Arduino IDE no Linux Mint
Instalando a IDE para o Arduino, plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR, no Linux Mint.
[ Hits: 126.486 ]
Por: Lisandro Guerra em 22/09/2011 | Blog: https://spartanix.com/
Arduino, por vezes traduzida ao português como Arduíno, é uma plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. Pode ser usado para o desenvolvimento de independentes objetos interativos, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real.
Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shield. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java.
O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java a qual é derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software.
Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando.
Como matar um processo - kill, killall, pkill e xkill
Servidor LAMP no Linux Mint e Ubuntu
Servidor LAMP com PHP7 no Linux Mint 18 e no Ubuntu 16.04
Grace - Alterando e gerando gráficos usando "fitting"
Estudo sobre os tipos de gerenciamento do SO Linux
Experimento: Transformando openSUSE 12.3 Tumbleweed em 13.2 Factory Milestone 0
Agora SIM, aMSN com suporte a anti-aliasing
Convertendo os Arquivos de Temas do Windows (.themepack) em Pacotes de Wallpapers Úteis para o Linux
Como atualizar sua versão estável do Debian
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Script de montagem de chroot automatica
Atualizar Linux Mint 22.2 para 22.3 beta
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Instalar Dual Boot, Linux+Windows. (5)
Conky, alerta de temperatura alta (16)
De volta para o futuro - ou melhor, para o presente (parte 2) (3)









