity retirar a voz do cantor e deixar o resto da música apenas????

[10] Comentário enviado por lindbergluiz em 17/07/2006 - 00:02h

Bem, sobre o retirar a voz, acho que só se estiver em canais diferentes. No caso, a musica está dividida em dois canais e em cada canal voce deve ter o playback e a voz, isolados. Aí é filé e dá sim.

[11] Comentário enviado por mhazza em 22/04/2008 - 16:19h

ola amigos tenho um p2 de 233mhz com slack 10.2 e gostaria de instalar o Audacity e Ardour ,junto com o jackontrol tambem porem como naõ tenho muita pratica sera que existe um passo a passo desde como e onde baixar ,qual versão melhor e extensao ,até onde instalar o bendito? abraços


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts