Escrita de número em octal em Assembly puro para Linux 64 bits (NASM - Netwide Assembler)
Este pequeno programa em Assembly tem uma antiga versão em formato de 32 bits: http://www.vivaolinux.com.br/script/Escrita-de-um-numero-em-octal-na-tela-em-Assembly-Puro-para-Linux-x86-(Nasm-Netwide-Assembler)/ Esta versão está no formato 64 bits, para criação de objeto e linkedição em formato ELF64. Semelhante à primeira versão, este código utiliza-se da pilha para a reordenação dos dígitos após as divisões sucessivas. Também escrito para usar variáveis globais, não tão adequadas ou elegantes como variáveis locais ou a pilha, visando facilitar a compreensão e uma visão intuitiva do programa. Conforme os restos das divisões são obtidos, serão empilhados, sendo acrescidos do endereço inicial da string "digit", de modo que o valor empilhado aponta exatamente - é um endereço de memória, vulgo ponteiro - para o dígito que deve ser impresso. Conforme são desempilhados os valores, os dígitos vão sendo impressos. O último item a ser desempilhado é um ponteiro para o "new line" armazenado ao final do código. Este caractere identifica o final da escrita dos dígitos, feita através de um cmp (comparação). As diferenças entre a versão de 32 bits e a de 64 bits ficam visíveis no uso das interrupções, chamadas de interrupções e registradores. - Interrupção de escrita 32 bits: 4 - Interrupção de escrita 64 bits: 1 - Interrupção de encerramento 32 bits: 1 - Interrupção de encerramento 64 bits: 60 - Chamada de interrupção 32 bits: "int 0x80" - Chamada de interrupção 32 bits: "syscall" - Registradores usados no código com interrupções de 32 bits: eax. ebx, ecx, edx - Registradores usados no código com interrupções de 64 bits: rax. rdi, rsi, rdx No caso dos registradores, percebe-se que em 64 bits houve uma pequena mudança na analogia usual.
Por: Perfil removido
Interface gráfica para nível de tinta (escputil) em shell script
Visualização gráfica dos níveis de tinta obtidos através do utilitário escputil. Falta colocar parâmetros e dispositivo para ajuste fino. Requer gnuplot.
Por: Perfil removido
Instalar o screenFetch em qualquer distribuição
Script bem simples para instalar o screenfetch-dev. Versão de desenvolvimento do screenFetch, um script que fornece várias informações sobre o ambiente usado ao fazer um screenshot. Ele sera útil principalmente para distribuições que não possuem um pacote do screenFetch disponível, como o CentOS por exemplo. Instruções de uso estão no próprio script.
Por: Perfil removido
Cálculo do MDC
Script que calcula MDC na linha de comando. Obs. 1: Não funciona com valores menores que zero. Obs. 2: Apenas zero, um ou dois parâmetros.
Por: Perfil removido
4Shared Time Bypass
Vocês já devem ter notado que agora, caso você utilize o adblock/adblock plus no 4shread, tem que esperar 1000 segundos pra baixar o arquivo, mas também não é segredo para ninguém que o 4shared mantem o link direto para o arquivo, oculto no código fonte da página, só que dá preguiça de ficar lá procurando. Então fiz um código rápido pra extrair o link direto. Pra quem quiser ir acompanhando as novas atualizações: https://breaksec.wordpress.com/2015/03/15/python-4shared-time-bypass/
Por: Perfil removido
Cirurgia para acelerar o openSUSE em HD externo via USB
Void Server como Domain Control
Modo Simples de Baixar e Usar o bash-completion
Monitorando o Preço do Bitcoin ou sua Cripto Favorita em Tempo Real com um Widget Flutuante
Jogar games da Battle.net no Linux com Faugus Launcher
Como fazer a Instalação de aplicativos para acesso remoto ao Linux
Como fazer a instalação do Samba
Como fazer a conversão binária e aplicar as restrições no Linux
Duas Pasta Pessoal Aparecendo no Ubuntu 24.04.3 LTS (34)









