AirPlay Receptor em Raspberry Pi

Neste tutorial, iremos envolver a conexão do seu Raspberry Pi aos seus alto-falantes e a instalação do software para que ele seja reconhecido como um receptor AirPlay na sua rede. AirPlay Receptor em Raspberry Pi é a maneira mais simples e econômica de configurar alto-falantes sem fio, sem o enorme custo de comprar um conjunto de alto-falantes sem fio.

[ Hits: 1.571 ]

Por: Ezaul Zillmer em 24/06/2019


Introdução



Neste tutorial, iremos envolver a conexão do seu Raspberry Pi aos seus alto-falantes e a instalação do software para que ele seja reconhecido como um receptor AirPlay na sua rede.

Para configurar o seu Receptor AirPlay, usaremos o software de código aberto chamado Shairport Sync, este software permite que o Raspberry Pi funcione como um receptor AirPlay, implementando os protocolos proprietários da Apple para que ele possa receber músicas desses dispositivos.

A configuração permitirá que você reproduza músicas de qualquer dispositivo habilitado para AirPlay em seu Raspberry Pi, o que significa que você pode usar praticamente qualquer produto iPhone e até mesmo produtos Android com um aplicativo compatível instalado.

AirPlay Receptor em Raspberry Pi é a maneira mais simples e econômica de configurar alto-falantes sem fio sem o enorme custo de comprar um conjunto de alto-falantes sem fio.

Lista de Equipamento

Aqui estão todas os peças que vamos usar para este tutorial do AirPlay Receptor Raspberry Pi, você precisará de uma conexão com a Internet para poder completar este tutorial.

Recomendado:
  • Raspberry Pi - Zero W, 2 ou 3 (qualquer um desses modelos)
  • Cartão Micro SD
  • Fonte de energia
  • Conexão de rede
  • Caixas de som
  • Dispositivo habilitado para AirPlay "Iphone, IPOD, IPAD e Android com Aplicativo especifico.
  • Opcional: Case para Raspberry Pi

Configurando um Raspberry Pi AirPlay Receptor

Configurar seu receptor Raspberry Pi AirPlay é uma tarefa incrivelmente simples, contanto que você tenha uma boa conexão com a Internet e um conjunto de alto-falantes para conectar seu Raspberry Pi.

1. Primeiramente, Baixe OS para Raspberry PI:
Grave no seu Cartão SD.

2. Depois do sistema já instalado no seu Raspberry, vamos primeiro executar uma atualização e atualização em nosso Raspberry Pi, para garantir que estamos executando o software mais recente:

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

3. Uma vez que tenha terminado, precisamos instalar vários pacotes diferentes, execute os seguintes comandos no seu Raspberry Pi para instalar todos os pacotes que precisamos:

sudo apt-get install autoconf libtool libdaemon-dev libasound2-dev libpopt-dev libconfig-dev avahi-daemon libavahi-client-dev libssl-dev

4. Vamos agora clonar a fonte shairport-sync para o nosso Raspberry Pi. O Shairport-Sync é o melhor fork do código original do Shairport e permite a sincronização em várias salas. Execute os seguintes comandos no seu Raspberry Pi para fazer o download do código-fonte para o seu Raspberry Pi:

cd ~
git clone https://github.com/mikebrady/shairport-sync.git
cd shairport-sync
autoreconf -i -f
./configure --with-alsa --with-avahi --with-ssl=openssl --with-systemd --with-metadata

5. Com o processo de configuração agora concluído, podemos finalmente compilar o Shairport-sync e instalá-lo. Nós podemos correr os dois make comandos abaixo em nosso Raspberry Pi compilar e instalar Shairport-Sync para o dispositivo. Este processo irá configurar várias coisas, incluindo o script de início automático:

make
sudo make install

6. Para permitir que o software Shairport Sync inicie automaticamente na inicialização do sistema, você precisa inserir o seguinte comando no terminal do Raspberry Pi:

sudo systemctl enable shairport-sync

7. Finalmente, podemos iniciar o software Shairport imediatamente executando o comando abaixo em nosso Raspberry Pi.

sudo service shairport-sync start

Agora, você deve poder reproduzir arquivos de áudio através do seu Raspberry Pi AirPlay Receptor, usando qualquer dispositivo compatível com o AirPlay. Se você estiver usando um dispositivo que não é da Apple, como um dispositivo Android, há alguns aplicativos que permitem a utilização do Airplay.

No seu dispositivo compatível com o AirPlay, seu receptor Raspberry Pi AirPlay deve aparecer como RaspberryPi na lista de dispositivos. Observe que esse nome será o mesmo que o nome de host do dispositivo. Se você gostaria de saber como alterar o nome do host do seu Raspberry Pi, você pode conferir nosso guia raspi-config.

Saída de Áudio Analógico Melhorando

Com o nosso Raspberry Pi AirPlay Receptor agora configurado. Existem várias coisas diferentes que podemos fazer para melhorá-lo. O primeiro deles é mudar o Raspberry Pi para que ele utilize uma versão mais recente do driver de áudio.

8. Em primeiro lugar, precisamos atualizar o firmware do Raspberry Pi. Podemos fazer isso executando o comando abaixo, isso pode levar algum tempo. Certifique-se de que seu Raspberry Pi não perca energia durante isso:

sudo rpi-update

9. Uma vez concluída a atualização do firmware, desligue seu Raspberry Pi e retire seu cartão SD. Depois de ter removido o cartão SD, insira o cartão SD em um leitor conectado a um computador. A razão para isso é que precisamos modificar o arquivo de configuração de inicialização do Raspberry Pi.

O arquivo que estamos depois está localizado em /boot/config.txt no cartão SD, abra-o com o seu editor de texto favorito. Adicione a seguinte nova linha a este arquivo:

audio_pwm_mode=2

Depois de ter editado este arquivo, você pode salvá-lo e colocar o cartão SD de volta em seu Raspberry Pi e ligá-lo novamente.

10. Com o seu Raspberry Pi ligado novamente, há mais duas coisas que precisamos fazer antes que o driver de áudio analógico melhorado funcione bem com o Shairport. O próximo passo é configurá-lo, de modo que o conector analógico é a principal saída de áudio e não a saída HDMI.

Obs.: se for usar o Raspberry Pi Zero W para funcionar somente pelo HDMI, não precisa fazer este Procedimento "10".

Podemos usar o seguinte comando no terminal do Raspberry Pi para fazer isso:

amixer cset numid=3 1

11. Agora há uma última coisa que devemos fazer para terminar de melhorar nosso dispositivo Raspberry Pi AirPlay, e isso é modificar o volume db Range que o Shairport usa. Podemos modificar o intervalo alterando-o no arquivo de configuração.

Execute o seguinte comando para começar a editar o arquivo de configuração:

sudo nano /usr/local/etc/shairport-sync.conf

12. Dentro deste arquivo, faça as seguintes alterações:

Encontrar:

//      volume_range_db = 60 ;

Substituir com:

volume_range_db = 30;

Agora podemos salvar o arquivo pressionando Ctrl+x, pressionando Y e depois Enter.

13. Agora, para ter certeza de que todas essas alterações estão devidamente carregadas, reiniciaremos o Raspberry Pi, executando o seguinte comando:

sudo reboot

Melhorando o desempenho do Wi-Fi dos seus Raspberry Pi AirPlay Receptor

Para melhorar o desempenho de Wi-Fi do seu dispositivo AirPlay, você desejará desabilitar o gerenciamento de energia do adaptador WLAN do Raspberry Pi. Essa razão é que isso pode impedir que o Shairport fique visível na sua lista de dispositivos Airplay devido ao desligamento do adaptador Wi-Fi.

14. Felizmente, é fácil impedir que o Raspberry Pi faça isso com a maioria dos adaptadores. A maneira de fazer isso é modificando o arquivo de interfaces de rede. Podemos abrir o arquivo usando o seguinte comando no terminal:

sudo nano /etc/network/interfaces

15. Dentro deste arquivo, precisamos localizar e adicionar o texto abaixo ao arquivo de interfaces. Esta edição irá dizer ao Raspberry Pi para não gerenciar sua energia sem fio e não irá desligá-lo para economizar energia.

Se você atualizou para o Raspbian Stretch, então o wlan0 pode ser chamado de algo diferente. Se você não tiver certeza de qual é o correto para usar, use o comando ifconfig para ver qual é o novo nome.

Encontre: iface wlan0 inet manual

Adicionar abaixo:

wireless-power off

Agora podemos salvar o arquivo pressionando Ctrl+x, pressionando Y e depois Enter.

16. Agora, para ter certeza de que todas essas alterações estão devidamente carregadas, reiniciaremos o Raspberry Pi executando o seguinte comando:

sudo reboot

Agora você deve ter um Raspberry Pi AirPlay Receptor totalmente funcional. Pegue seu IPhone, ou IPAD, no seu Spotify e escolha onde reproduzir.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
Outros artigos deste autor

Faça um Steam Link com seu Raspberry Pi

Nmap - 30 Exemplos para Análises de Redes e Portas

Leitura recomendada

Gerador de sources.list para o Debian

Escutando suas MP3 no Red Hat 9

Configurando JAVA no Firefox para acessar página de bancos

Instalando e desmistificando o Debian

Potencializando o elementary OS

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 24/06/2019 - 13:39h

Muito boa a ideia! Vou tentar implementar por aqui.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts